Não é novidade que o Mercado Pet é um segmento em constante ascensão. A cada pesquisa realizada, um novo recorde. A procura por produtos e serviços relacionados a Pet Shops só aumenta. Isso torna o ramo irresistível para quem quer empreender, mas saiba que nem tudo são flores.
Quando o assunto é Pet Shop há dois tipos de empreendedores: quem deseja montar um negócio do zero e quem já tem uma loja. Por dia, recebo milhares de perguntas desses dois públicos.
“Quanto custa montar um Pet Shop?”, “qual é o primeiro passo?", "já tenho um negócio em funcionamento, mas só dá prejuízo. O que devo fazer?”. Assim por diante. Por isso, reuni alguns erros que impedem um Pet Shop de lucrar. E isso vale tanto para quem já tem loja quanto para quem quer montar do zero.
Começar sem um modelo de negócio definido
Acho que esse é o principal erro. Porque a falta de um modelo de negócio claro faz surgir uma avalanche de problemas.
Definir um modelo de negócio não é tão difícil. Basta responder à seguinte pergunta: o que seu Pet Shop irá oferecer?
-Somente loja
-Loja e banho e tosa
-Loja, banho e tosa e consultório
-Loja e consultório
-Loja e e-commerce
-Somente consultório
-Banho e tosa em casa
-Banho e tosa em domicílio
-Pet Shop on-line
Há uma infinidade de modelos de negócio no Mercado Pet e isso é algo muito bacana. Definir o seu é crucial, pois essa informação clara permitirá que você trace estratégias específicas para o seu negócio e calcule, entre outras coisas, o valor inicial a ser investido, o tamanho do ponto ou se haverá a necessidade de um local em um primeiro momento, já que você pode começar um Pet Shop on-line na sua casa.
Não saber quem é o público-alvo
Já escutou aquela frase “quem atira para todos os lados não acerta ninguém?”. É o que acontece quando não se conhece o público-alvo.
Comprar de tudo um pouco para atender todos os públicos é um erro gravíssimo e pode ser o motivo de o seu estoque estar encalhado. Mesmo donos de Pet Shops com anos de experiência cometem esse erro.
Após escolher seu modelo de negócio, o segundo passo é definir seu público-alvo. Será classe A, B, C? Qual é a faixa-etária dos clientes que você quer alcançar? Respondendo a essas perguntas, será possível comprar um estoque certeiro, com produtos específicos para o público que seu Pet Shop decidiu atender.
Muita gente não faz isso e, como consequência, tem prejuízos gigantescos.
Só se preocupa com gestão quando está no vermelho
Fazer a gestão do próprio negócio é o básico que a maioria ignora. É conhecer seu Pet Shop em números, exemplo:
-Qual é o produto mais vendido no seu Pet Shop? Que mais te traz lucro?
-Qual é o produto menos vendido?
-Qual é o seu produto estratégico? (aquele que você tem só para atrair os clientes, mas não traz tanto lucro assim?)
-Até quanto você pode comprar?
-Qual é a área dos seu Pet Shop que mais lucra?
Para responder a essas perguntas corretamente, você precisa enxergar o seu Pet Shop em números. E a grande maioria não consegue isso.
Quando a gestão é feita do jeito certo, é possível identificar, entre outras coisas, produtos que estão muito caros e dando prejuízo; se a taxa do cartão de crédito está alta demais; como estão as despesas - água, luz, o que pode ser economizado?
A partir do momento em que um empresário tem clareza sobre seus números, deixa de ver o próprio negócio de dentro de uma bola de neve e passa a enxergá-lo por cima, com uma visão de águia.
Não fazer nada para mudar
Quem quer resultados diferentes, precisa fazer coisas diferentes. Essa é a regra! Se você quer montar um Pet Shop, mas não sabe por onde começar, vive colocando empecilhos como: “não tenho dinheiro”, “o mercado está saturado”, não sairá do lugar nunca. Fato.
Da mesma forma que acontece com quem já tem um negócio em funcionamento “vou fechar porque só me dá prejuízo”, “A pandemia acabou com o meu Pet Shop”.
Ok, mas qual atitude diferente você tomou para sair dessa situação? Buscou conhecimento? Fez alguma coisa diferente ou cruzou os braços?
As pessoas precisam entender que o campo das reclamações está cheio e que os empresários que alcançaram o sucesso tiveram a coragem de ousar e sair da zona de conforto.
Se eu puder dar um conselho, comece hoje! Mude hoje. Não deixe para amanhã. E se você tem o sonho de montar um Pet Shop ou já tem um, não tenha medo de lutar por ele. Pode ter certeza de que um resultado diferente virá.
Eu vou falar mais sobre esses erros que impedem um Pet Shop de lucrar, de 3 a 6 de abril, durante o PetVerso – Onde os Pet Shops dão certo! Meu curso gratuito.
Você aprenderá os primeiros passos para entrar nesse mercado ou, se já tem um Pet Shop, vai entender o que é preciso fazer para aumentar seu lucro.
Serão 4 aulas recheadas de conteúdos valiosos, que você não encontra em nenhum outro lugar!
Para mais informações e inscrições acesse meu Instagram @amandamigliolisimoes.
Espero você!
Amanda Simões
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
Boleto