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Varejo pet entra na mira do Cade

Estudo econômico vai analisar ambiente físico e canais digitais

Escrito por Panorama PET VET

11 SET 2025 - 16H18

A estrutura do varejo pet, tanto físico como online, será objeto de um estudo econômico solicitado pelo relator da fusão entre Petz e Cobasi no Cade ao Departamento de Estudos Econômicos.

O conselheiro relator José Levi Mello do Amaral Júnior pediu que o departamento apresente alternativas para a definição de mercado relevante (o espaço delimitado em termos de produto e geografia que estabelece a fronteira da concorrência) consideradas mais adequadas ao caso.

Também foi requisitado apoio técnico para avaliar as premissas apresentadas nos pareceres das requerentes, Petz e Cobasi, e da terceira interessada, a Petlove, que ingressou no processo em abril deste ano.

Conforme noticiado pelo Panorama PetVet em 29 de agosto, o Cade prorrogou por 90 dias o prazo de análise da fusão entre as duas maiores varejistas pet do país. O julgamento, antes previsto para 3 de outubro, passou para o fim do ano. O argumento para a extensão foi a complexidade da operação.

Fusão entre Petz e Cobasi divide opiniões do varejo e de médicos veterinários

A operação tem gerado reflexões e debates no setor. Ao Panorama PetVet, Alexandre Gomes, presidente da Associação Nacional de Pet Shop (ANPETSHOP), diz que o movimento é esperado no mercado e é uma forma das gigantes ganharem ainda mais força. “Já para nós, pequenos e médios empresários, fica a lição de que precisamos ser cada vez mais profissionais e próximos dos clientes. É no atendimento humano e personalizado que vamos conseguir nos diferenciar”, comenta.

Em nota, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) manifesta preocupação com os impactos estruturais e sociais dessa fusão, especialmente sobre os pequenos estabelecimentos veterinários, pet shops locais e profissionais autônomos da medicina veterinária.

“A fusão pode não representar risco concorrencial sob a ótica teórica, mas cria, na prática, um desequilíbrio brutal no ecossistema pet. Pequenos empreendedores e estabelecimentos locais terão ainda mais dificuldade para competir com uma estrutura de tamanho avassalador, que combina marca, rede física, plataforma digital, indústria própria e, inclusive, planos de saúde animal”, afirma o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.

Diego Dahas, presidente da Andipet, principal associação de distribuidores pet do Brasil, mostra preocupação com o desequilíbrio que uma concentração desse porte pode causar. “O setor pet brasileiro é sustentado por milhares de pequenas e médias empresas que geram empregos, distribuem produtos com capilaridade e garantem um atendimento próximo e personalizado. Essa fusão pode colocar tudo isso em risco.”

Para Talita Lacerda, CEO da Petlove, os riscos são claros. “Com esse novo player formado, há possibilidade de práticas predatórias para eliminar a concorrência e criação de barreiras à entrada de novos players, em busca do monopólio.”

Linha do tempo da fusão entre Petz e Cobasi

  • 16 de agosto de 2024: Petz e Cobasi chegam a acordo para criar maior pet shop do Brasil.
  • 24 de abril de 2025: Cade autoriza Petlove a entrar como “terceira interessada” no processo que avalia a fusão.
  • 25 de abril: Petz e Cobasi rebatem Petlove e dizem que fusão vai reduzir preços.
  • 2 de junho: Superintendência-Geral do Cade aprova a operação sem restrições.
  • 23 de junho: Petlove, terceira maior varejista do setor, vai ao Cade e pede reprovação de fusão entre Petz e Cobasi.
  • 12 de agosto: Comissão da Câmara dos Deputados debate impactos da fusão entre Petz e Cobasi.
  • 29 de agosto: Prazo para a conclusão da operação é estendido até o fim do ano.
  • 4 de setembro: Relator da fusão entre Petz e Cobasi no Cade solicita estudo econômico sobre mercado pet.

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