A revista científica Pubvet divulgou um estudo que analisa o uso da Cannabis sativa na prática clínica de pequenos animais.
Conduzida por Hellen Thawane Duarte e Luciana Hugue de Souza Zat, a pesquisa, do Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas (Foz do Iguaçu-PR), a pesquisa reuniu artigos científicos publicados nos últimos três anos na base de dados PubMed.
Segundo informações do portal Sechat, os resultados indicam benefícios do uso do canabidiol (CBD) em diferentes contextos. Em cães, o composto mostrou eficácia no tratamento da dermatite atópica crônica, epilepsia, estresse relacionado a viagens e câncer urotelial. Já em gatos, revelou sua atuação como analgésico no manejo da osteoartrite crônica.
Essas aplicações reforçam a tendência da medicina veterinária em acompanhar avanços já consolidados na medicina humana, onde a Cannabis tem sido empregada para controle da dor, inflamações e distúrbios neurológicos.
Além da Cannabis sativa, pesquisa aborda sistema endocanabinoide
O estudo também destacou a importância do sistema endocanabinoide (SEC), composto por receptores, ligantes endógenos e enzimas, na regulação de funções como dor, metabolismo, humor, sono, memória, inflamação e atividade muscular. A interação dos fitocanabinoides com esse sistema explica a diversidade de efeitos terapêuticos observados em animais.
Varejo desacelera no fim de 2025 e pressiona setor pet
Varejo brasileiro deve fechar 2025 perto de zero, afetando segmentos do mercado pet. Endividamento limita consumo e reduz tíquete médio. Prioridade será eficiência, mix estratégico e fidelização até possível melhora em 2026.
Preferência por gatos remodela mercado e ração felina dispara
Adoção de gatos cresce e impulsiona a ração felina, que avança 6% ao ano, acima da canina. Gatos atraem por praticidade e menor custo. Tendência segue até 2030, enquanto cães mantêm volume e suplementos disparam.
Univasf terá o 1º Centro Público de Oncologia Veterinária do NE
Univasf criará o primeiro Centro Público de Oncologia Veterinária do Nordeste, oferecendo diagnóstico e tratamento acessíveis e fortalecendo ensino e pesquisa, ampliando o cuidado oncológico na região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: