O mercado pet brasileiro continua em ótima fase. O setor deve faturar R$ 77,3 bilhões este ano, segundo projeções da Abinpet e do Instituto Pet Brasil (IPB) a partir de dados de janeiro a setembro. O crescimento seria de 12,6% em comparação ao ano anterior, quando o segmento movimentou R$ 68,7 bi.
A divisão de pet food, que engloba alimentos industrializados para animais de estimação, deve encerrar o ano com R$ 42,6 bi – 55,1% do total do volume de negócios da indústria. A venda de animais por criadores representa R$ 8,1 bi, ou 10,5% do faturamento do mercado. Em seguida aparecem os produtos veterinários, que contribuem com R$ 8 bi, ou 10,4%.
Serviços veterinários representam a quarta maior área em receita, com R$ 7,6 bilhões, o que equivale a 9,9%. Os dois segmentos com maior alta entre 2023 e 2024 haviam sido os de produtos veterinários e de serviços veterinários, com 16% e 15% respectivamente. “Isso mostra que a atenção em saúde dos pets cada vez mais integra a agenda de prioridades dos tutores”, analisa Caio Villela, presidente-executivo do IPB.
Faturamento do mercado pet por segmento (em bilhões de R$)
Canais mais relevantes no mercado pet brasileiro
Na análise por nicho no varejo, pet shops pequenos e médios continuam como os maiores motores do mercado pet brasileiro. Dados indicam que esses estabelecimentos devem movimentar cerca de R$ 37,6 bi até o final de 2024. Em segundo lugar estão as clínicas e hospitais veterinários, com R$ 13,9 bi, e as cadeias de megastores, com R$ 7,2 bi.
Com relação ao segmento de e-commerce, o varejo especializado também é o que mais vende. Os pet shops virtuais representam 40,6% do faturamento das vendas online, ou R$ 2,4 bi. Depois aparecem as lojas virtuais das grandes redes (R$ 1,6 bi) e de pequenos e médios pet shops (R$ 1,3 bi).
“Os brasileiros aprovaram a comodidade da compra online e, hoje, o hábito é algo corriqueiro, principalmente nos grandes centros. Os consumidores também aproveitam esses canais para promoções exclusivas e facilidades como assinaturas de produtos”, diz o executivo.
Maiores mercados pet do mundo no quesito faturamento
Mercado global de pet food pode dobrar de tamanho até 2035
Mercado global de pet food deve quase dobrar até 2035, atingindo US$ 247,7 bi, impulsionado por humanização dos pets, demanda por alimentos premium e nutrição personalizada.
Desintermediação no mercado pet ganha força
Indústrias pet investem em venda direta a grandes varejistas, como Boehringer e MSD, gerando alerta da Andipet, que defende modelo híbrido. Fusão Petz-Cobasi preocupa por risco de monopólio.
Fusão da Petz e Cobasi aquece procura por franquia da Petland
Após a fusão entre Petz e Cobasi, a busca por franquias da Petland cresceu 25%. Com foco em banho e tosa e apoio da família Jereissati, a rede já soma 150 unidades em 18 estados.
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