A indústria pet alemã conseguiu manter um alto nível de vendas em 2024, mesmo diante de um cenário econômico desafiador. O setor movimentou cerca de € 7 bilhões (cerca de R$ 44 bi) no ano. Para efeito de comparação, o Brasil, terceiro maior mercado pet do mundo, faturou R$ 75,4 bi no mesmo período.
Segmentando por categorias, as vendas de alimentos industrializados para animais de companhia aumentaram 1,3%, totalizando aproximadamente € 4,3 bi (R$ 27 bi), de acordo com dados da Associação Alemã de Comércio e Indústria de Animais de Estimação (ZZF).
Gatos puxam crescimento da indústria pet alemã
O mercado de alimentos para gatos foi o grande motor do segmento, com vendas de aproximadamente € 2,3 bi (R$ 14 bi) em lojas físicas, um crescimento de 3,5% em relação a 2023. O principal impulsionador foi a ração seca para felinos, que teve alta de 5,9%, atingindo € 377 milhões (R$ 2,3 bi). A categoria de petiscos, que inclui leite para gatos, movimentou € 369 mi (R$ 2,2 bi). O incremento foi de 3,9%. Já a ração úmida registrou cerca de € 1,5 bi (R$ 9 bi) em volume de negócios, alta de 2,9%.
Por outro lado, o segmento de alimentos industrializados para cães apresentou uma retração de 0,7%, com vendas totais de aproximadamente € 1,8 bi (R$ 11,3 bi) em canais tradicionais. Houve crescimento de 1,5% nas vendas de petiscos para cachorros, que movimentou € 752 mi (R$ 4,7 bi). Já os segmentos de alimentos úmidos e secos recuaram 2% e 2,8%, respectivamente.
“Embora os tutores se preocupem com o bem-estar de seus animais de estimação, a desaceleração da economia no país força os consumidores a reduzir gastos e investir somente em produtos de primeira necessidade”, contextualiza Norbert Holthenrich, presidente da ZZF.
Mercado global de pet food pode dobrar de tamanho até 2035
Mercado global de pet food deve quase dobrar até 2035, atingindo US$ 247,7 bi, impulsionado por humanização dos pets, demanda por alimentos premium e nutrição personalizada.
Desintermediação no mercado pet ganha força
Indústrias pet investem em venda direta a grandes varejistas, como Boehringer e MSD, gerando alerta da Andipet, que defende modelo híbrido. Fusão Petz-Cobasi preocupa por risco de monopólio.
Fusão da Petz e Cobasi aquece procura por franquia da Petland
Após a fusão entre Petz e Cobasi, a busca por franquias da Petland cresceu 25%. Com foco em banho e tosa e apoio da família Jereissati, a rede já soma 150 unidades em 18 estados.
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