"Pets sentem e expressam emoções assim como os seres humanos". Essa foi a ideia defendida pelo Dr. Marty Becker, renomado veterinário internacional e fundador da Fear Free, durante sua palestra na arena PET Comportamento, na PET South America, principal feira do setor da América Latina. No evento, o especialista reforçou a urgência de um tema central para o comportamento dos animais domésticos: a saúde mental.
A relevância do assunto é corroborada ainda por uma análise do Royal Veterinary College, que aponta um crescimento expressivo nas prescrições de antidepressivos, como a fluoxetina, para cães. Com 2,3 milhões de animais, o estudo verificou que um em cada 500 cães recebe medicação por problemas comportamentais, como ansiedade de separação ou agressividade, um aumento de dez vezes somente na última década.
Na ocasião, o especialista alertou que os sintomas de sofrimento emocional são visíveis. "Entre os sinais mais comuns estão a falta de apetite, orelhas baixas, expressão de testa franzida, apatia e isolamento social. Também podem ocorrer desconforto ou agressividade ao toque físico, diminuição da interatividade e perda de interesse por atividades antes prazerosas”, explica Becker. Ele ressaltou ainda que, no caso dos cães, comportamentos obsessivos tendem a surgir e se intensificar quando os sinais passam despercebidos. Já nos gatos, o quadro costuma se manifestar de forma mais silenciosa: “Eles ‘congelam’, como se ficassem petrificados”, descreveu.
O especialista ressaltou a importância da relação entre pet e tutor: "Devemos amá-los e preservá-los, pois são seres preciosos", finalizou Marty.
A programação da PET South America continua até amanhã (15), no Distrito Anhembi, em São Paulo, com entrada gratuita para profissionais do setor, mediante credenciamento prévio.
Peixes primitivos, Eco-esporte e “Fazenda de Corais”. Tudo o que você precisa saber sobre a primeira edição da EcoFish Brasil, em São Paulo
Brasil tem 22,6 mi de peixes ornamentais e setor movimenta R$ 1 bi/ano. Ecofish na PETSA exibiu raridades, caiaques, corais e cursos de mergulho, atraindo curiosos e apaixonados por aquáticos.
Procura por dietas funcionais para cães cresce quase 20% no último ano
Demanda por dietas funcionais para cães cresceu 20% e para gatos 9%. Probióticos, ômega 3 e antioxidantes impulsionam mercado pet food, que segue em expansão e com alto potencial de crescimento.
De casinha com inteligência artificial a cabanas estilizadas, confira as novas tendência para o seu pet
Tecnologia, conforto e inovação marcam a PET South America 2024, com produtos como casa autolimpante, kit de higiene felino, Odor Block, arranhadores e projetos personalizados para pets.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.