Amanda Simões

5 dicas que eu queria ter recebido antes de montar um Pet Shop

Escrito por Amanda Simões

13 JUL 2022 - 07H00

Não é segredo, para quem me segue nas redes sociais, que eu cometi alguns erros no início da minha jornada de empreendedora Pet. Foram mais de R$30 mil gastos na compra de estoque errado, além de outras despesas inesperadas, como a reforma no banho e tosa da primeira unidade do Lord etc.

Naquela época, há 10 anos, não havia essa infinidade de conteúdo gratuito, com informações e dicas sobre como montar uma empresa do zero. Não que tudo que apareça no Google seja verídico, jamais! Mas há conteúdo de qualidade disponível para ajudar você a não cometer alguns erros “bobos”, que passam despercebidos quando estamos focados apenas em realizar o sonho de abrir o próprio negócio.

Vou compartilhar com vocês, 5 dicas que eu gostaria muito de ter recebido antes de montar o meu primeiro Pet Shop. Aproveite esse conteúdo sem moderação, pois conquistei cada linha desse texto a duras penas!

1 - Conhecimento

O conhecimento, de fato, é a base de tudo, especialmente no Mercado Pet, que é o segmento que mais cresce no Brasil há cinco anos consecutivos.

Há muitos donos de Pet Shops que acreditam na ilusão de que basta montar uma loja, apenas, para enriquecer. Afinal, estamos falando do mercado que mais cresce no Brasil, não é mesmo? Dessa ilusão nasceu o amadorismo que reina no nosso mercado hoje. Ou melhor, reinava. As coisas estão mudando. Já não há mais espaço para Pet Shops amadores e os donos sabem disso.

Busque por conhecimento! Não subestime o mercado só porque ele lidera o ranking. Procure fontes seguras, pessoas que trabalham com isso, que consigam retratar a realidade como ela é, e que respirem o Mercado Pet.

Acredite, vai fazer a diferença!

2 - Estude o mercado

O estudo de mercado é um fator decisivo na jornada de um empreendedor Pet. Antes de abrir seu negócio, você precisa conhecer seus concorrentes e até possíveis concorrentes.

O que eles oferecem? Quais são os tipos de serviços, produtos, como é o atendimento, os preços, eles atendem pelo WhatsApp também? Qual é a estrutura desses Pet Shops etc. Diríamos que você precisa conhecer seu concorrente tão bem quanto conhece o seu cliente. É a partir daí que você começa a se destacar.

Os pontos fracos do seu concorrente serão os pontos fortes do seu Pet Shop.

Há lugares que são verdadeiras “máquinas de dar banho em pets”. Não se importam com o bem-estar animal e deixam uma grande fatia do mercado carente.

Lembra que o Mercado Pet é o que mais cresceu, inclusive, na pandemia? Entre os motivos desse crescimento está a aproximação dos tutores e de seus pets. Pesquisas revelam que muitos, hoje em dia, preferem ter pets ao invés de crianças. Agora eu pergunto: você acha que um banho e tosa que não preza pelo bom atendimento e bem-estar animal irá satisfazer esse tutor? A resposta é óbvia!

Se, em um estudo de mercado na sua região, você perceber que falta Pet Shop que preze por isso, invista, pois esse diferencial fará você lucrar muito! Ofereça ao cliente um serviço de banho e tosa com cromoterapia, ozonioterapia, um atendimento que tenha processos, desde a chegada do animal até a saída, produtos exclusivos, uma equipe treinada e alinhada à missão e valores da empresa etc.

Esses detalhes vão transformar uma simples visita ao seu Pet Shop em uma experiência incrível!

3 - Definir um público-alvo

O público-alvo é, literalmente, o cliente que você quer atender no seu Pet Shop. E, nesse ponto, cometi um erro quando entrei no mercado. O de achar que todo mundo que tinha cachorro era meu cliente.

Há vários tipos de tutores, desde os que tratam os pets como filhos e gastam muito dinheiro em boutiques, até quem procura Pet Shops mais baratos para dar banho e comprar ração. Não há problema nenhum nisso, apenas são modelos de negócio diferentes, onde o preço é o diferencial para um deles.

O que você precisa saber sobre o seu público-alvo?

*Quem é o cliente que você quer atingir? (Sexo, idade)
*Onde seu público-alvo mora?
*Casado(a)?
*Tem filhos?
*Como é a rotina do seu público-alvo? (Deixa o pet para o banho antes de levar o filho na escola? Não tem filhos e trabalha o dia todo?)
*Quanto ele está disposto gastar com o pet na sua loja?

Dica: Crie um formulário com essas e outras perguntas específicas no Google Forms e envie ao seu potencial cliente por e-mail ou WhatsApp.

Definir seu público-alvo ajudará a economizar tempo e muito dinheiro, pois quando você sabe exatamente o que ele quer comprar, dificilmente irá fazer uma compra de estoque equivocada e terá prejuízos com produtos encalhados na prateleira do seu Pet Shop.

4 - Gestão

Entenda uma coisa: gestão é a alma do seu Pet Shop. Não estou falando sobre cursar uma faculdade de administração, mas saber como precificar os seus produtos corretamente, seus serviços, fazer seus controles financeiros, DRE (Demonstrativo do Resultado de Exercício), fluxo de caixa etc.

Você precisa conhecer os números do seu Pet Shop. Ter o controle detalhado de todos eles. Isso irá colocá-lo muitos passos à frente de outros empreendedores, sabe por quê? Porque a maioria não faz a gestão.

Quando ela não acontece, o risco de as contas da empresa e das despesas pessoais do empresário estarem misturadas são grandes, o que acaba sendo uma torneira aberta difícil de fechar.

Atenção: do caixa do Pet Shop, o dono só pode retirar o pró-labore (salário do dono).

Uma linha tênue separa lucro e prejuízo em um Pet Shop. Inúmeras informações fazem o seu negócio ganhar ou perder dinheiro, por isso gestão é algo tão importante.

5 - Modelo de negócio

Imagine uma fotografia do seu Pet Shop. Modelo de negócio é basicamente isso. Uma ferramenta que ajuda a “desenhar” seu negócio. Nela, entre muitas outras coisas, você vai definir o seu diferencial. Como irá se relacionar com os seus clientes, quais são os valores da sua empresa. A partir dessas informações, seu modelo de negócio vai nascendo.

Há pouco tempo, eu mesma fiz meu modelo de negócio novamente, após 10 anos. Sabe por quê? Porque o mercado muda. Ele está sempre se atualizando, então, é necessário entender para onde ele está indo e ficar à frente em relação a essas tendências.

Junto do modelo de negócio, existe um documento que se chama plano de negócios. O nome pode parecer burocrático, mas não é tão difícil e você precisa fazer. Mas o que é isso? Basicamente, você vai trazer informações de estudo de mercado: o que vai montar, quanto vai custar, quanto vai precisar etc.

E, sim, planeje a abertura do seu Pet Shop. A grande maioria pega um dinheiro que tem guardado, independentemente do valor, e entra nesse processo sem saber se aquela quantia vai dar. E, geralmente, não dá. Sabe o que acontece em seguida? A pessoa precisa abrir porque já gastou tudo e está no meio do caminho.

É óbvio que começar dessa forma é infinitamente mais cansativo, difícil, doloroso, e há uma grande tendência de esse Pet Shop já nascer “morto”.

Quando você começa corretamente, é muito difícil seu Pet Shop dar errado, sabe por quê? Você estudou, planejou, é possível até estimar quando você vai atingir seu ponto de equilíbrio(quando você consegue faturar o suficiente para pagar as contas da empresa). Isso não é fórmula mágica. É planejamento!

DICA EXTRA

Aprenda a fazer o marketing do seu Pet Shop. Imagine que você segue todos esses cinco passos que acabei de citar, à risca. Ok! Mas nós precisamos de pessoas e de movimento para que o seu negócio aconteça. Sem “ser visto”, seu Pet Shop não vai ser um sucesso.

Seguindo esses passos, tenho certeza de que você vai começar certo, pois a grande maioria não começa assim. Prefere aprender em movimento e ver o que acontece.

Com planejamento, as chances de o seu Pet Shop se destacar no mercado são enormes.


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