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Banho e tosa a domicílio: como iniciar nesse novo mercado?

Escrito por Caroline Pasternack

20 FEV 2024 - 09H15

Para os tutores de pet, a hora do banho pode ser uma tarefa árdua. E mesmo que seja apenas levá-los ao pet shop, alguns animais possuem dificuldade de sair de casa, medo ou ficam estressados com novas companhias e o que era para ser um momento relaxante, acaba sendo um desafio. A sorte desse público é que o mercado pet e veterinário sempre se reinventam para oferecer novos serviços e soluções.

Uma delas é a técnica de banho “low stress”, que pode ser aplicada tanto no pet shop como pelo próprio tutor, em casa. Mas existe outra opção que pode contribuir e até somar para melhores experiências: o banho e tosa a domicílio. Não que dar banho nos pets em casa seja uma novidade, mas não é o mais indicado se o tutor não tem um treinamento adequado, então, é melhor contar com um profissional capacitado.

Pet shops vem aderindo à modalidade para ampliar seus serviços ou até mesmo profissionais autônomos podem empreender e oferecer a experiência na casa do cliente, propondo inovação, comodidade e praticidade. E isso prova a força do segmento de pet care que, no último balanço divulgado pelo Instituto Pet Brasil, foi que mais teve alta em relação ao anterior, com crescimento de 20% e faturamento de R$3,3 bilhões.

Mas por onde começar? Como divulgar o serviço e ganhar a confiança do cliente? Vale lembrar que o profissional responsável pelo banho e tosa a domicílio deve apresentar vasta experiência na área, conhecer sobre os tipos de pelagem dos animais e ter habilidade para lidar com os pets.

Como e por onde começar a oferecer o serviço?

Para iniciar os atendimentos em domicílio, é importante já ter todo o material necessário, que será levado ao local de atendimento. O ideal, antes de agendar o serviço, é entender um pouco de seu cliente, qual raça, como é a pelagem ou qualquer necessidade especial, otimizando a viagem.

Por isso, é importante contar com tesoura reta, tesoura com curva, máquina de tosa com diversas lâminas, escovas ou pentes e soprador ou secador portátil são equipamentos cruciais. Para o banho, shampoo, condicionador, antipulgas, toalhas e produtos específicos para cada tipo de pelagem.

Para prestar o atendimento, luvas e aventais são itens indispensáveis para manter a proteção do profissional e a segurança do animal. Acessórios para finalizar o grooming são importantes para conquistar o cliente, como kit de laços, gravatas e outros tipos de adornos para colocar nos pets pós banho e tosa. Lembrando que uma mesa portátil e uma banheira adaptada irão facilitar o trabalho.

E quanto aos valores?

No caso de decidir empreender, é importante calcular o custo do serviço considerando alguns fatores, como:

  • Valor dos produtos e equipamentos utilizados;
  • Valor da mão de obra do profissional;
  • Valor do deslocamento (gasolina) até o local do serviço;
  • Valor dos acessórios, como laços, gravatas, adesivos, entre outro.

Claro que é importante ter um capital para iniciar o negócio, mas considerar todos esses custos e estabelecer uma margem de lucro que cubra o investimento inicial deverá ser o direcional nos primeiros meses. Montar uma carteira de clientes, ganhar a confiança e conseguir indicações são boas estratégias para iniciar o negócio, assim como realizar parceria com pet shops já existentes ou sites especializados em serviços.

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Por Caroline Pasternack, em Notícias

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