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Estudo aponta oito em cada dez pet shops nas redes sociais




A penetração de pet shops nas redes sociais reflete o atual estágio do setor. Apesar de ganhar relevância no PIB brasileiro e testemunhar o aumento da digitalização, o setor ainda mantém práticas amadoras em seus canais online.

De acordo com a Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), 81% dos pets shops no país já têm presença em redes sociais. Porém, 73% desses estabelecimentos não contam com equipes especializadas e dedicadas a essa tarefa. E sabe quem gerencia essas mídias? Os próprios donos.

E, ao contrário do que se possa imaginar, os pet shops nas redes sociais não têm participação massiva do público mais engajado nessas mídias. Quem mais administra essas páginas são pessoas entre 40 e 49 anos.

Pet shops nas redes sociais têm domínio do Instagram e WhatsApp

Do total de pet shops nas redes sociais, 68% têm atuação mais frequente no Instagram, enquanto 38% publicam os conteúdos também no perfil do Facebook. Mas é o WhatsApp que mais desperta a atenção do mercado pet, sendo o mais utilizado por 78% das empresas.



Os gestores do Nordeste são os mais assíduos nas redes e promovem conteúdo com o foco em cuidados da saúde, bem-estar e divulgação do trabalho, sendo que 74% deles postam constantemente. Já na Região Centro-Oeste, 23% responderam que não utilizam as plataformas para interagir com os clientes.

“As mídias sociais ganharam relevância como canais para aumentar a base de clientes, propagar informações corretas, se comunicar com os tutores, divulgar seu trabalho e se destacar nesse meio”, ressalta Andrea Castro, coordenadora da COMAC.

Comportamento na pandemia refletiu nesse cenário

A percepção da relevância das redes sociais ganhou evidência a partir da mudança de hábitos de consumo e do surgimento de novos tutores durante a pandemia. E isso acontece especialmente entre os profissionais que atendem uma maior proporção de cães e entre aqueles que realizam atendimento em domicílio.

A principal mudança está relacionada com um menor poder aquisitivo dos consumidores, fato percebido por 37% dos entrevistados. Cerca de 23% também observaram uma diminuição no número de consultas e internações.

Contudo, quatro em cada dez empresários perceberam mudanças positivas no comportamento do consumidor, principalmente a rápida percepção dos problemas com os animais (18%) e aumento nos cuidados com os animais (16%).

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