No Brasil, a compra de produtos para pets é concentrada principalmente em lojas físicas. Segundo a pesquisa Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – Foco em Pet Shops, conduzida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto QualiBest, quatro em cada dez tutores optam pela ida aos estabelecimentos, 25% afirmam alternar entre o físico e o online, e 22% compram mais no PDV.
“Os pet shops têm uma vocação de conveniência e proximidade, e esse é um ativo que pode ser bem trabalhado pelas empresas em uma jornada omnichannel”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Já 11% preferem e-commerces e marketplaces, enquanto apenas 4% realizam a maioria das compras em canais online. “O próximo passo é integrar a experiência digital com o calor humano das lojas físicas para atender os clientes da melhor maneira”, acrescenta.
Onde os tutores compram produtos para pets
A pesquisa revela ainda que 62% dos consumidores escolhem pet shops de bairro para comprar alimentos, medicamentos, itens de higiene, brinquedos e acessórios. Supermercados e atacarejos aparecem em seguida, com 53% da preferência, enquanto 46% optam por grandes redes de pet shops. Já os canais digitais, como marketplaces (37%) e e-commerces especializados (34%), estão conquistando cada vez mais espaço. Redes sociais são utilizadas por somente 13% dos entrevistados para compras de produtos pet.
Meio de pagamento mais utilizado em compras para pets
No entanto, por mais que o principal formato de loja utilizada para fazer as compras de produtos para pet sejam lojas de bairro, a satisfação com as compras é maior no online.
Consumidores contentes com as compras
Tutores brasileiros compram produtos para pets por impulso
Outro dado que ajuda a compreender a jornada de compra do consumidor brasileiro é que 4 em cada 10 tutores realizam compras por impulso com frequência ou eventualmente. Entre eles, 63% afirmam que as promoções são o principal motivo para esse comportamento.
Quando os tutores compram por impulso
Perfil dos tutores que foram entrevistados
Animal de estimação dos entrevistados
Faixa etária dos entrevistados
Classes sociais
O estudo entrevistou 711 tutores, entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024, nas regiões Sul (17%), Sudeste (40%), Centro-Oeste (8%), Nordeste (29% e Norte (7%).
Mercado pet está entre os negócios mais promissores para 2025
O mercado pet é destaque em 2025, com previsão de R$ 77,3 bi em 2024 e 168 mi de pets no Brasil. Tendências incluem personalização, práticas sustentáveis e e-commerce interativo. Confira mais!
Varejo pet confirma amadurecimento com receita de R$ 77 bi
O mercado pet deve faturar R$ 77 bi em 2024 (+12% vs. 2023). PMEs lideram com 48,7%. Pet food domina (54,9%, R$ 42,3 bi). Fusão Petz-Cobasi criará grupo de R$ 6,9 bi. E-commerce avança (6,7%), mas lojas físicas são chave.
Casa do Tosador amplia mercado para equipamentos de banho e tosa
A Casa do Tosador, especializada em equipamentos para banho e tosa, inicia expansão com franquias em Guarulhos e outros estados. A empresa oferece produtos, serviços e assistência técnica, com previsão de crescimento de 15% em 2024.
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