Amanda Simões

Acabe com a rotatividade de funcionários no seu Pet Shop seguindo essas dicas

Escrito por Amanda Simões

19 ABR 2023 - 07H00

“Pessoas precisam de pessoas”. Esse é o pensamento básico de qualquer empreendedor de sucesso. Sendo assim, um dono de Pet Shop que almeja a lucratividade precisa entender que não chegará muito longe sozinho, pois nem sempre estará presente no próprio negócio.

Enfim, entramos no assunto de hoje: funcionários!

Do mesmo jeito que existem bons colaboradores, há quem não se enquadra no perfil que você busca. Conclusão: acaba não sendo uma tarefa fácil encontrar a pessoa “perfeita”. Mas estamos falando de um Pet Shop, e dependendo do seu modelo de negócio, você não precisará de apenas um funcionário. Precisará de uma equipe.

Se já é difícil encontrar uma pessoa, imagina cinco, seis ou mais? É desafiador, mas é possível. Vamos imaginar que a sua equipe esteja redonda, trabalhando intensamente, até que um ou dois recebem outra proposta e pedem para sair?

Lá se vai seu trabalho de capacitar o funcionário. Voltamos, então, à estaca zero. Eu mesma já passei por isso e encontrei uma forma de acabar a rotatividade de colaboradores nos meus Pet Shops. Vou compartilhar algumas dicas importantes, para evitar que isso aconteça no seu negócio.

Tudo começa pelo ambiente de trabalho

Sabe aquele ambiente de trabalho incrível, que você chega bem todos os dias e tem vontade de trabalhar? Seu Pet Shop é assim? Se não, comece uma avaliação a partir desse ponto.

Faz toda a diferença estar em um ambiente que te motive. Se você tem problema de rotatividade de funcionários, experimente trabalhar esse ponto dentro do seu Pet Shop.

Você é um bom líder?

Ser um bom líder é algo imprescindível para se ter uma equipe que queira trabalhar com você.

Hoje em dia, é fundamental assumirmos uma postura de liderança dentro da nossa empresa para alcançarmos o sucesso. Se você sente dificuldade em ter uma equipe engajada pela rotatividade de funcionários, saiba que isso faz parte do negócio, mas não pode ser uma regra, ok?

Então, seja um bom líder para conseguir motivar sua equipe.

O funcionário que você quer tem o perfil da vaga?

Não basta qualificar o funcionário só na hora da contratação. Hoje em dia, cada vez mais empresas estão apostando no perfil certo para seus negócios.

Que tipo de equipe você busca hoje para seu Pet Shop? Entenda o perfil de cada pessoa, e se esse perfil se encaixa na vaga que você está oferecendo. Assim, as chances de alcançar as expectativas são maiores.

Seja admirado, e não temido

Lidere sua equipe do Pet Shop por admiração, e não por medo! Isso é fundamental para o crescimento do seu negócio, sabe por quê?

As pessoas precisam seguir suas coordenadas e ordens porque elas te admiram, e não por receio de você. Não lidere pelo medo, sendo uma pessoa intransigente. Se você consegue liderar pelo exemplo, as pessoas vão te admirar e querer trabalhar com você. Essa é a chave de um bom relacionamento entre um líder e sua equipe.

Sem perceber, colocando isso em prática, notei que a minha equipe se manteve por anos. E se você passa por isso no seu Pet Shop, siga essas dicas. Depois, vá lá no meu Instagram @amandamigliolisimões me contar se deu certo!

Até a próxima! 

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