O mercado pet brasileiro continua em ótima fase. O setor deve faturar R$ 77,3 bilhões este ano, segundo projeções da Abinpet e do Instituto Pet Brasil (IPB) a partir de dados de janeiro a setembro. O crescimento seria de 12,6% em comparação ao ano anterior, quando o segmento movimentou R$ 68,7 bi.
A divisão de pet food, que engloba alimentos industrializados para animais de estimação, deve encerrar o ano com R$ 42,6 bi – 55,1% do total do volume de negócios da indústria. A venda de animais por criadores representa R$ 8,1 bi, ou 10,5% do faturamento do mercado. Em seguida aparecem os produtos veterinários, que contribuem com R$ 8 bi, ou 10,4%.
Serviços veterinários representam a quarta maior área em receita, com R$ 7,6 bilhões, o que equivale a 9,9%. Os dois segmentos com maior alta entre 2023 e 2024 haviam sido os de produtos veterinários e de serviços veterinários, com 16% e 15% respectivamente. “Isso mostra que a atenção em saúde dos pets cada vez mais integra a agenda de prioridades dos tutores”, analisa Caio Villela, presidente-executivo do IPB.
Faturamento do mercado pet por segmento (em bilhões de R$)
Canais mais relevantes no mercado pet brasileiro
Na análise por nicho no varejo, pet shops pequenos e médios continuam como os maiores motores do mercado pet brasileiro. Dados indicam que esses estabelecimentos devem movimentar cerca de R$ 37,6 bi até o final de 2024. Em segundo lugar estão as clínicas e hospitais veterinários, com R$ 13,9 bi, e as cadeias de megastores, com R$ 7,2 bi.
Com relação ao segmento de e-commerce, o varejo especializado também é o que mais vende. Os pet shops virtuais representam 40,6% do faturamento das vendas online, ou R$ 2,4 bi. Depois aparecem as lojas virtuais das grandes redes (R$ 1,6 bi) e de pequenos e médios pet shops (R$ 1,3 bi).
“Os brasileiros aprovaram a comodidade da compra online e, hoje, o hábito é algo corriqueiro, principalmente nos grandes centros. Os consumidores também aproveitam esses canais para promoções exclusivas e facilidades como assinaturas de produtos”, diz o executivo.
Maiores mercados pet do mundo no quesito faturamento
Mercado pet está entre os negócios mais promissores para 2025
O mercado pet é destaque em 2025, com previsão de R$ 77,3 bi em 2024 e 168 mi de pets no Brasil. Tendências incluem personalização, práticas sustentáveis e e-commerce interativo. Confira mais!
Varejo pet confirma amadurecimento com receita de R$ 77 bi
O mercado pet deve faturar R$ 77 bi em 2024 (+12% vs. 2023). PMEs lideram com 48,7%. Pet food domina (54,9%, R$ 42,3 bi). Fusão Petz-Cobasi criará grupo de R$ 6,9 bi. E-commerce avança (6,7%), mas lojas físicas são chave.
Quatro entre 10 tutores compram produtos para pets na loja física
No Brasil, 62% dos tutores preferem pet shops de bairro para compras pet, seguidos por supermercados (53%). Compras online crescem, mas lojas físicas dominam. Impulso e promoções influenciam 40% dos tutores.
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