Apesar da desaceleração do crescimento, o mercado pet da Itália é impulsionado pela venda de produtos pet food, que atingiu € 3,1 bilhões (cerca de R$ 19,90 bilhões) em 2024. É o que aponta o novo relatório da Assalco, divulgado durante a feira Zoomark, na cidade de Bologna.
O aumento foi de 3,7% em relação ao ano anterior, abaixo dos avanços de dois dígitos registrados em 2022 (11,4%) e 2023 (11%). Ainda assim, o setor mantém uma taxa média anual de crescimento composta de 9,8% desde 2021, quando o faturamento era de € 2,4 bilhões (R$ 15,43 bilhões).
“O mercado de alimentos para animais de estimação se mantém resiliente, apesar da inflação persistente e das incertezas econômicas devido ao aumento do custo de energia e de algumas matérias-primas, bem como a desaceleração do crescimento global”, afirma o presidente da Assalco, Giorgio Massoni.
Felinos impulsionam crescimento do mercado pet da Itália
Os gatos continuam a ser protagonistas do mercado pet da Itália, correspondendo a 56,3% do valor total movimentado em 2023 – aumento de 5% em relação ao ano anterior. O faturamento com produtos para felinos subiu de € 1,66 bilhão (R$ 10,67 bilhões) para € 1,76 bilhão (R$ 11,32 bilhões) no ano.
O destaque ficou por conta dos alimentos úmidos, cuja venda evoluiu 5,3% em 2024 e vem puxando o desempenho do setor. Já os produtos para cães apresentaram crescimento mais modesto. O segmento somou € 1,37 bilhão (R$ 8,8 bilhões) no ano passado, 2,1% frente ao € 1,34 bilhão (aproximadamente R$ 8,6 bi) de 2023. O resultado foi liderado pelos alimentos secos, que subiram 2,3% no período.
Supermercados lideram crescimento
Segundo o GlobalPETS, o relatório Assalco-Zoomark aponta um avanço expressivo das vendas em grandes redes e supermercados, especialmente na categoria de alimentos úmidos: mais 14,1% para gatos e mais de 10,5% para cães. Já os alimentos secos cresceram 9,7% e 8,6%, respectivamente.
Pet shops e mercearias também cresceram, mas de forma mais moderada. Nessas categorias, os alimentos úmidos tiveram alta de 3,2%, enquanto a ração seca para gatos avançou até 3% em pet shops e 2,6% em supermercados. Para cães, a ração seca teve incremeto apenas nas lojas especializadas (2,3%).
Segmentos que movimentam o mercado pet italiano
O segmento de acessórios para pets apresentou uma retração no faturamento de € 85 milhões (R$ 546,55 milhões) para € 83,7 milhões (R$ 538,17 milhões) em 2024. Produtos de higiene representaram mais da metade das vendas (56,6%), seguidos por brinquedos mastigáveis (7,2%) e antiparasitários (4,1%).
Apesar da queda geral, os produtos de controle de parasitas apresentaram alta de 10,7% no valor de vendas. Petiscos e guloseimas para gatos se destacaram nas gôndolas, com aumento de 11,3% nas redes de supermercado e 10,9% no canal de mercearias. Em pet shops, o crescimento foi mais tímido – 3,7%.
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