Um levantamento inédito realizado pela Pet 4 Agency, em parceria com a PET South America, investigou como os lojistas de pet shops se relacionam com influenciadores digitais do setor e o valor de investir em ferramentas de marketing e comunicação. A pesquisa ouviu 764 participantes — sendo 403 lojistas e 361 influenciadores — durante a edição da PETSA de agosto de 2025.
O estudo mostrou que o varejo pet brasileiro é comandado por um público majoritariamente jovem, com mais de 60% dos lojistas pertencentes à Geração Z, especialmente concentrados no Sudeste. Apesar de serem nativos digitais, muitos ainda encontram dificuldades para estruturar estratégias de marketing. Apenas 20% dos respondentes afirmam conhecer o tema ou terceirizá-lo, enquanto 50% dizem querer investir, mas não têm tempo ou conhecimento. Outros 30% não realizam ações na área.
A pesquisa também revelou uma lacuna entre marcas e lojistas, já que mais de 22% dos pet shops não recebem materiais promocionais ou ações de comunicação das empresas do setor. Mesmo quando recebem, muitos descartam os materiais por não se adequarem ao perfil da loja.
Embora quase 90% dos lojistas reconheçam a eficácia dos influenciadores na atração e retenção de clientes, um em cada três não conhece nenhum influenciador pet. Além disso, apenas 38% já realizaram ações com eles, sendo a maioria permuta de produtos ou serviços, sem investimento financeiro.
E para quem cria?
Do lado dos criadores de conteúdo, a maioria é formada por micro e médios influenciadores (65%), mas 45% ainda não monetizaram suas postagens e 65% começaram como um hobby. O Instagram segue como a principal plataforma, seguido pelo TikTok. Para ampliar alcance, 1 em cada 4 já investe em mídia paga, mas ainda enfrentam dificuldades em negociar contratos claros, obter autonomia criativa e valorização financeira.
O estudo também aponta que o relacionamento próximo entre lojistas e influenciadores é o fator que mais gera resultados. Quando há conexão com o dia a dia da loja, o conteúdo faz mais sentido para o público e cria impacto além do ambiente digital. Segundo Pedro Farias, sócio e diretor comercial da Pet 4 Agency, “quando lojistas e influenciadores se conectam de verdade, o mercado cresce junto”.
O relatório conclui que, apesar do reconhecimento mútuo da importância de cada agente, a relação entre marcas, lojistas e influenciadores ainda precisa de profissionalização e alinhamento estratégico. Enquanto lojistas buscam engajamento real e resultados concretos, influenciadores reivindicam maior autonomia e valorização.
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