Eu não conheço nenhuma pessoa que não ame novidades, ainda mais quando estamos falando de Pet Shops. Todos os dias, as marcas lançam coisas novas, tendências, brinquedos, petiscos, serviços e produtos que deixam qualquer tutor com a sensação de desejo!
Se você souber aproveitar a tentação do seu cliente e organizar um lançamento bombástico, vai juntar a fome com a vontade de comer. O resultado disso é sempre o mesmo: lucro para o seu negócio.
Neste artigo, vou ensinar a fazer um lançamento impossível de ser ignorado. Siga esse passo a passo e veja a mágica acontecer.
Sem antecipação, não rola!
Sabe por que muitos lançamentos dão errado? Porque as pessoas simplesmente não estavam preparadas para eles. Essa é a verdade que ninguém te conta! Sendo assim, preparar o cliente para uma receber uma novidade é o passo zero para se conseguir êxito em um lançamento.
Chamamos isso de antecipação. Você vai aquecer o público para receber esse novo produto ou serviço. A maneira mais eficaz de fazer isso é usando as redes sociais!
Com sete dias de antecedência à data do lançamento (pelo menos cinco), você iniciará uma campanha de antecipação gerando suspense sobre a novidade.
Um exemplo de Stories:
“Gente, vocês não fazem ideia do que acabou de chegar pra mim aqui no Pet Shop. Eu recebi uma linha nova (do produto ou serviço em questão) que vai revolucionar o Mercado Pet. É sério! É tão surreal, que eu decidi fazer uma live de lançamento desse produto. Vai acontecer daqui uma semana”.
No trecho acima, trabalhamos a antecipação com um bom prazo, e despertamos a curiosidade dos seguidores. A ideia é deixar o cliente perguntando “meu Deus, o que é, preciso saber”.
Crie uma narrativa
Durante essa semana de lançamento, você precisa criar uma narrativa para que as pessoas fiquem conectadas e sintam vontade de participar. O que seria isso? Você vai dar alguns spoilers do que é essa novidade, dicas, os benefícios que ela irá proporcionar aos pets e seus diferenciais.
Crie campanhas para que os clientes não tirem essa ideia da cabeça. Abuse da criatividade no Instagram criando caixinhas de perguntas, por exemplo:
“O que você acha que é a novidade?”
“O que você gostaria que fosse?”
Interaja! Durante toda a semana, você aquecerá sua audiência com esse mistério. Quando o grande dia chegar, todos estarão prontos para receber a novidade.
Atraia pessoas para a live
Divulgue, durante a antecipação, que quem estiver ao vivo no dia do lançamento, participará de um sorteio. Terá uma oportunidade especial para adquirir o produto com um preço exclusivo. Mas essa condição só valerá para quem estiver assistindo à live.
Estimule as pessoas a divulgarem sua marca.
“Quem compartilhar esse reels nos stories e marcar a gente, vai ganhar um cupom de desconto na live”.
Dica de ouro
Faça um formulário no google forms e estimule com presentes ou descontos as pessoas responderem esse formulário. Nele, pergunte aos clientes: “qual é a grande novidade que vamos revelar no dia tal?”, ou “por que você merece esse produto exclusivo?”. E claroooo, aproveite para pedir o nome, e-mail e o WhatsApp.
A partir desse formulário, você terá uma lista de contatos. O próximo passo será ativar esses contatos. Isso pode ser feito de várias formas: chamando as pessoas para participarem ao vivo, enviar convites por e-mail, criar um Grupo Vip no WhatsApp etc.
Uma oportunidade única
É muito importante que você bata nessa tecla todos os dias durante a antecipação, dizendo que quem não estiver AO VIVO na live de lançamento, perderá uma grande chance. As pessoas, então, vão se programar para não perder a live.
Todos os dias, nos stories, coloque um relógio para que os clientes ativem as notificações. Peça para que eles façam isso!
Grupo Vip no WhatsApp
Essa é a segunda dica de ouro deste artigo. Crie um Grupo Vip no WhatsApp. Todas as vezes que você falar sobre esse lançamento nos stories, convide o seguidor para fazer parte do grupo.
“Quer ser avisado sobre a live? Então, faça parte do nosso Grupo Vip. Vamos dar todos os avisos por lá, para que você não perca nada”.
No momento em que a live começar, mande o link no grupo. Dessa forma, você não perde a audiência que aqueceu durante os sete dias de antecipação.
Tráfego pago
Patrocine os stories, posts, reels, tudo o que você produzir sobre esse lançamento. Assim irá atrair mais pessoas para a live.
O grande dia!
Se você seguiu o passo a passo que ensinei aqui, pode ter certeza de que as pessoas ficarão loucas para comprar, mesmo sem saber o que é. Prepare um script para a sua live, anote os tópicos que vai abordar para não se perder.
Comece a transmissão recapitulando os diferenciais do produto ou serviço, o porquê do lançamento. Seja bem específico e explique claramente os benefícios daquela novidade. Você precisa dar ao cliente, uma razão verdadeira para que ele tenha o produto em casa.
Não esqueça de criar uma oferta irresistível para esse dia: preço especial para quem estiver assistindo, brindes, presentes e combos únicos.
Dica de ouro extra
Deixe claro para quem estiver assistindo, o que ela vai perder se não comprar a novidade. Essa pessoa precisa entender, realmente, o que está perdendo, e que se trata de uma oportunidade única para garantir a condição exclusiva.
Atenção!
Seguindo o passo a passo o que falei, você irá gerar uma expectativa muito grande nas pessoas. E você não só precisa atender essas expectativas, como também surpreender quem estiver assistindo à live.
Cuidado para não fazer um super auê, chegar na hora e ainda escutar “ai, era isso? Achei que fosse algo mais legal”.
Surpreenda!
Pós-lançamento
Terminou o lançamento e por acaso não vendeu o que esperava. Isso significa que a live foi ruim? Não! Agora você tem muitos contatos, graças ao formulário que fez no início, lembra?
Ative esses contatos do Grupo Vip, crie cupons de descontos e outras ações para que as pessoas que não compraram na live, comprem depois.
A grande sacada é aproveitar cada etapa dessa jornada, desde a antecipação até o final do lançamento.
Aplique esse passo a passo e tenha um lançamento bombástico como nuncaaaa teve!!
Depois vai lá no meu Instagram me contar como foi: @amandamigliolisimoes.
Sucesso!
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