O Brasil produz cerca de 800 milhões de toneladas de resíduos orgânicos por ano, o que representa mais de 2 milhões de toneladas diárias, segundo o Plano Nacional de Resíduos. Mas apenas 2% desse volume é reciclado adequadamente, de acordo com a Embrapa. Ou seja, mais de 780 milhões de toneladas acabam em aterros sanitários ou pior ainda, lixões a céu aberto, sem chance de reaproveitamento. Essa realidade impulsionou a marca Comida de Dragão a transformar um dos maiores passivos ambientais do país em uma solução nutritiva e sustentável para a cadeia pet.
A empresa está sediada no Rio de Janeiro e nasceu da Lets Fly, startup focada no desenvolvimento de soluções alimentares sustentáveis para o consumo animal e futuramente para humanos. Ela apresenta uma linha de alimentos funcionais para pets que inclui snacks, biscoitos e larvas desidratadas de BSF (Black Soldier Fly, ou mosca-soldado-negro, em português). Os produtos são resultado de um modelo de produção circular e ecológico que transforma resíduos orgânicos em fonte de proteína e gorduras saudáveis, por meio do cultivo das larvas desse inseto nativo da região Amazônica, reconhecido como uma alternativa eficiente e sustentável às fontes tradicionais de proteína.
Bruno Multedo, cofundador e CEO da Lets Fly, explica que a BSF se alimenta de resíduos orgânicos que, em vez de desperdiçados, são transformados pela empresa em um substrato nutritivo para as larvinhas. “O resultado é um ciclo produtivo altamente eficiente. As larvas aumentam até 10 mil vezes o seu tamanho em 14 dias, consumindo 15 mil vezes menos água que os processos pecuários convencionais por quilo de proteína produzida. Na sequência, parte da produção vira os nossos produtos como as larvinhas desidratadas, por exemplo, e uma outra parte usa novas moscas para se reproduzirem e retroalimentarem em toda cadeia. No processo, não fazemos nada diferente do que já acontece na natureza, aprendemos com ela a regenerar restos de comida em novos nutrientes de altíssima qualidade”, destaca.
As larvas transformadas em proteína desidratada, além de naturais e sustentáveis, contêm cerca de 45% de proteína bruta e uma cadeia completa de aminoácidos essenciais. Por ser hipoalergênica e com alta digestibilidade, essa proteína se revela ideal para alimentar também pets sensíveis de todas as espécies, atendendo todas as categorias: cães, gatos, peixes, répteis, anfíbios e aves.
Estreia na PET South America
Para apresentar seu portfólio, expandir sua atuação e, consequentemente, contribuir com a inovação no setor, a marca participará em agosto pela primeira vez da PET South America, o principal evento da indústria pet da América Latina. Na ocasião, a empresa apresentará ao mercado seus produtos sustentáveis e nutritivos.
Entre os destaques, haverá o lançamento do "Poder de Dragão", um suplemento proteico composto por 98% de farinha de larva e 2% de cúrcuma e espirulina, que potencializa suas propriedades nutricionais e funcionais; e a "Mordida de Dragão", um biscoito saudável e sustentável, ideal para o enriquecimento alimentar dos pets.
“Trazer para a feira alternativas diferentes e nutritivas para o bem-estar animal reforça como a indústria pet está inovando e buscando soluções que conciliem saúde animal e sustentabilidade”, afirma Guilherme Martinez, diretor do portfólio pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento.
A PET South America é realizada de 13 a 15 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A entrada é gratuita para profissionais do setor que buscam o que há de mais inovador em produtos e serviços dos principais players do mercado, além de conteúdo de qualidade para se atualizar das tendências no Brasil e no mundo.
Serviço PET South America 2025
Data: 13 a 15 de agosto
Horário: das 13h às 21h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo - SP, 02012-021
Petland aposta em pequenos empreendedores e na força da fidelização presencial para expandir seus negócios
Com a fusão entre Petz e Cobasi, a Petland cresce com franquias de bairro e apoio da família Jereissati. Modelo foca em serviços de alta margem e realizará o Petland Experience em 12/08.
Cobasi e startup Carteiro Amigo firmam parceria para promover logística sustentável e inclusão social
Cobasi e Carteiro Amigo firmam parceria para entregas mais sustentáveis e inclusivas no RJ, com expansão prevista para SP e MG, unindo agilidade logística e impacto social.
Competições de Grooming ganham o país e movimentam o mercado pet
O grooming tem ganhado destaque em eventos por todo o Brasil, com competições que avaliam técnica, criatividade e bem-estar animal. Profissionais disputam prêmios e reconhecimento internacional.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: