No Brasil, a compra de produtos para pets é concentrada principalmente em lojas físicas. Segundo a pesquisa Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – Foco em Pet Shops, conduzida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto QualiBest, quatro em cada dez tutores optam pela ida aos estabelecimentos, 25% afirmam alternar entre o físico e o online, e 22% compram mais no PDV.
“Os pet shops têm uma vocação de conveniência e proximidade, e esse é um ativo que pode ser bem trabalhado pelas empresas em uma jornada omnichannel”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Já 11% preferem e-commerces e marketplaces, enquanto apenas 4% realizam a maioria das compras em canais online. “O próximo passo é integrar a experiência digital com o calor humano das lojas físicas para atender os clientes da melhor maneira”, acrescenta.
Onde os tutores compram produtos para pets
A pesquisa revela ainda que 62% dos consumidores escolhem pet shops de bairro para comprar alimentos, medicamentos, itens de higiene, brinquedos e acessórios. Supermercados e atacarejos aparecem em seguida, com 53% da preferência, enquanto 46% optam por grandes redes de pet shops. Já os canais digitais, como marketplaces (37%) e e-commerces especializados (34%), estão conquistando cada vez mais espaço. Redes sociais são utilizadas por somente 13% dos entrevistados para compras de produtos pet.
Meio de pagamento mais utilizado em compras para pets
No entanto, por mais que o principal formato de loja utilizada para fazer as compras de produtos para pet sejam lojas de bairro, a satisfação com as compras é maior no online.
Consumidores contentes com as compras
Tutores brasileiros compram produtos para pets por impulso
Outro dado que ajuda a compreender a jornada de compra do consumidor brasileiro é que 4 em cada 10 tutores realizam compras por impulso com frequência ou eventualmente. Entre eles, 63% afirmam que as promoções são o principal motivo para esse comportamento.
Quando os tutores compram por impulso
Perfil dos tutores que foram entrevistados
Animal de estimação dos entrevistados
Faixa etária dos entrevistados
Classes sociais
O estudo entrevistou 711 tutores, entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024, nas regiões Sul (17%), Sudeste (40%), Centro-Oeste (8%), Nordeste (29% e Norte (7%).
Petlove aguarda aval do Cade para aquisição da SimplesVet
A Petlove anunciou a compra da SimplesVet para reforçar sua atuação B2B. A startup seguirá independente. A operação depende do Cade. A plataforma atende clínicas e pet shops.
Fusão da Petz e Cobasi recebe aval do Cade
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PET South America estimula qualificação de empreendedores
A PET South America 2025 será no Distrito Anhembi, com nova identidade visual e programação estratégica. Feira reúne conteúdos, negócios e tendências para transformar o setor pet.
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