A maior competição de tosa e estética animal do mundo também é palco para solidariedade. No último dia do Mastergroom Brasil 2025, realizado dentro da PET South America, principal evento da indústria pet da América Latina, 20 profissionais especializados em estética animal se voluntariaram para transformar o visual de 10 cães resgatados por duas ONGs paulistas.
A ação, que já se tornou tradição no evento, tem um objetivo claro: preparar os animais para adoção e aumentar suas chances de conquistar um novo lar. Com tosa e outros cuidados estéticos, os cães ganham um aspecto saudável e acolhedor, o que contribui para sensibilizar possíveis adotantes.
Desde que foi incorporada à programação, há nove anos, a iniciativa já beneficiou cerca de 40 animais, que encontraram famílias definitivas após passarem pelo “dia de beleza” no Mastergroom. “A estética é importante para o bem-estar, mas também é uma forma de chamar atenção para o animal e criar conexões com quem está buscando adotar”, diz William Galharde, presidente da competição.
Para Patrícia Santaterra, coordenadora da ONG Grata Pata, de Cotia (SP), a iniciativa ajuda a combater preconceitos. “Ainda existe resistência em relação aos bichinhos para adoção. Quanto mais incentivos houver, mais as pessoas se conscientizam sobre a importância desse ato. Espero que os cães que trouxemos saiam daqui para um lar que os acolha”, diz.
Edição 2025
O Mastergroom reuniu cerca de 600 competidores durante os três dias de feira e distribuiu aproximadamente R$ 100 mil em prêmios, entre valores e equipamentos. A próxima edição da PET South America já tem data marcada: de 12 a 14 de agosto de 2026, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Tecnologias para animais do campo são destaque na PET VET 2025
Na PET VET 2025, a Mindray apresentou o Vetus 80, ultrassom com IA para diagnósticos precisos em animais de todos os portes, e a Cardios lançou router cardíaco portátil adaptado para veterinária.
Vai viajar com seu pet? Veja novidades e tendências para passear com estilo e segurança na hora de viajar
Viagens com pets crescem e impulsionam inovação em acessórios. Na PETSA, marcas apresentaram malas, mochilas, carrinhos e lancheiras funcionais para transporte seguro e prático de animais.
A “caixa-preta” das creches é aberta na PET South America e destaca principais erros na criação de locais para cães
O interesse por creches para cães cresce no Brasil, mas erros comuns são avaliação comportamental falha, excesso de cães e brigas. Transparência, controle de espaço, equipe qualificada e contrato adequado são essenciais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: