O e-commerce pet exibe mais um sinal de força no varejo brasileiro. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o segmento faturou R$ 1,3 bilhão. O movimento é recorde para o período e representa um avanço de 3,2% sobre o intervalo de janeiro a março de 2023.
Os dados são da Neotrust, consultoria especializada no monitoramento da jornada de consumo. “O e-commerce retomou um crescimento acima de 10% no início de 2024, e o segmento de pet shops está alinhado a essa tendência, avançando significativamente em termos tecnológicos”, ressalta Jean Laloux, consultor de dados da Neotrust, em entrevista ao portal E-Commerce Brasil.
Os alimentos destinados aos cães lideram o mercado de vendas online do varejo pet, representando 45,7% do faturamento nos primeiros três meses de 2024. Houve um aumento de 13,6% em relação ao mesmo período no ano anterior.
Em seguida, aparecem os produtos voltados para a saúde dos animais de estimação e os alimentos destinados aos gatos, com evolução de 31,4% e 14,5%, respectivamente. Por outro lado, as vendas de aquários e brinquedos para pets caíram.
A pesquisa também indica um acréscimo no valor médio das compras. O tíquete médio de R$ 118,90 no primeiro trimestre de 2021 saltou 30% e totalizou R$ 154,70.
E-commerce pet revela dinâmicas diferentes por região
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é natural que as dinâmicas regionais do e-commerce pet sejam diferentes. Enquanto a Região Norte contribui apenas com 2% da receita geral do segmento, o Sudeste lidera com mais de 68%.
No entanto, outras regiões experimentaram retrações, com quedas de 2,7% no Nordeste, 6,8% no Sul e 10,8% no Centro-Oeste.
Gigantes do setor lideram as vendas
O levantamento mostrou também a predominância de estabelecimentos especializados como canais de compra, mas esse movimento ainda está muito concentrado nas grandes redes de pet shops.
Entre janeiro e março deste ano, a Petlove, Petz e Cobasi, em conjunto, angariaram 77,9% do faturamento. No mesmo intervalo de 2021, essa representatividade era de 66,5%.
Mercado pet brasileiro prevê faturar R$ 77,3 bilhões
O mercado pet brasileiro deve faturar R$ 77,3 bi em 2024 (+12,6%). Pet food lidera (R$ 42,6 bi), seguido por produtos veterinários (R$ 8 bi) e serviços (R$ 7,6 bi). E-commerce cresce com 40,6% das vendas.
Contabilidade para pet shops pode reduzir tributos em até 14%
A Pets Contábil, com quatro anos de mercado, oferece soluções contábeis exclusivas para pet shops, ajudando a reduzir tributos em até 14%. A empresa já atende 70 pontos de venda e planeja expandir em 2025.
Fusão de Petz e Cobasi pode demorar um ano
A fusão Petz-Cobasi criará um grupo com 494 lojas e R$ 6,9 bi de receita, mas enfrenta análise do Cade, que avalia impacto no setor. As empresas seguem separadas até decisão, prevista em até 330 dias.
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