A revista científica Pubvet divulgou um estudo que analisa o uso da Cannabis sativa na prática clínica de pequenos animais.
Conduzida por Hellen Thawane Duarte e Luciana Hugue de Souza Zat, a pesquisa, do Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas (Foz do Iguaçu-PR), a pesquisa reuniu artigos científicos publicados nos últimos três anos na base de dados PubMed.
Segundo informações do portal Sechat, os resultados indicam benefícios do uso do canabidiol (CBD) em diferentes contextos. Em cães, o composto mostrou eficácia no tratamento da dermatite atópica crônica, epilepsia, estresse relacionado a viagens e câncer urotelial. Já em gatos, revelou sua atuação como analgésico no manejo da osteoartrite crônica.
Essas aplicações reforçam a tendência da medicina veterinária em acompanhar avanços já consolidados na medicina humana, onde a Cannabis tem sido empregada para controle da dor, inflamações e distúrbios neurológicos.
Além da Cannabis sativa, pesquisa aborda sistema endocanabinoide
O estudo também destacou a importância do sistema endocanabinoide (SEC), composto por receptores, ligantes endógenos e enzimas, na regulação de funções como dor, metabolismo, humor, sono, memória, inflamação e atividade muscular. A interação dos fitocanabinoides com esse sistema explica a diversidade de efeitos terapêuticos observados em animais.
Microfranquias impulsionam nova fase de expansão no setor
O setor pet impulsiona microfranquias veterinárias no Brasil: modelo acessível, focado em serviços essenciais, integrado a hospitais e varejo, amplia o acesso, gera oportunidades e acelera a expansão do mercado.
Profissionais de pet shops terão 6% de reajuste salarial
Sindilojas-SP firma CCT 2025/26 para pet shops: reajuste salarial de 6% retroativo a 1º/9/2025. Diferenças podem ser parceladas até mar/26. Prevê contribuição assistencial e apoio jurídico.
Setor pet prevê crescimento tímido de 3,36% em 2025
Setor pet prevê crescimento de 3,36% em 2025, chegando a R$ 77,89 bi, abaixo das expectativas. Pet food segue líder, mas desacelera. Áreas como criadores e pet vet avançam mais. Consumo segue cauteloso.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: