Eu não conheço nenhuma pessoa que não ame novidades, ainda mais quando estamos falando de Pet Shops. Todos os dias, as marcas lançam coisas novas, tendências, brinquedos, petiscos, serviços e produtos que deixam qualquer tutor com a sensação de desejo!
Se você souber aproveitar a tentação do seu cliente e organizar um lançamento bombástico, vai juntar a fome com a vontade de comer. O resultado disso é sempre o mesmo: lucro para o seu negócio.
Neste artigo, vou ensinar a fazer um lançamento impossível de ser ignorado. Siga esse passo a passo e veja a mágica acontecer.
Sem antecipação, não rola!
Sabe por que muitos lançamentos dão errado? Porque as pessoas simplesmente não estavam preparadas para eles. Essa é a verdade que ninguém te conta! Sendo assim, preparar o cliente para uma receber uma novidade é o passo zero para se conseguir êxito em um lançamento.
Chamamos isso de antecipação. Você vai aquecer o público para receber esse novo produto ou serviço. A maneira mais eficaz de fazer isso é usando as redes sociais!
Com sete dias de antecedência à data do lançamento (pelo menos cinco), você iniciará uma campanha de antecipação gerando suspense sobre a novidade.
Um exemplo de Stories:
“Gente, vocês não fazem ideia do que acabou de chegar pra mim aqui no Pet Shop. Eu recebi uma linha nova (do produto ou serviço em questão) que vai revolucionar o Mercado Pet. É sério! É tão surreal, que eu decidi fazer uma live de lançamento desse produto. Vai acontecer daqui uma semana”.
No trecho acima, trabalhamos a antecipação com um bom prazo, e despertamos a curiosidade dos seguidores. A ideia é deixar o cliente perguntando “meu Deus, o que é, preciso saber”.
Crie uma narrativa
Durante essa semana de lançamento, você precisa criar uma narrativa para que as pessoas fiquem conectadas e sintam vontade de participar. O que seria isso? Você vai dar alguns spoilers do que é essa novidade, dicas, os benefícios que ela irá proporcionar aos pets e seus diferenciais.
Crie campanhas para que os clientes não tirem essa ideia da cabeça. Abuse da criatividade no Instagram criando caixinhas de perguntas, por exemplo:
“O que você acha que é a novidade?”
“O que você gostaria que fosse?”
Interaja! Durante toda a semana, você aquecerá sua audiência com esse mistério. Quando o grande dia chegar, todos estarão prontos para receber a novidade.
Atraia pessoas para a live
Divulgue, durante a antecipação, que quem estiver ao vivo no dia do lançamento, participará de um sorteio. Terá uma oportunidade especial para adquirir o produto com um preço exclusivo. Mas essa condição só valerá para quem estiver assistindo à live.
Estimule as pessoas a divulgarem sua marca.
“Quem compartilhar esse reels nos stories e marcar a gente, vai ganhar um cupom de desconto na live”.
Dica de ouro
Faça um formulário no google forms e estimule com presentes ou descontos as pessoas responderem esse formulário. Nele, pergunte aos clientes: “qual é a grande novidade que vamos revelar no dia tal?”, ou “por que você merece esse produto exclusivo?”. E claroooo, aproveite para pedir o nome, e-mail e o WhatsApp.
A partir desse formulário, você terá uma lista de contatos. O próximo passo será ativar esses contatos. Isso pode ser feito de várias formas: chamando as pessoas para participarem ao vivo, enviar convites por e-mail, criar um Grupo Vip no WhatsApp etc.
Uma oportunidade única
É muito importante que você bata nessa tecla todos os dias durante a antecipação, dizendo que quem não estiver AO VIVO na live de lançamento, perderá uma grande chance. As pessoas, então, vão se programar para não perder a live.
Todos os dias, nos stories, coloque um relógio para que os clientes ativem as notificações. Peça para que eles façam isso!
Grupo Vip no WhatsApp
Essa é a segunda dica de ouro deste artigo. Crie um Grupo Vip no WhatsApp. Todas as vezes que você falar sobre esse lançamento nos stories, convide o seguidor para fazer parte do grupo.
“Quer ser avisado sobre a live? Então, faça parte do nosso Grupo Vip. Vamos dar todos os avisos por lá, para que você não perca nada”.
No momento em que a live começar, mande o link no grupo. Dessa forma, você não perde a audiência que aqueceu durante os sete dias de antecipação.
Tráfego pago
Patrocine os stories, posts, reels, tudo o que você produzir sobre esse lançamento. Assim irá atrair mais pessoas para a live.
O grande dia!
Se você seguiu o passo a passo que ensinei aqui, pode ter certeza de que as pessoas ficarão loucas para comprar, mesmo sem saber o que é. Prepare um script para a sua live, anote os tópicos que vai abordar para não se perder.
Comece a transmissão recapitulando os diferenciais do produto ou serviço, o porquê do lançamento. Seja bem específico e explique claramente os benefícios daquela novidade. Você precisa dar ao cliente, uma razão verdadeira para que ele tenha o produto em casa.
Não esqueça de criar uma oferta irresistível para esse dia: preço especial para quem estiver assistindo, brindes, presentes e combos únicos.
Dica de ouro extra
Deixe claro para quem estiver assistindo, o que ela vai perder se não comprar a novidade. Essa pessoa precisa entender, realmente, o que está perdendo, e que se trata de uma oportunidade única para garantir a condição exclusiva.
Atenção!
Seguindo o passo a passo o que falei, você irá gerar uma expectativa muito grande nas pessoas. E você não só precisa atender essas expectativas, como também surpreender quem estiver assistindo à live.
Cuidado para não fazer um super auê, chegar na hora e ainda escutar “ai, era isso? Achei que fosse algo mais legal”.
Surpreenda!
Pós-lançamento
Terminou o lançamento e por acaso não vendeu o que esperava. Isso significa que a live foi ruim? Não! Agora você tem muitos contatos, graças ao formulário que fez no início, lembra?
Ative esses contatos do Grupo Vip, crie cupons de descontos e outras ações para que as pessoas que não compraram na live, comprem depois.
A grande sacada é aproveitar cada etapa dessa jornada, desde a antecipação até o final do lançamento.
Aplique esse passo a passo e tenha um lançamento bombástico como nuncaaaa teve!!
Depois vai lá no meu Instagram me contar como foi: @amandamigliolisimoes.
Sucesso!
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
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