A nova companhia formada pela união entre as redes Petz e Cobasi — agora chamada União Pet Participações — estreou na B3, a bolsa de valores brasileira, apresentando um ótimo desempenho inicial. No seu primeiro dia de negociações, as ações sob o código AUAU3 registraram uma valorização significativa, refletindo o otimismo dos investidores com a consolidação das duas maiores marcas do varejo pet do país.
Na sessão de estreia, as ações da União Pet fecharam em expressiva alta, acima de 5%, chegando a ser negociadas com ganhos ainda maiores ao longo do pregão. Esse movimento reflete o interesse do mercado na combinação de forças entre Petz e Cobasi, que juntas formaram um grupo com ampla presença em todo o Brasil.
A nova empresa, anunciada após aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e concluída no início de janeiro de 2026, passou a ser uma subsidiária integral da União Pet, enquanto os acionistas receberam novas ações da companhia combinada.
A estratégia de integração também incluiu um aumento de capital bilionário e pagamentos de dividendos, que foram realizados antes da conclusão formal da operação.
Na liderança da nova empresa, nomes já conhecidos do setor assumem papéis-chaves com Paulo Nassar, ex-CEO da Cobasi e indicado para comandar a União Pet e Sergio Zimmerman, que liderava a Petz e assume agora a presidência do conselho de administração.
O que isso significa para o mercado pet
Com essa união, a União Pet se posiciona como uma das principais forças no varejo de produtos e serviços para animais de estimação no Brasil. A expectativa é que a nova estrutura traga sinergias operacionais e maior poder competitivo, especialmente em um setor que tem apresentado crescimento consistente nos últimos anos.
“A fusão entre Petz e Cobasi marca um novo patamar de consolidação no varejo pet brasileiro. De um lado, cria uma empresa com maior escala, capacidade de investimento e eficiência operacional; de outro, impõe desafios adicionais à concorrência, especialmente para redes regionais e pet shops independentes. O impacto final dependerá de como essa nova empresa usará seu poder de mercado e de como os demais players irão se adaptar.”, comenta Guilherme Martinez, head do núcleo pet da NurnbergMesse Brasil.
Azul transporta mais de 70 mil pets nas cabines de seus aviões em 2025
Em 2025, a Azul transportou 70,2 mil pets na cabine. Viracopos liderou embarques e desembarques, seguido por Confins e Recife. O serviço permite animais até 10 kg, com reserva e regras específicas.
Especialista responde: 5 perguntas essenciais sobre o cuidado com animais de estimação idosos
O envelhecimento de cães e gatos exige cuidados específicos. Com prevenção, exames regulares, alimentação adequada e atenção a sinais de dor ou cognição, é possível garantir mais conforto, saúde e longevidade aos pets idosos.
Enjoo de movimento pode afetar cães e gatos durante as viagens
Viajar com pets é comum, mas a cinetose pode causar enjoo, estresse e ansiedade. Com manejo adequado, adaptação gradual e orientação veterinária, é possível tornar as viagens mais confortáveis e seguras.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: