O que falta para nos tornarmos realmente um país pet friendly? Indicadores superlativos não faltam. O Brasil consolidou-se como o terceiro maior do mundo no setor. E somos uma nação apaixonada pelos pets, o que não é somente uma constatação emocional. Os números comprovam: existe 1,8 animal de estimação por residência.
Testemunhamos uma transformação cultural profunda, que faz com que os bichinhos sejam parte da família. Os dados do Instituto Pet Brasil, divulgados em parceria com a Abinpet, confirmam essa realidade: já ultrapassamos a marca de 160,9 milhões de animais de estimação. Esta população diversa inclui 62,2 milhões de cães, 42,8 milhões de aves ornamentais, 30,8 milhões de gatos, 22,3 milhões de peixes e 2,8 milhões de répteis e pequenos mamíferos.
E como esses nossos melhores amigos mudaram nossa maneira de viver e conviver? A urbanização e as mudanças nos arranjos familiares estão redefinindo nossas escolhas. Os gatos (crescimento de 5,4%) e os pequenos mamíferos/répteis (7,6%) apresentam expansão mais acelerada que os cães (2,8%), principalmente nas grandes cidades. Famílias menores, apartamentos e o estilo de vida urbano abrem espaço para pets mais independentes ou que demandam menos espaço físico.
E o aumento mais expressivo no faturamento de segmentos como produtos e serviços veterinários nos últimos anos evidencia que os brasileiros não apenas convivem com seus pets, mas investem cada vez mais em sua saúde e bem-estar.
Mas é claro, nem tudo são flores no suposto país pet friendly
Apesar dos avanços, enfrentamos desafios significativos para nos firmarmos como país pet friendly. Cerca de 4,8 milhões de cães e gatos vivem em condições de vulnerabilidade no Brasil, pertencendo a famílias abaixo da linha da pobreza ou sem cuidador permanente. A carga tributária também é elevada no caso dos produtos de pet food. Metade do valor que o consumidor arca com nutrição animal destina-se a impostos, contrariando a tendência de outros mercados.
É por isso que o setor, e entidades como a Abinpet e o Instituto Pet Brasil trabalham para que a tendência de locais pet friendly sejam mais do que uma tendência, e sim um movimento. Queremos uma nova cultura que possa se expandir além do acolhimento em estabelecimentos comerciais, abrangendo políticas públicas que reconheçam a importância dos animais de estimação para a sociedade brasileira.
Entendemos que cuidar adequadamente dos pets não é supérfluo, mas uma necessidade básica para milhões de famílias.
Fusão entre Petz e Cobasi avança com aprovação de acionistas
A fusão entre Petz e Cobasi avançou após aprovação dos acionistas. A nova empresa terá 494 lojas, R$ 7 bi em receita e 52,6% da Petz. O Cade ainda precisa aprovar. Especialistas veem riscos e oportunidades.
Representantes do setor pet pedem por atualização da tributação de itens, especialmente os produtos para alimentação dos animais
O Brasil tem entre 150 e 160 milhões de pets, liderados por cães (60 milhões). O setor faturou R$76,3 bi em 2024, mas a tributação alta encarece pet food. O setor busca isenção para ampliar o acesso.
Cobasi celebra 40 anos com campanha especial e promoção que premiará clientes com um ano de compras gratuitas
A Cobasi comemora 40 anos com uma promoção especial: clientes do programa Amigo Cobasi que gastarem a partir de R$ 149 concorrem a um ano de compras grátis. Serão mais de 40 ganhadores até dezembro.
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