Nos últimos anos, o mercado pet vem se consolidando como um dos mais vantajosos do mundo. E o principal destaque fica por conta da comercialização de alimentos. O setor registra uma alta procura por produtos de qualidade, que confirma que os pets são, de fato, parte das famílias brasileiras. Uma realidade que impulsiona encontros estratégicos como a PET South America e a PET VET, os principais das indústrias pet e veterinária da América Latina.
Os eventos, promovidos pela NürnbergMesse Brasil, serão realizados simultaneamente no Distrito Anhembi, em São Paulo, de 13 a 15 de agosto. Na ocasião, soluções inovadoras e sustentáveis, com foco em saúde e bem-estar animal, serão apresentadas por expositores que buscam liderar os rumos da inovação. Esse é o objetivo da Lumare, por exemplo, que levará ao pavilhão um osso de queijo 100% natural Plutus, fabricado em Portugal e trazido ao Brasil com exclusividade pela distribuidora.
Produzido com caseína, o queijo de “casca firme” foi desenvolvido para durar até três vezes mais que um mordedor tradicional. “O snack proteico foi inspirado na culinária brasileira, uma vez que o queijo é um alimento presente nos lares do país. E aí nos perguntamos porque não trazer essa singularidade para o mundo pet”, indaga Sérgio Gomes, sócio-fundador da marca.
Seguindo a mesma linha de alimentação natural, outra empresa que promete movimentar os corredores da PET South America é a foodtech A Quinta Pet. Em primeira mão, a marca apresenta os novos gummies, gomas de suplemento feitas com insumos naturais, focadas em benefícios clínicos para diferentes perfis de cães. "O produto foi criado para transformar a rotina de cuidados com os pets. São suplementos mastigáveis, com vitaminas naturais, pensados para fortalecer a imunidade, melhorar a pelagem e promover mais saúde de forma prática e saborosa”, explica Diego Tresca, cofundador da marca.
No evento, os visitantes ainda encontram uma variedade de produtos voltados à nutrição e, principalmente, à experiência dos pets. Entre eles, cerveja para cachorro, vinho, sorvete, risoto, doces de festa. “O que vemos ano após ano realizando o encontro é que as marcas tentam sempre inovar para chamar a atenção dos consumidores. Elas já perceberam que os animais são tratados como membros da família. Assim, se a família se preocupa com a origem dos alimentos que consome, a preocupação se estende ao que os pets estão comendo. Idem com relação à experiência: quanto mais diferente o produto, maior a chance de entreter o animal e de deixá-lo feliz, que é exatamente o que os tutores buscam”, explica Guilherme Martinez, diretor do portfólio pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora das duas feiras.
É por isso que, segundo o executivo, os brinquedos também ganham cada vez mais espaço nos pet shops, assim como os cosméticos, o mobiliário, as roupinhas, os tapetes higiênicos.
Um mergulho no universo aquático
Mas o encontro não traz produtos e serviços apenas para cães e gatos. Animais não convencionais estão no radar da organização e dos expositores, assim como os do universo aquático. Tanto é que, entre os destaques da programação da edição deste ano, está a EcoFish Brasil, que traz, pela primeira vez, um pavilhão exclusivo de aquarismo, reunindo espécies exóticas e curiosidades do segmento. O grande protagonista será o Mudskipper, peixe originário da África Ocidental conhecido por sua habilidade única de se locomover fora d’água, graças às nadadeiras peitorais adaptadas como “pernas”.
Outras atrações dessa área específica do evento incluem o peixe-leão, a moreia e a água-viva. Também estarão em destaque o peixe Disco, da bacia amazônica, conhecido pela secreção nutritiva oferecida aos filhotes, e os corais da Indonésia, país com a maior diversidade de espécies do planeta.
Terapia animal com canabidiol?
Na parte da PET VET, voltada a veterinários, avanços também. Segundo estimativa da consultoria Kaya Mind, o mercado de medicamentos à base de cannabis para animais de companhia tem potencial para movimentar até R$ 1,5 bilhão no Brasil. Atenta a esse crescimento, a Associação Canábica Maria Flor apresenta no evento seus óleos de cannabis Full Spectrum, com formulações específicas para animais de pequeno porte.
A empresa busca ampliar o acesso ao tratamento com cannabis e fornecer o conhecimento necessário para que veterinários possam aplicar a terapia em seus pacientes, reforçando um ecossistema de bem-estar e acolhimento. “A cannabis veterinária tem se mostrado uma alternativa valiosa para o tratamento de dores crônicas, ansiedade e distúrbios neurológicos nos nossos amigos de quatro patas. Quando um animal melhora, uma família respira mais aliviada. Esse é o impacto que buscamos”, pontua Fernanda Peixoto, terapeuta canábica e presidente da marca.
Outros destaques
As feiras PET South America e PET VET trazem, além da exposição de produtos, serviços e soluções inovadoras, o maior campeonato de tosa do mundo, o Mastergroom, e conteúdo de qualidade em palestras e congressos realizados dentro dos eventos. Até mesmo um hospital veterinário modelo é montado no pavilhão para um aprofundamento no dia a dia de quem cuida dos pets.
“Apostamos em conhecimento para impulsionar o mercado. Por isso, trazemos nomes nacionais e internacionais de destaque no segmento para mostrar o que há de mais novo quando se fala em cuidado animal”, finaliza Guilherme. O acesso às feiras é gratuito para profissionais que atuam no setor, mediante credenciamento prévio.
Serviço PET South America e PET VET
● Data: 13 a 15 de agosto
● Horário: das 13h às 21h (Pet South America) e 12h às 21h (PET Vet)
● Local: Distrito Anhembi
● Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo - SP, 02012-021
● Sites: https://www.petsa.com.br/ | https://petvetexpo.com.br/
Distribuidores do setor pet terão acesso ao novo Summit Andipet durante a próxima edição da PET South America
Mercado pet brasileiro fatura R$77 bi em 2024 (+12%), liderado por pet food. ANDIPET Summit estreia na PETSA 2025 com conteúdo sobre inovação, logística e vendas, de 13 a 15/8 no Distrito Anhembi.
Seu cachorro dita as regras? Veja 4 dicas para retomar o controle da situação
Leonardo Ogata, da Tudo de Cão, dará dicas e palestra sobre adestramento na PET South America 2025, destacando técnicas positivas e raças mais adaptáveis à vida urbana.
MáximaTech leva inteligência de dados para a PET South America 2025
MáximaTech apresenta soluções de dados, força de vendas e logística na PET South America 2025, com foco em inteligência artificial e otimização para distribuidores do setor pet.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: