Por Pet Conecta Digital Em Vet

Especialista alerta para os cuidados com a ‘doença do verão’ nos pets: a dirofilariose

Conheça as causas da doença e saiba dicas de prevenção para que o animal não sofra com a enfermidade

Durante o verão, existe uma crescente preocupação entre os tutores de animais de estimação é a dirofilariose, uma condição ainda pouco compreendida que afeta cães e gatos, sendo transmitida por mosquitos. Diferentes espécies de mosquito podem carregar as larvas do parasita, inclusive o Aedes aegypti — o famoso mosquito da dengue — e Culex.

De acordo com Juliana Dias Martins, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, a enfermidade também é conhecida como "verme do coração", e é causada pelo parasita nematoide Dirofilaria immitis, esse verme, comprido e fino, se parece com uma lombriga, mas sua atuação é muito diferente, predominantemente transmitido por mosquitos contaminados. O verme se aloja em diferentes órgãos, como pulmão e coração, motivo pelo qual é conhecido como “verme do coração”. Apesar da enfermidade ser mais prevalente em áreas de clima quente, ela pode ocorrer em qualquer local com presença de mosquitos, sendo mais comum durante o verão.



“Os sintomas da dirofilariose podem apresentar uma gama variada, desde dificuldades respiratórias até letargia e perda de peso. Caso não seja tratada, a condição tem o potencial de progredir para estágios mais graves, prejudicando órgãos vitais e, em último caso, levando à morte do animal”, explica.

A especialista destaca a importância de consultas regulares com veterinários, especialmente durante os meses mais quentes. A realização de exames de sangue específicos, por exemplo, pode detectar a presença de microfilárias antes mesmo dos sintomas se manifestarem, permitindo um tratamento precoce e eficaz.

Além dos exames como medida preventiva, a administração regular de medicamentos preventivos prescritos por veterinários é crucial para proteger os animais contra a doença, “tais como vermífugos e repelente adaptados para pets oferecendo uma maior proteção”, comenta.

Outra recomendação para evitar a propagação da doença é evitar áreas propícias à presença de mosquitos ou com acúmulo de água parada. “Geralmente, é nestas áreas que os mosquitos colocam seus ovos. Manter os animais distantes desses lugares diminui de maneira substancial a probabilidade de exposição ao parasita”, conclui a especialista.

Sobre a Anhanguera           

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.          

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.          

Acesse o site e o blog para mais informações.

Nicholas Montini Pereira

Vice-Presidência de crescimento - Relações Públicas

T (11) 99562-5354

E nicholas.pereira@cogna.com.br

W https://cognaimprensa.com.br/ 

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pet Conecta Digital, em Vet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.