O Brasil conta com aproximadamente 200 mil médicos-veterinários atuantes, segundo dados do Sistema CFMV/CRMVs, em que 58% são mulheres e 42% são homens. No país, estima-se que existam cerca de 150 milhões de animais domésticos, 234 milhões de cabeças de gado bovino, 45 milhões de suínos, 1,5 bilhão de aves, e 29 milhões de ovinos e caprinos. Além de abrigar cerca de 120 mil espécies de animais selvagens. Os números por si só já provam a importância do médico-veterinário na sociedade e o importante trabalho que esses profissionais desenvolvem.
Com a enorme população animal existente no país - uma densidade aproximada de 94 médicos-veterinários por 100 mil habitantes- eles são responsáveis pela saúde animal, a produção sustentável, a proteção da vida selvagem e a saúde pública. Com base nisso, o Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) lançaram o lema “Uma profissão, várias formas de cuidar. Médico com V de valor. Médico com V de vida”. A campanha estreia neste dia 9 de setembro, data em que é celebrado o dia do médico-veterinário.
A iniciativa ressalta a importância da medicina-veterinária para a sociedade e a vasta diversidade de animais que tornam o Brasil um dos países mais ricos em biodiversidade no mundo. As ações serão promovidas durante todo o mês de setembro, e foram apresentadas no último dia 31 de agosto aos profissionais presentes no evento de lançamento da campanha, em Brasília.
A iniciativa vai contar com uma série de ações, com o objetivo de dar visibilidade às mensagens em todo o país. Na TV aberta serão quatro aparições nos intervalos dos programas Globo Rural, Bom Dia Brasil e Mais Você, sendo que, no dia do médico-veterinário, 9 de setembro, uma ação especial será exibida no estúdio do Mais Você com a participação de Ana Maria Braga e Louro Mané.
Já na TV fechada, a campanha será veiculada nos intervalos da GloboNews e nos portais e redes sociais da Globo. Ainda, será ouvida nas principais rádios do país, como CBN, BandNews FM e NovaBrasil FM. E nas telonas, a campanha será exibida em 328 salas de cinema em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
Saúde mental e a medicina-veterinária
As discussões em torno da saúde mental dos médicos veterinários é um dos temas que segue em amplo debate, o que é positivo, já que muitos profissionais sofrem as consequências de horas de trabalho, condições insalubres, descanso inapropriado, desvalorização de salários e outras questões. Os conselhos regionais seguem firme na fiscalização e cobrança das autoridades para fazer valer os direitos dos profissionais.
No final de agosto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) encaminhou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) após identificar mais um estabelecimento oferecendo condições precárias de descanso aos profissionais, que estavam sujeitos a dormirem em um fino colchão, ao lado do canil, em local insalubre e com fezes, dessa vez em Campos dos Goytacazes.
Esse é mais um caso que reforça a importância da aprovação do Projeto de Lei 4.263/2023, que torna obrigatório o descanso digno aos profissionais de medicina veterinária. O PL atualmente tramita no Congresso Nacional. O CRMV-RJ esclarece que, de acordo com a Lei nº 5.517/68, artigo 18, é atribuição do CRMV “solicitar ao CFMV as medidas necessárias ao melhor rendimento das tarefas sob sua alçada e sugerir-lhe que proponha à autoridade competente as alterações desta Lei, que julgar convenientes, principalmente as que visem a melhorar a regulamentação do exercício da profissão de médico-veterinário”.
Caso o Projeto se torne Lei, casos que ainda acontecem podem ser diminuídos ou sofrerão consequências. O objetivo principal é garantir o digno descanso dos médicos-veterinários em estabelecimentos veterinários, assim como a enfermagem conquistou recentemente por meio da Lei 14.602/2023.
Dia Internacional do Cão-Guia: veja 5 cuidados essenciais para manter a autonomia e saúde do animal
Os cães-guia são essenciais para a autonomia de seus tutores. Exigem treinamento rigoroso e cuidados constantes com saúde, descanso, alimentação e foco durante o trabalho.
Pets na cultura pop: há mais de cem anos animais conquistam as telonas por meio de personagens icônicos
Pets e cultura pop sempre caminharam juntos, emocionando gerações no cinema com histórias de amizade, aventura e superação que tocam o coração de todas as idades.
A desaceleração do mercado pet: realidade ou ajuste pós-pandemia?
O setor pet cresceu 7,5% em 2024, abaixo dos dois dígitos pela 1ª vez em 5 anos. A queda reflete ajuste pós-pandemia, corrigindo expectativas infladas e retornando à realidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: