Um pet com a pelagem bonita, brilhante e, em alguns casos, longa é mais do que um mero sinal de beleza: é um indicativo de boa saúde. E, para conquistar esse resultado, a alimentação pode ser a chave. Cães e gatos que consomem uma dieta natural e balanceada, rica em nutrientes de qualidade, tendem a apresentar pelos mais macios, sedosos e com menor queda.
O médico-veterinário Robson Vivas, diretor de produção da Pet Delícia, explica: “Conhece o ditado ‘somos o que comemos’? Para os animais, a pelagem reflete diretamente o estado nutricional. Quanto melhor a alimentação, mais saudável será o pet. Alimentos naturais, sem conservantes, aromatizantes ou corantes artificiais, fornecem nutrientes de qualidade que contribuem para a saúde geral do animal, inclusive na pelagem.”
Segundo Vivas, alimentos ultraprocessados e com baixo valor nutricional podem causar ressecamento da pele, coceiras e até alergias, prejudicando a saúde do pet. Já a alimentação natural promove nutrição mais completa e digestão equilibrada, refletindo diretamente na aparência. “A alimentação natural possui ingredientes de melhor qualidade que ajudam na saúde da pele do pet. Alergias, dermatites e outras doenças podem melhorar significativamente”, afirma.
Nutrientes essenciais para a pelagem
Vitaminas como a A e as do complexo B são essenciais para os processos fisiológicos da pele. Minerais como zinco, proteínas de qualidade e de maior biodisponibilidade, além de ingredientes ricos em ômega-3 e ômega-6, desempenham papel fundamental nos processos da pele e contribuem diretamente para pelos mais fortes, brilhantes e saudáveis.
De acordo com o veterinário, entre os ingredientes mais recomendados estão proteínas nobres como frango, carne bovina, suína, cordeiro e ovos. Fontes naturais de ômegas, como salmão, linhaça e chia, auxiliam na hidratação e no brilho da pelagem. Legumes como abóbora, cenoura e brócolis fornecem vitaminas e fibras importantes para a saúde do animal.
Resultados perceptíveis
A diferença na pelagem entre pets que consomem ração industrializada e aqueles alimentados com comida natural é visível no dia a dia. Isso acontece porque os nutrientes da alimentação natural têm maior biodisponibilidade, ou seja, são melhor absorvidos pelo organismo do animal.
O tempo para notar mudanças varia conforme espécie, raça, idade e condições de saúde prévias, mas a maioria dos tutores percebe melhorias entre duas semanas e três meses após a transição para a alimentação natural.
Vivas reforça ainda a importância de sempre oferecer uma dieta balanceada e seguir a supervisão de um médico veterinário para garantir que a alimentação natural seja segura e adequada para cada pet.
Sobre a Pet Delícia: Fundada em 2010 no Rio de Janeiro, a Pet Delícia nasceu quando Chico, o cão da família, desenvolveu uma alergia de pele que não melhorava 100% com os tratamentos. Buscando alternativas, os tutores decidiram mudar sua alimentação para uma dieta natural, preparando as refeições em casa com o acompanhamento de um veterinário. Com a melhora significativa de Chico, hoje mascote da marca, surgiu a Pet Delícia, pioneira no mercado brasileiro de refeições 100% naturais para pets. A marca tem como foco o bem-estar animal, promovendo a saúde dos pets e fortalecendo o vínculo com seus tutores. www.petdelicia.com.br
Guabi Natural transformou prédios de São Paulo em símbolos da luta contra o abandono de pets
Campanha de Dezembro Verde da marca de alimentos para pets fez projeções com frases de conscientização sobre 4,8 milhões de cães e gatos em situação de vulnerabilidade no Brasil
Anvisa autoriza oficialmente prescrição veterinária de cannabis para tratamentos em animais
Anvisa autoriza veterinários a prescrever cannabis para uso terapêutico em animais, dando respaldo jurídico, impulsionando pesquisas, novos produtos e ampliando o acesso a tratamentos alternativos no setor.
Com alta do mercado pet no Brasil, Carrefour Property fortalece parceria estratégica com marcas do setor
Carrefour Property aposta no setor pet, já com 25 operações, ampliando parcerias e experiências integradas. Mercado segue em alta e impulsiona expansão.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: