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Brasil é líder em carga tributária no mercado pet



No quesito carga tributária, o Brasil já é líder mundial no varejo pet. O setor, que já movimenta R$ 60 bilhões e vem se tornando o queridinho do mercado financeiro, tem seu crescimento travado pelo peso dos impostos.

Os tributos sobre a atividade já respondem por 54,2% do faturamento de pet shops. Na prática, cada R$ 1 em vendas gera R$ 0,54 só de imposto. As estimativas são da Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.

O segmento de pet food chega a representar 54,2% do custo total do produto. Enquanto isso, a carga tributária varia de 6,6% a 22% em países desenvolvidos. Coincidência ou não, os três maiores mercados em vendas no mundo são os três que aplicam a menor taxação sobre o setor – Estados Unidos, China e Alemanha.

Detalhe: atualmente, o mercado pet já representa 0,36% do PIB brasileiro, à frente dos setores de utilidades domésticas e automação industrial.

Imposto sobre produtos pet em diferentes países do mundo

Carga tributária tem como critério o mercado supérfluo

A carga tributária é resultante de um critério questionável da Receita Federal. O órgão considera o mercado supérfluo, mesmo já movimentando R$ 60 bilhões e quase 3 milhões de empregos.

“Isso significa que a carga de impostos, que inclui ICMS, IPI e PIS/Cofins, é maior na comparação com os itens da cesta básica. A diferença é que o cuidado com os pets também se tornou uma necessidade básica, já que eles passaram a ser parte importante da família brasileira”, comenta José Edson Galvão de França, presidente executivo da Abinpet.

A entidade também ressalta que o número de animais de estimação ultrapassa 144 milhões no país, média superior a um por habitante. “E esse contingente já movimenta quase R$ 59 bilhões em vendas por ano. O rótulo de supérfluo não comporta a evolução desse segmento”, critica.

França enfatiza ainda o crescente compromisso do setor com o apuro na produção. “Os artigos para nutrição animal obedecem a critérios rígidos de qualidade, moldados para o comércio interno e externo. São um nicho importante do agronegócio e que se pauta por princípios de saúde e sustentabilidade”, comenta.


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