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Quatro entre 10 tutores compram produtos para pets na loja física

Pesquisa revela jornada de compra do consumidor brasileiro em pet shops

Escrito por Panorama PET VET

12 DEZ 2024 - 15H39

No Brasil, a compra de produtos para pets é concentrada principalmente em lojas físicas. Segundo a pesquisa Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – Foco em Pet Shops, conduzida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto QualiBest, quatro em cada dez tutores optam pela ida aos estabelecimentos, 25% afirmam alternar entre o físico e o online, e 22% compram mais no PDV.

“Os pet shops têm uma vocação de conveniência e proximidade, e esse é um ativo que pode ser bem trabalhado pelas empresas em uma jornada omnichannel”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Já 11% preferem e-commerces e marketplaces, enquanto apenas 4% realizam a maioria das compras em canais online. “O próximo passo é integrar a experiência digital com o calor humano das lojas físicas para atender os clientes da melhor maneira”, acrescenta.

Onde os tutores compram produtos para pets


Fonte: SBVC e Instituto QualiBest

A pesquisa revela ainda que 62% dos consumidores escolhem pet shops de bairro para comprar alimentos, medicamentos, itens de higiene, brinquedos e acessórios. Supermercados e atacarejos aparecem em seguida, com 53% da preferência, enquanto 46% optam por grandes redes de pet shops. Já os canais digitais, como marketplaces (37%) e e-commerces especializados (34%), estão conquistando cada vez mais espaço. Redes sociais são utilizadas por somente 13% dos entrevistados para compras de produtos pet.

Meio de pagamento mais utilizado em compras para pets


Fonte: SBVC e Instituto QualiBest

No entanto, por mais que o principal formato de loja utilizada para fazer as compras de produtos para pet sejam lojas de bairro, a satisfação com as compras é maior no online.

Consumidores contentes com as compras


Fonte: SBVC e Instituto QualiBest


Tutores brasileiros compram produtos para pets por impulso

Outro dado que ajuda a compreender a jornada de compra do consumidor brasileiro é que 4 em cada 10 tutores realizam compras por impulso com frequência ou eventualmente. Entre eles, 63% afirmam que as promoções são o principal motivo para esse comportamento.

Quando os tutores compram por impulso


Fonte: SBVC e Instituto QualiBest


Perfil dos tutores que foram entrevistados


Fonte: SBVC e Instituto QualiBest


Animal de estimação dos entrevistados


Fonte: SBVC e Instituto QualiBest


Faixa etária dos entrevistados



Fonte: SBVC e Instituto QualiBest


Classes sociais


Fonte: SBVC/Instituto QualiBest

O estudo entrevistou 711 tutores, entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024, nas regiões Sul (17%), Sudeste (40%), Centro-Oeste (8%), Nordeste (29% e Norte (7%). 

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