As distribuidoras pet registram movimento intenso em seus galpões. Quase metade das empresas do setor apresentou avanço acima de dois dígitos no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Esse e outros dados compõem uma pesquisa da Andipet – Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos Pet junto às 50 atacadistas associadas, que abastecem atualmente em torno de 80 mil pet shops.
Segundo o levantamento, 44% das empresas viram sua receita aumentar mais de 20%. Como parâmetro, 39% das distribuidoras haviam alcançado esse índice nos três primeiros meses do ano. “As incertezas em torno da inflação e dos juros fizeram do primeiro trimestre um período de mais timidez no faturamento. Aos poucos o mercado foi se estabilizando e a curva de crescimento se acelerou”, acredita Paulo Cesar Maciel, presidente da Andipet.
O executivo, no entanto, alerta para o fato de que 1/4 das companhias entrevistadas apresentaram estagnação ou recuo nas vendas. “Obviamente, o peso da concorrência de megalojas preocupa o pequeno e médio varejo. Mas não há como ignorar o custo-Brasil, com uma carga tributária de 50% sobre cada produto comercializado”, analisa.
Os impostos, aliás, representam a principal fonte de preocupação das distribuidoras neste ano. As empresas também mencionam a instabilidade política e a rápida evolução de plataformas de e-commerces como barreiras para o crescimento.
Desempenho das distribuidoras pet no 2º tri
As distribuidoras pet também foram questionadas sobre as expectativas para o terceiro trimestre. E as impressões são animadoras, já que 54% dos empresários apostam em alta superior a dois dígitos. Somente 8% preveem crescimento zero ou retração.
“É uma resposta positiva do setor ao cenário favorável aos pequenos e médios pet shops, que ainda respondem por 49% do incremento do negócio”, observa Maciel. “A integração entre distribuidoras e varejistas, por meio de iniciativas como o lançamento de uma plataforma comercial exclusiva e a agenda de capacitações regionais voltadas a áreas como finanças, tecnologia e vendas, também tende a ampliar o otimismo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: