Com o faturamento na casa dos R$59 bilhões em 2022, o Mercado Pet segue forte no Brasil. Levando em conta o crescimento e a procura por produtos e serviços nos últimos anos, a tendência é que o segmento alcance outro recorde em 2023.
Afinal, são mais de 149 milhões de animais de estimação no País, conforme levantamento feito pelo IPB (Instituto Pet Brasil). Se considerarmos os 214 milhões de brasileiros, é possível afirmar que pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha.
Os tutores seguem com os mesmos cuidados em relação ao período de pandemia, quando se aproximavam ainda mais de seus cães e gatos. A diferença é que o período de isolamento passou, mas o consumo de produtos e serviços relacionados ao Mercado Pet aumentou exponencialmente.
Agora você pode estar se perguntando: “com base nessas informações, é possível saber quais serão as tendências do Mercado Pet para 2023?”. Continue lendo esse artigo que vou contar 4 delas.
1 - Alimentação natural
A alimentação natural para pets foi tendência no ano passado e deve ganhar ainda mais destaque em 2023. O número de tutores que trocaram a ração por esse tipo de alimento vem aumentando a cada dia.
Se você oferece poucas opções no seu Pet Shop, ou ainda não oferece nenhum tipo de produto voltado à alimentação natural, saiba que essa é uma grande tendência de mercado.
Há opções de itens que variam desde petiscos até marmitas congeladas. Se for apostar nesse diferencial, não esqueça de analisar seu modelo de negócio e oferecer produtos voltados ao seu público-alvo.
Dica: Não subestime a alimentação natural. Independente da capacidade financeira do seu público, pode ter certeza que todos estão em busca do melhor para a saúde do pet. Caso você tenha insegurança em começar a oferecer a alimentação natural, inicie com os petiscos e mordedores 100% naturais.
2 - Hotel Pet e Day Care
Muitas famílias retomaram o hábito de viajar após a reabertura dos locais de convívio social. Para se ter uma ideia, nos últimos meses do ano passado, a busca por viagens de fim de ano aumentou mais de 200%. Mas boa parte dos tutores não podem levar seus pets nesses passeios, por isso, hotéis e creches surgem como grandes tendências do Mercado Pet para este ano.
Se você planeja oferecer esse tipo de serviço em seu Pet Shop, saiba que não basta apenas ter um espaço livre no imóvel. É necessário, entre outras coisas, analisar a estrutura do seu hotel; exigir a vacinação dos cães que ficarão hospedados; os hábitos de cada animal, as necessidades etc.
Além do hotel, o serviço de Day Care também cresceu consideravelmente no último ano. Os tutores estão cada mais interessados no bem-estar animal, dessa forma, entenderam que passar um tempo no Day Care, com estímulos, melhora a qualidade de vida do seu doguinho.
3 - Pet Groomer
Uma espécie de cabeleireiro para os animais, o Pet Groomer é um profissional especializado que oferece mais do que apenas um banho e tosa.
Ele tem um cuidado maior com os pelos dos cães e gatos e ainda realiza cortes diferenciados e procedimentos exclusivos e adequados para cada raça.
Para apostar nessa tendência de mercado e oferecer esse tipo de serviço, é necessário capacitar sua equipe através de cursos ministrados por um Pet Groomer.
4 - E-commerce
Também, devido à pandemia, muitos empresários precisaram migrar para o ambiente virtual. Quem soube aproveitar o e-commerce de forma estratégica, com certeza, lucrou.
Pet Shops on-line são uma excelente opção para quem quer entrar no Mercado Pet, mas ainda não tem loja física. É a prova de que não precisa de um espaço para começar.
Agora você já conhece 4 tendências do Mercado Pet para 2023. Mas atenção! Independentemente da área que decidir investir, é muito importante alinhar sua ideia ao modelo de negócio e público-alvo. Caso o contrário, será o mesmo que tentar vender carne para vegetariano.
Alinhar seus serviços e produtos às expectativas do cliente é o passo zero para se apostar em novas ideias e tendências para o seu Pet Shop.
Quer saber mais do mercado PET em 2023? Nos dias 23 a 26 de janeiro vai acontecer o START, meu curso gratuito. Você aprender os primeiros passos para entrar neste mercado ou, se já Pet Shop vai entender o que é preciso fazer para aumentar seu lucro.
Serão 4 aulas recheadas de conteúdos valiosos, que você não encontra em nenhum outro lugar!
Para mais informações e inscrições acesse: treinamentocomececerto.com.br
Espero você!
Amanda Simões
Os Dados que Já Estão na Sua Frente
Empresas gastam milhões buscando clientes ideais, enquanto os dados valiosos já estão nos eventos. Muitos ignoram essas informações, perdendo oportunidades. A chave está em capturar, organizar e ativar esses dados.
Gastos com produtos para pets impulsionaram a performance das vendas online no país
Nos últimos anos, o Brasil viu uma transformação nos hábitos de consumo, especialmente após a pandemia, com um aumento de 192% nos gastos digitais. O setor de produtos para pets cresceu 162%, destacando a mudança nas preferências de consumo e a adaptação do mercado para atender a novas demandas.
Como escolher o local perfeito para seu Pet Shop
Abrir um Pet Shop lucrativo requer escolha cuidadosa do local. Conheça seu público, analise concorrência, privilegie visibilidade e acessibilidade, proximidade com serviços, espaço adequado, custos e regulamentações. Planeje para crescimento futuro. Siga @amandamigliolisimoes para mais dicas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: