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Petland aposta em pequenos empreendedores e na força da fidelização presencial para expandir seus negócios

Escrito por Caroline Pasternack

23 JUL 2025 - 16H07 (Atualizada em 23 JUL 2025 - 16H24)

Em um cenário de consolidação dos grandes varejistas do mercado pet — com a recente fusão entre Petz e Cobasi — a Petland opta por uma estratégia diferenciada: reforçar sua presença com franquias de bairro, impulsionada pelo apoio da influente família Jereissati.

Desde o anúncio da fusão entre Petz e Cobasi, a busca por franquias da Petland cresceu cerca de 25%, segundo o CEO Rodrigo Albuquerque. Atualmente, a rede opera em mais de 80 cidades de 20 estados, com 150 lojas — quase todas franquias — sendo apenas quatro próprias.

A Cadonau Investimentos, family office da família Jereissati, elevou sua participação na companhia de 20% para quase 30%. O restante do capital está dividido entre o grupo de Albuquerque e outros investidores. A estratégia é converter pet shops independentes em unidades Petland, com investimentos iniciais entre R$ 50 mil e R$ 100 mil. Para lojas “do zero”, o aporte sobe para cerca de R$200 mil, incluindo taxas e adequações visuais e tecnológicas.

Na Petland, mais de 40% da receita vem de serviços como banho, tosa e consultas veterinárias. Essa ênfase permite margens líquidas que chegam a 25%, bem acima dos 4% a 6% típicos do varejo tradicional. O modelo asset‑light e o foco no atendimento local evitam confronto direto com os preços do e-commerce.

Rodrigo Albuquerque argumenta que entrar de cabeça no comércio eletrônico exigiria elevados investimentos e manteria margem estreita. Em vez disso, a rede aposta em marketplaces e plataformas como iFood, evitando uma operação própria online.

A Petland aposta em uma estratégia de expansão: transformar os "pequenos" em parceiros locais, sustentar crescimento com serviços de alta margem e fortalecer a gestão com apoio de um investidor sólido. Em vez de brigar no online, constrói uma rede física robusta e bem capilarizada, apostando no atendimento de proximidade como diferencial estratégico.

“As grandes estão fazendo a mesma coisa: olham para a venda de ração, de produto. É a menor fatia do mercado. A maior está nas lojas de bairro, na prestação de serviços, que traz margens maiores. Mais de 55% do setor está nas mãos dos milhares de empreendedores de bairro”, disse Albuquerque.

Educação e experiência para franqueados

E para contar como esse modelo está sendo uma opção viável e alternativa a outras formas de investimento, a Petland irá realizar o Petland Experience — evento prévio à PET South America, voltado a gestores e empreendedores — com sessões sobre liderança, fidelização, gestão financeira, branding e serviços. O evento é presencial e está marcado para 12 de agosto, no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo.

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Por Caroline Pasternack, em Notícias

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