Código Personalizado
Panorama PET VET

Desintermediação no mercado pet ganha força

Farmacêuticas do setor de saúde animal implementam vendas diretas a grandes clientes

Escrito por Panorama PET VET

31 JUL 2025 - 22H33

Mais do que uma tendência, a desintermediação no mercado pet está se tornando prática recorrente. Cada vez mais as indústrias, principalmente as com foco em saúde animal, negociam diretamente com grandes varejistas para a venda de seus produtos. Um exemplo é o da Boehringer Ingelheim Brasil, cuja unidade de negócios pet implementou canal direto com grandes clientes, com vultosos investimentos em equipe própria de vendas.

Caso semelhante é o da americana MSD Saúde Animal que acaba de lançar o medicamento Bravecto 365, versão injetável do medicamento Bravecto, contra ectoparasitas. O Bravecto 365 tem dispensação exclusiva por médicos veterinários. Para isso, a farmacêutica promoveu treinamentos que envolveram 600 profissionais, entre distribuidores e equipes de venda, além de campanha de mídia voltada a tutores. A unidade pet da filial brasileira é a segunda fonte de receita da MSD.

Andipet reconhece desintermediação no mercado pet e defende cautela

O presidente da Associação Nacional de Distribuidores do Mercado Pet (Andipet), Diego Dahas, entende que esse movimento é natural e acontece de forma acelerada no mercado, em que as fábricas atendem diretamente grandes varejistas, grandes volumes, sem passar pelo distribuidor. Ele ressalva, contudo, que a estratégia deve ser adotada com cuidado sob o risco de inviabilizar operações de distribuição.

Segundo ele, pode haver impacto direto nos custos de distribuição e, dependendo do cliente ou dos clientes que as indústrias acessam para atender diretamente, um dos reflexos negativos sobre o setor é tornar a marca do produtor mais cara a ponto de não fazer mais sentido dentro do negócio do distribuidor. A Andipet atende, prioritariamente, pequenos e médios pet shops.

Entidade defende modelo híbrido

A Andipet defende um modelo híbrido, segundo o qual a indústria atende direto o grande player que, por sua vez, tem o suporte de distribuidores para o treinamento da equipe de vendas, execução de trade, arrumação da loja, merchandising, sinalização para o lançamento da campanha, entre outras ações. “O distribuidor ganha um percentual de tudo o que a indústria vende para esse grande player”, esclarece.

Segundo Dahas, esse formato contribui para a geração de demanda e a entidade tem estimulado iniciativas nesse sentido. “Algumas indústrias já fazem dessa forma que consideramos mais saudável para toda a cadeia do setor pet”, pontua. Dahas acrescenta que outro benefício é a possibilidade de acompanhar a performance dos grandes players na região em que atuam. “São informações importantes, mas é preciso transparência para que o modelo, de fato, funcione”, diz.

Fusão Petz-Cobasi pode prejudicar varejistas clientes de distribuidoras

O dirigente também faz restrições à possível fusão entre Petz e Cobasi, processo que vem se arrastando há mais de um ano e que só não saiu do papel ainda devido a uma interpelação da Petlove. Segundo ele, trata-se de duas grandes empresas que, há vários anos, vêm sendo atendidas diretamente pela indústria e, caso a operação se concretize, poderá se configurar um monopólio.

Ele enfatiza que da união de dois gigantes do varejo resultará um grande grupo com forte poder de barganha para pleitear maiores descontos à indústria. “A Petlove vai ser diretamente afetada como todo o varejista, principalmente o pequeno e médio varejo que não vai conseguir competir em preços’’, pondera.

Dahas levanta ainda outra questão a ser considerada, caso seja dado o sinal verde para a operação, contra a qual a entidade se posiciona. O risco de manipulação de preços no mercado, o que ele teme acarretar a elevação do número de animais abandonados.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Panorama PET VET, em Panorama PET VET

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.