Código Personalizado
Notícias

Especialistas apontam IA, alimentação funcional e serviços personalizados como tendências no setor veterinário

Debate sobre o futuro do segmento foi realizado no CONAHV, durante a feira PET VET

Escrito por Pet Conecta Digital

14 AGO 2024 - 21H10 (Atualizada em 14 AGO 2024 - 21H37)

Nas clínicas e hospitais veterinários, equipamentos cada vez mais sofisticados. Isso porque a preocupação com a saúde dos pets cresce exponencialmente entre os tutores, que contam com o diagnóstico precoce para garantir a qualidade de vida de seus animais de estimação. Nesse cenário, a Inteligência Artificial se mostra uma ferramenta importante. É o que apontam os especialistas.

Sérgio Zacarias, PHD, PMP e estrategista em negócios, estuda o mercado e diz que a tecnologia ajuda os profissionais do setor a serem mais assertivos. “Hoje em dia, existe uma preocupação com a longevidade dos pets e, por isso, temos que ser cada vez mais eficientes. A tendência é que procedimentos e exames sejam menos invasivos com o tempo, proporcionando um conforto maior para os animais”.

Sérgio foi um dos palestrantes do CONAHV, o primeiro Congresso Nacional de Hospitais Veterinários, realizado na PET VET, no São Paulo Expo. A feira é a principal do setor na América Latina e traz as principais inovações e novidades nos cuidados com animais.

Outro ponto de atenção vem do setor de serviços. Segundo o palestrante Mario Trentim, CEO da ModernPMO.com, as pessoas veem seus pets como membros da família. “Os bichinhos de estimação, agora, têm plano de saúde, plano odontológico, plano funerário... Ainda assim, há muitos serviços que podem ser personalizados, levando à uma expansão do segmento.” Para se ter uma ideia, as vendas mundiais de seguros para pets podem alcançar US$ 38,8 bilhões até 2030, segundo um estudo global publicado pela revista da Confederação Nacional dos Seguros (CNSeg).

Sérgio concorda que apostar no setor de serviços é um bom negócio. “Quem souber se posicionar levando conveniência e segurança psicológica para os tutores de pets vai aproveitar uma boa fatia do setor.”

A Buddy Nutrition é uma marca de suplementos nutricionais premium. Expositora da PET VET, afirma que a alimentação funcional também vem ganhando espaço no mercado. Thomaz Azevedo, head de marketing, diz que a proposta da empresa é oferecer uma nutrição de forma simples e descomplicada. “Com uma melhoria na qualidade nutricional dos alimentos consumidos pelo pet, é possível diminuir alergias e até doenças de pele”. Algo que os tutores buscam e agradecem.

PET South America

Já pelos corredores da PET South America, mais uma vez alimentos saudáveis, produtos veganos e marcas comprometidas com a sustentabilidade chamaram a atenção. Com o mercado aquecido, a Special Nutri, do Paraná, resolveu expor pela primeira vez no evento: “As expectativas para a PET South America são muito boas. Enxergamos a feira como uma oportunidade de expandir para novas regiões do país, principalmente São Paulo”, comenta o diretor Florisvaldo Ramires.

Além da exposição de marcas, a PET South America sedia o Mastergroom, a maior competição de tosa e estética animal do mundo. “O setor de banho e tosa ganha cada vez mais espaço no mercado. Os tutores não se preocupam apenas com a higiene dos seus pets, mas também com a estética. Por isso, este ano, percebemos um aumento no número de expositores que atuam nessa área”, revela Guilherme Martinez, head do núcleo pet da NürnbergMesse Brasil, promotora do evento.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pet Conecta Digital, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.