Por Pet Conecta Digital Em Vet Atualizada em 06 JUN 2022 - 10H31

Planejamento financeiro para clínica veterinária: como fazer

É essencial aprender como fazer um planejamento financeiro para clínica veterinária.



Saber organizar uma empresa financeiramente é um dos principais segredos para obter lucro. Sendo assim, é essencial aprender como fazer um planejamento financeiro para clínica veterinária.

Afinal, o sucesso da sua empresa depende de você, logo, o controle das finanças é primordial. Se você não domina esse assunto, não tem problema! Leia o nosso post e aprenda como fazer o planejamento financeiro para clínica veterinária!

Separe o que é pessoal e profissional

Um dos maiores erros de quem tem um empreendimento é não saber separar o que é pessoal do profissional. Por exemplo, quando falta dinheiro para pagar uma conta de casa e há verba sobrando no caixa, imediatamente, a pessoa retira o valor da conta (e nunca mais repõe!).

Por isso, é importante não misturar as finanças (por mais difícil que isso pareça ser para quem tem um negócio). Seja organizado e reserve sempre um salário para que você possa pagar as suas contas pessoais.

Coloque no papel todas as suas despesas

Tenha uma planilha no Excel ou até mesmo no Google Docs para ajudar a administrar as suas despesas. Liste mensalmente todas as despesas com:

• luz;
• água;
• compra de materiais terceirizados;
• equipe de trabalho;
• internet;
• assinatura de televisão;
• manutenção;
• gastos gerais.

Assim, você tem maior controle sobre a direção que o seu dinheiro toma — isso é fundamental para quando precisa cortar gastos e não sabe por onde começar.

Verifique o faturamento dos últimos meses

Não adianta ter apenas as contas detalhadas de um único mês. Liste as contas mensais e anuais, porque somente assim você terá um panorama mais amplo sobre o que ainda está por vir.

Além disso, certamente, muitas contas (principalmente as maiores) são parceladas. Por isso, ao fazer um levantamento de tudo o que você ainda tem para pagar, fica mais fácil segurar as pontas e não comprar determinado produto, caso ele não seja realmente essencial.

Analise os dados

Tenha sempre em mente de que existem gastos que são primários e essenciais, como: alimentação e equipe de trabalho; e outros que são secundários, tais como: comprar um novo produto para venda na loja ou redecorar o ambiente.

É fundamental saber analisar os dados para conferir o que realmente precisa ser investido e o que pode ser deixado para um segundo momento.

Ao ter essa visão mais ampla, fica muito mais fácil criar promoções e descontos para os períodos sazonais.

Faça um acompanhamento diário do fluxo de caixa

Não atualize o caixa somente uma vez ao mês. É muito importante ter um acompanhamento diário de todas as receitas e despesas. Somente assim você terá um panorama amplo sobre a sua rotina.

Seus funcionários precisam entender a importância do fluxo de caixa para não deixar passar nenhum item sem ser registrado. Confira o valor do fluxo diariamente e tenha um acompanhamento próximo — assim, você pode evitar o recebimento de surpresas desagradáveis, como furos no caixa.

Mantenha o seu planejamento em ordem

O planejamento financeiro para clínica veterinária é algo que precisa de acompanhamento diário. Sendo assim, mantenha o seu planejamento sempre em ordem. Veja a seguir algumas ideias para que isso aconteça!

Implemente um bom software de gestão

Utilize a tecnologia ao seu favor: contrate um software personalizado para a realidade do seu negócio. Com ele, você pode incorporar todas as áreas da sua empresa, por exemplo:

• comercial: conferir quando é o momento de ligar para o cliente e lembrar que está na hora de vacinar o pet;
• administrativo: cadastro de clientes para cobranças e envio de cartões de aniversário, Natal e outras datas importantes;
• logística: checar quando é necessário repor algum item do estoque;
• custos: cadastrar os produtos da loja e fazer o valor da venda de forma automática;
• caixa: otimizar o tempo com planilhas e centralizar o fluxo de caixa em um único sistema;
• integração: integrar todo o time por meio de um chat;
• indicadores: fazer relatórios e imprimir indicadores de venda, fluxo de caixa e outros que você considera importantes para o seu negócio.

Saiba negociar

Não pense que é feio pedir desconto por produtos com os seus fornecedores. Aliás, a maioria das pessoas faz isso e para quem tem um negócio, não pode ser diferente.

Primeiramente, faça três orçamentos para cada item que você precisa para o seu consultório. Depois, avalie o melhor custo-benefício e saiba negociar com os fornecedores.

Com os seus clientes, você também pode ter uma boa forma de negociação: pagamentos à vista podem garantir algum tipo de desconto ou até mesmo um brinde. Para valores mais altos, você pode presentear os clientes com um serviço de banho e tosa.

Calcule corretamente o preço dos seus serviços

Um erro muito comum nas empresas é não saber calcular o preço de venda dos seus produtos e serviços. Seus preços precisam estar corretos. Caso contrário, as chances de você sair no prejuízo são muito grandes.

Para isso, faça uma pesquisa de mercado com a concorrência para saber quais são os valores oferecidos pelos mesmos serviços que você tem. Depois, contrate uma consultoria de custos para ajudar a calcular os valores corretos. Assim, você terá um planejamento maior e saberá quando for necessário aumentar o valor de algum produto ou serviço.

Os valores de venda precisam estar 100% alinhados para fortalecer o crescimento da sua marca na sua região. Dessa forma, você pode traçar um planejamento detalhado para reduzir os custos e, consequentemente, aumentar os lucros.

Saber fazer um bom planejamento financeiro para clínica veterinária é um dos segredos para ter sucesso em seu empreendimento. Afinal, a saúde financeira da sua empresa é o que assegurará a sobrevivência e a expansão dela no mercado. Por isso, é fundamental sempre registrar, analisar e acompanhar de perto o fluxo de caixa da sua empresa.

Com este post, você aprendeu o que é e como fazer um bom planejamento financeiro para clínica veterinária. Se você achou este conteúdo interessante, aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar as nossas publicações!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pet Conecta Digital, em Vet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.