Não é à toa que o Mercado Pet continua como o segmento que mais cresce no Brasil, afinal, o que não falta é modelo de negócio para empreender. Quando o assunto é Pet Shop, há um mundo de possibilidades a ser explorado. E, hoje, vou apresentar 5 tipos de negócios altamente lucrativos. Leia, inspire-se e veja qual modelo de Pet Shop mais combina com você!
1 - Pet Shop on-line
Se eu fosse montar um Pet Shop hoje e tivesse pouco investimento, começaria com um Pet Shop on-line. A propósito, eu tenho muitos alunos que iniciaram desse jeito e deram super certo!
Você pode estar se perguntando “tá, Amanda, mas como eu monto um?”. O primeiro passo é criar uma conta no Instagram para o seu Pet Shop, ainda que não tenha uma loja física, e começar vendendo seus produtos por lá.
É claro, você vai precisar comprar mercadorias para vender. Negociar com fornecedores, fazer um investimento. A parte mais legal desse modelo de negócio é que não há necessidade de investimento em um ponto, como no caso de uma loja física. Você pode começar seu Pet Shop na sua casa, com o que você tem disponível.
Dica de ouro: se você almeja entrar no mercado com um Pet Shop on-line, mas pretende montar uma loja física no futuro, trabalhe muito bem seu modelo de negócio para que ele seja o mesmo quando sair do ambiente virtual.
Dessa forma, você já terá clientes fiéis à sua marca! Quando estamos falando do mesmo Pet Shop, jamais atenda um público no Instagram e outro na loja física. É um desperdício financeiro tremendo!
2 - Loja física
Muita gente pensa que para entrar no Mercado Pet é preciso ter banho e tosa, consultório etc. Mas, não! A loja física é um modelo de negócio que tem como foco a venda de produtos.
Seja ração, camas, brinquedos, petiscos etc. O que você vai oferecer também vai depender do público que irá atender. A diferença aqui, em relação a uma loja on-line, é a necessidade de um ponto. Ou seja, um lugar para funcionar. E esse local, para dar lucro, precisa estar estrategicamente posicionado.
A escolha do ponto é apenas um dos muitos pilares que sustentam um Pet Shop. Já adianto que ele não é o primeiro, mas não se preocupe, com o conhecimento adequado, não há erros! Seu negócio será um sucesso.
3 – Banho e tosa em domicílio
Esse é um formato de banho e tosa que vem ganhando cada vez mais espaço no Mercado Pet, sabiam? Muitas vezes os tutores não querem levar seus cães até o Pet Shop, então contratam banhistas e tosadores para fazerem o serviço em casa.
Nesse modelo de negócio, é necessário o investimento em equipamentos como banheira, secador, máquinas para tosas, soprador, e claro, um curso de banho e tosa.
Mas o retorno financeiro que um banho e tosa em domicílio pode te dar é altamente lucrativo.
4 – Banho e tosa em casa
Nesse modelo de negócio, tudo o que você vai precisar é de um espaço na sua casa e os equipamentos para realizar o serviço (banheira, secador, máquinas para tosas e soprador). Também é preciso um curso de banho e tosa para começar a oferecer esse serviço. O retorno financeiro também é altamente lucrativo.
5 – Loja + banho e tosa
Ao optar por oferecer o banho e tosa junto com uma loja física, é necessário fazer o investimento em todos os equipamentos que citamos acima, além da contratação de funcionários capacitados para realizar esse serviço. É um dos modelos de negócio mais tradicionais que encontramos no mercado.
Que uma coisa fique clara, gente, não existe melhor ou pior modelo de negócio. Existe aquele que mais combina com você. Nada te impede de começar, por exemplo, com um Pet Shop on-line e migrar para uma loja física + banho e tosa. Como eu disse lá no começo: há uma infinidade de modelos de negócio para se explorar. Entrando do jeito certo, com as estratégias corretas, é só acreditar que o sucesso vem!!!
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
Boleto