Por Pet Conecta Digital Em Vet Atualizada em 18 AGO 2023 - 20H41

Congresso veterinário debate como fazer a triagem de pets em clínicas e hospitais

O terceiro e último dia do PET VET Especialidades, congresso técnico realizado na principal feira da indústria veterinária da América Latina, a PET VET, foi marcado por debates técnicos relacionados a cuidados emergenciais e patologias em cães e gatos.



A primeira apresentação, “Afinal quem é o paciente grave?”, foi conduzida por Camila Molina Soares, coordenadora da Intensivet Saúde Digital. Durante o painel, a profissional destacou a importância da análise das condições do paciente durante o atendimento de urgência.

Na visão dela, o médico veterinário deve adotar as classificações de estado de saúde dos animais, expressas por níveis de I a IV (sendo I a mais grave e IV a mais branda). “É necessário sempre individualizar o paciente e entender os sintomas expressos durante o atendimento, o que demanda respostas rápidas para reduzir o risco de morte”, completou.

Ainda dentro da lista de procedimentos recomendados pela veterinária estão a adoção do método ABC do Trauma, que serve para triagem em situações de emergências. Além disso, Camila ressaltou que o profissional veterinário deve levar em consideração a gestão dos recursos disponíveis e a operacionalidade do espaço de atendimento no qual está inserido.

Na sequência, foi a vez de Maria Carolina Farah Pappalardo, gastroenteróloga da Naya, Endocrinovet e Pet Care, apresentar uma palestra sobre pancreatite e métodos de detecção e tratamento da doença em cães e gatos.

A veterinária explicou que o profissional deve levar em conta as características do animal durante o processo de investigação dos sintomas. Segundo ela, a obesidade está entre os fatores de risco e os animais idosos e de meia idade também podem manifestar a enfermidade.

Atualização Profissional

Realizado durante os três dias de evento, o Congresso PET VET Especialidades atraiu visitantes de outros estados. É o caso da Isabella Ladeira, veterinária do Centro Veterinário de Araxá (MG), que veio da cidade mineira especialmente para o evento. “Achei que os palestrantes possuem um nível muito bom e com didática capaz de transmitir muitas informações para os participantes. Tenho 24 anos de profissão e saio daqui com muita coisa na cabeça para aplicar no dia a dia”, contou.

Luana Torres, proprietária da Upavet, elogiou a escolha dos temas apresentados. “Tivemos contato com uma série de assuntos práticos e achei a palestra da Maria Carolina interessante por tratar de um tema bem frequente, que é a pancreatite. Eu trabalho com internação e, no local onde atendo, temos uma clientela com baixo poder aquisitivo e que não faz exames periódicos, então é comum receber pacientes em situação mais grave, o que dificulta ainda mais o atendimento”, finalizou.

Congresso PET VET

O Congresso PET VET é o maior congresso técnico do setor veterinário. Ele reúne os principais nomes do mercado e está dividido na PET VET, pela primeira vez, em 3 modalidades: Multidisciplinar, Especialidades - com uma verdadeira imersão na área de emergência, neurologia ou dermatologia - e Lab, com aulas práticas em um laboratório montado dentro do evento. 

Boleto