O Brasil será o centro da medicina veterinária mundial entre 25 e 27 de setembro, quando o Riocentro recebe o 50º World Small Animal Veterinary Association Congress (WSAVA 2025). O encontro deve reunir mais de 6 mil médicos veterinários, estudantes e líderes da indústria, consolidando-se como um dos fóruns mais relevantes de atualização científica, práticas clínicas e tendências de mercado. Entre os destaques da edição está a Mars Pet Nutrition referência global em saúde e nutrição animal, que apresentará ao público internacional novidades em petiscos OPTIMUM e SHEBA, marca PEDIGREE e marketplace PETYARD.
De acordo com a Fortune Business Insights, o mercado global de pet care movimentou US$ 259 bilhões em 2024 e deve atingir US$ 427 bilhões até 2032. No Brasil, o setor de pet food projeta faturamento de US$ 10,73 bilhões em 2025, com crescimento anual composto de 12,5%, segundo a Mordor Intelligence. Os dados reforçam o peso estratégico do país, hoje entre os três maiores mercados do mundo para produtos e serviços destinados a cães e gatos, segundo a Abinpet.
Ciência como vetor de confiança
Na programação do WSAVA, a Mars Petcare apresentará inovações nutricionais respaldadas por pesquisas científicas lideradas pelo Instituto Waltham. A marca OPTIMUM, exclusiva de pontos de venda especializados e posicionada no segmento high premium, levará ao congresso todo o portfólio, que inclui ração seca, ração úmida e petiscos funcionais. Os petiscos funcionais, novidade lançada esse ano, possuem alegações nutricionais voltadas à saúde digestiva, imunidade e vitalidade. Os sabores incluem Frango & Cereais e Salmão & Linhaça, para cães, e Carne & Linhaça e Salmão & Vegetais, para gatos.
As rações seca e úmida são produtos desenvolvidos a partir de pesquisas que investigam biodisponibilidade de nutrientes, impacto de ingredientes funcionais na microbiota intestinal e correlação com longevidade animal.
“A confiança do tutor nasce do rigor científico aplicado a cada formulação. Em OPTIMUM ®, investimos em qualidade de matéria-prima e tecnologia para garantir uma nutrição baseada em evidências, que atua como ferramenta preventiva para a saúde de longo prazo”, afirma Jessica Yoshida, da área de Credibility da Mars Pet Nutrition Brasil.
No segmento de felinos, a marca SHEBA terá como foco seus petiscos cremosos, lançados no Brasil em 2025 com portfólio ampliado, novos sabores e embalagens desenvolvidas para o mercado local. Entre as opções estão Atum, Atum & Camarão, Frango, Frango & Peixe Branco, Atum & Salmão, Frango & Camarão e Frango & Salmão. O produto reforça o conceito de ocasiões de consumo experiencial, unindo alta palatabilidade e vínculo afetivo entre tutores e gatos.
Além disso, a Mars Pet Nutrition ainda apresentará dados preliminares da pesquisa genética realizada com cães “Vira-Latas Caramelo” conduzida pela PEDIGREE em parceria com DNA Pets, com foco em descobrir características físicas, genéticas e de saúde da espécie. A iniciativa faz parte da campanha “Caramelo”, premiada em Cannes Lions 2025, que tem como objetivo principal a valorização dos cães sem raça definida, e faz parte da estratégia de longo prazo da marca de promover a adoção responsável.
Digitalização do varejo
No eixo de negócios, a Mars também utilizará o WSAVA como vitrine para a PETYARD, plataforma de marketplace que conecta consumidores a petshops de bairro em mais de 11 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. A ferramenta oferece entregas ao consumidor final em até duas horas ou agendadas, pagamento via PIX e integração simplificada para pequenos varejistas.
Durante o congresso, a plataforma promoverá ativações com entrega de cupons de desconto para utilizar na plataforma PETYARD. O objetivo é democratizar o acesso ao e-commerce no setor pet, reduzindo barreiras tecnológicas para pequenos lojistas e ampliando a conveniência para consumidores em diferentes faixas socioeconômicas.
Experiências de marcas
OPTIMUM apresentará um jogo interativo que permitirá aos participantes conhecer o produto na prática, além de receber amostras, possibilitando que veterinários testem a aceitação e compreendam os diferenciais da formulação. SHEBA terá uma exposição de petiscos cremosos e sachês, reforçando a experiência afetiva no manejo alimentar felino. Ação de PEDIGREE disponibilizará resultados de pesquisas genéticas em totens de fotos, enquanto PETYARD destacará seu modelo de digitalização do pequeno varejo, com máquina de sorteio de brindes e cupons de desconto.
Relevância do WSAVA
A realização do WSAVA no Brasil reflete a crescente inserção do país nas discussões globais sobre ciência veterinária, inovação em nutrição animal e modelos de negócio no setor pet.
“Estar no WSAVA 2025 é contribuir para a construção de um futuro em que ciência, inovação tecnológica e vínculo humano-animal caminham juntos. O Brasil é estratégico nesse processo, e queremos seguir desenvolvendo soluções que impactem positivamente toda a cadeia do setor, do tutor ao varejo especializado”, conclui a coordenadora de marketing da companhia, Mariana Aranha.
Setembro Vermelho: campanha da Elanco alerta para as doenças do coração em cães
Elanco promove há 11 anos o “Setembro Vermelho”, campanha de conscientização sobre saúde cardíaca em cães, incentivando check-ups regulares para diagnóstico precoce e melhor qualidade de vida.
Quais são as diferenças nas cardiopatias entre cães e gatos e qual impacto em cada animal?
Cardiopatias em cães e gatos diferem em causas, sintomas e tratamento: DVMM é mais comum em cães, CMH em gatos. Diagnóstico precoce e check-ups regulares são essenciais para prolongar a vida.
Embalixo lança saco para descarte de areia de gato e aposta no crescimento do mercado pet felino
Brasil já soma mais de 27 milhões de gatos, e a Embalixo lança saco especial para descarte de areia sanitária com alças e perfume de lavanda, ampliando sua linha pet.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: