Muitos tutores de gatos se perguntam o que os motiva a arranhar frequentemente, pois os estragos gerados por essas unhas afiadas podem ser consideráveis. Embora o comportamento seja natural para os felinos, isso não significa que você tenha que aceitar os danos aos seus pertences. Felizmente, existem maneiras de controlar o comportamento de arranhar e reduzir os estragos que eles causam. Vamos descobrir porque os gatos arranham e como controlar este comportamento.
Por que os gatos arranham tanto?
Os gatos arranham por vários motivos. O comportamento é uma maneira de manter suas unhas afiadas e limpar a pele solta, para que não atrapalhe seus movimentos.
Além disso, é uma forma de marcar o território, pois quando eles arranham, liberam glândulas que contêm feromônios unidos ao seu cheiro. Seu odor único e sua marca ficam associados à área.
Os bichanos também usam os arranhões para se expressar. Por exemplo, arranham o chão quando estão frustrados ou estressados.
Como controlar o comportamento de arranhar?
A melhor forma de controlar o comportamento de arranhar é ensinar ao seu gato onde é o local apropriado para aquilo. Por exemplo, você pode disponibilizar a seu gato um arranhador apropriado ou uma árvore para gatos. Além disso, certifique-se de que os objetos sejam grandes o suficiente para que seu gato se acomode, pois isso os ajudará a sentir está seguro. Substitua os arranhadores usados com frequência para que seu gato continue a usá-los e não evolua o comportamento.
Quando seu gato arranhar onde não deve, você precisa pega-lo gentilmente e colocá-lo de volta, para mostrar que o local apropriado para arranhar é o arranhador.
Algumas vezes, girar o gato gentilmente em direção ao arranhador ajuda-o a entender para onde deve ir. É importante proporcionar brincadeiras a seu gato imediatamente após o momento em que permitiu o redirecionar, pois isso irá ajudar a fortalecer a associação positiva da área de arranhar com um lugar de boas sensações.
Ao longo dos tempos, você poderá querer tentar outras estratégias para evitar que seu gato arranhe onde não deve. Uma dessas estratégias é usar sprays repelentes seguros e não tóxicos, como os de água ou de citronela, para incentivar seu pet a se afastar das áreas proibidas. Lembrando que estes sprays não são mais do que um alarme ao gato, por isso eles não devem ser usados como punição.
Outra maneira de minimizar o comportamento indesejado do seu gato é estimulação maior com brincadeiras e jogos, para que ele se canse e mantenha seu interesse e energia longe do comportamento errado. Os gatos também gostam de esconder-se e caçar, o que pode ser uma ótima forma de gastar energia.
Se o seu gato está agindo destrutivamente por tédio, você pode procurar maneiras de oferecer mais animação mental, como um labirinto de alimentação ou meia-lua.
Eduque seu gatinho para não ter problemas
Arranhar é uma das principais maneiras que os gatos alcançam a limpeza e a manutenção de suas unhas, mas também pode causar estragos em seus pertences.
O que você aprendeu aqui é que os gatos arranham pois é natural, mas você pode controlá-los oferecendo arranhadores e brincadeiras, estimulando o comportamento correto e usando spray repelentes seguros não-tóxicos para os manter afastados de áreas proibidas.
Portanto, agora que você sabe como controlar o comportamento de arranhar, por que não tentar ensinar o seu gato a usar o arranhador certo?
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: