O mercado global de licenciamento de marcas segue em forte expansão. Estimativas apontam que o setor, avaliado em US$ 352,13 bilhões em 2024, deve crescer 4,3% ao ano e alcançar US$ 533,9 bilhões até 2033, segundo a Business Research Insights.
No Brasil, o mercado de licenciamento também avança significativamente. O faturamento saltou de R$ 12 bilhões em 2012 para R$ 23,2 bilhões em 2023, de acordo com a Abral–Licensing International, posicionando o país entre os grandes destaques do setor, atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá.
Licenciamento no mercado pet
Luciano Miranda, CEO da Petiko, empresa de inovação pet que mantém uma parceria ativa com a Warner Bros para o desenvolvimento de produtos licenciados, aponta que a tendência de humanização dos animais de estimação tem levado os tutores a tratá-los como membros da família. Esse movimento impulsiona a demanda por produtos e serviços personalizados, especialmente aqueles que proporcionam experiências afetivas tanto para os pets quanto para seus donos. Como consequência, empresas atentas a essas mudanças de comportamento do consumidor têm registrado um aumento significativo em suas receitas.
“O balanço mais recente da Petiko mostra um crescimento de 45% na receita, impulsionado principalmente pelo lançamento dos produtos licenciados da Warner Bros e pela consolidação das operações industriais da empresa, que possibilitaram a criação de 96 novos SKUs no ano”, destaca.
Para 2024, os fundadores da Petiko planejam lançar pelo menos três novas coleções licenciadas, que se juntarão às linhas Liga da Justiça, Meninas Superpoderosas e Harry Potter. As coleções que já foram lançadas estão disponíveis no SHOP.Petiko, e-commerce da marca, e em alguns parceiros varejistas.
Sobre a Petiko
A Petiko, criada em 2014, com sede em São Carlos (SP), é uma empresa de inovação pet com foco na experiência entre os tutores e seus pets, por meio da oferta de produtos e disponibilização de informações para milhares de amantes dos animais. Para isso, a companhia conta com um Laboratório de Inovação, que desenvolve produtos exclusivos, super premium para cães e gatos. Todo o trabalho é realizado por profissionais de diferentes áreas como medicina veterinária, biologia, publicidade e propaganda, design gráfico, linguística, engenharia e tecnologia. A missão é garantir experiência completa e entregar felicidade para os animais e seus tutores, que prezam pelo cuidado e garantia do bem-estar de seu animal de estimação.
A Petiko atua em três frentes: BOX.Petiko, considerado o clube de assinatura de maior abrangência no Brasil; SHOP.Petiko: e-commerce de produtos para o dia a dia dos pets; BLOG.Petiko, canal de informação sobre o mundo pet destinado aos tutores. O BLOG conta com dicas sobre saúde, alimentação, diversão e curiosidades.
Governo sanciona lei que criminaliza tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos
A nova Lei nº 15.150/2025 proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil. A prática vira crime ambiental, com penas de até 5 anos de prisão, multa e perda da guarda do animal.
5º International Pet Meeting acontece de 15 a 18 de julho para orientar empresas sobre como exportar
O Instituto Pet Brasil realiza, de 15 a 18/07, o International Pet Meeting, evento online e gratuito sobre exportação no setor pet. A programação é voltada a empresas brasileiras. Participe!
Shih Tzu lidera ranking nacional de cães mais populares entre clientes Cobasi, revela Censo Pet 2025
O Censo Pet Cobasi 2025 revela que 56% dos lares brasileiros têm pets, com média de 1,8 por casa. Shih Tzu e gatos sem raça definida lideram os cadastros. Adoção e humanização ganham força.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: