Hoje, 8 de agosto, é comemorado o Dia Internacional do Gato, uma data dedicada a incentivar a adoção e conscientizar a população sobre as particularidades dos felinos.
Segundo dados da Abinpet e do Instituto Pet Brasil (IPB), o Brasil encerrou 2023 com cerca de 160,9 milhões de animais de estimação. Os cães são os pets mais populares, com 62,2 milhões, seguidos pelas aves ornamentais (42,8 milhões) e pelos gatos (30,8 milhões). Há ainda 22,3 milhões de peixes ornamentais e 2,8 milhões de répteis e pequenos mamíferos. Para valorizar esses adoráveis pets, o Panorama PetVet selecionou algumas curiosidades sobre os gatos.
10 curiosidades sobre os felinos
Dorminhocos
Os bichanos podem passar cerca de 12 a 16 horas por dia dormindo.
Destros ou canhotos?
As fêmeas costumam ser destras, enquanto os machos tendem a ser canhotos.
Gato pode ir ao espaço?
Em 1963, Félicette, uma gata vira-lata preta e branca, encontrada nas ruas de Paris, foi enviada ao espaço em um foguete!
Os mais populares
Segundo a Petlove, 95% dos gatos brasileiros são SRD (sem raça definida), conhecidos como vira-latas.
Nariz único
Assim como as impressões digitais de humanos, cada gato tem um nariz único.
Cérebro do pet
O cérebro dos gatos é mais semelhante ao humano do que ao de um cão. Ambos têm uma região idêntica no cérebro responsável pelas emoções.
Habilidades
Gatos podem girar suas orelhas em 180 graus.
Atletas?
Embora não sejam corredores de longa distância, os gatos podem atingir velocidades de até 49 km/h.
Audição
Gatos têm uma audição superior à de cães e humanos, capazes de ouvir sons de alta frequência e identificar terremotos.
Gato mais valioso do mundo
A gatinha chamada Olivia Benson, da raça scottish fold, foi adotada pela cantora Taylor Swift e, segundo o site All About Cats, ela é o terceiro animal de estimação mais rico do mundo, com um patrimônio estimado em R$ 485 milhões.
Profissionais de pet shops terão 6% de reajuste salarial
Sindilojas-SP firma CCT 2025/26 para pet shops: reajuste salarial de 6% retroativo a 1º/9/2025. Diferenças podem ser parceladas até mar/26. Prevê contribuição assistencial e apoio jurídico.
Setor pet prevê crescimento tímido de 3,36% em 2025
Setor pet prevê crescimento de 3,36% em 2025, chegando a R$ 77,89 bi, abaixo das expectativas. Pet food segue líder, mas desacelera. Áreas como criadores e pet vet avançam mais. Consumo segue cauteloso.
Conheça inovações do varejo pet na América Latina
Mercado pet latino avança com IA, prateleiras inteligentes e modelos integrados como o da Puppis. México lidera digitalização com previsões de demanda. Tendências reforçam foco no tutor e inspiram evolução no Brasil.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: