Amanda Simões

Por que ninguém comenta nos posts do meu Pet Shop?

Escrito por Amanda Simões

19 OUT 2022 - 07H00

Talvez nem passe pela sua cabeça que, por trás daquelas mil curtidas e quinhentos comentários do post de um perfil famoso que você segue, existe muito estudo e estratégia. Seria muito lindo postar qualquer coisa, ter curtidas, comentários, engajamento, clientes e vendas, né? Mas a realidade é bem diferente.

A verdade é que posts engajados precisam de um estudo profundo do seu público-alvo. Os posts são como uma conversa e o ideal é que seja um diálogo.

Para o diálogo acontecer (que no caso seria uma curtida ou comentário do seu seguidor), é necessário conhecer muito bem quem está do outro lado da tela.

Imagine que você acabou de conhecer alguém, muitas vezes aquele papo meio “aranha" no começo acaba se tornando uma conversa produtiva ao final, justamente porque ao longo da noite você foi conhecendo melhor a outra pessoa, encontrando afinidades e tudo começou a fluir de uma forma mais interessante.

Mas o contrário também acontece, você acaba de conhecer alguém e tenta diversos assuntos, mas nada tem continuidade. Talvez seja a falta de afinidade e acerto dos temas que ambos tenham interesse.

Voltando ao Instagram, se você não conhece seu público-alvo e só posta "dicas de google”, posts sem conexão, sem humanização e sem estratégia, você está entrando na segunda hipótese. Em vez de diálogo, muitas vezes, vira um monólogo. E a consequência no nosso mundo é a falta de conexão, que não atrai clientes novos, logo, vendas baixas.

A publicação de um produto no perfil do Pet Shop, por exemplo, pode trazer seguidores, curtidas, comentários etc. Tudo depende do objetivo da postagem. Hoje, vamos focar nos comentários e na construção de um “diálogo", pois as estratégias para cada ação são diferentes.

As palavras certas

Quando digo palavras certas, não me refiro apenas à ortografia (que por sinal é muito importante também). Quando se tem um público-alvo bem definido, você sabe como conversar com ele, quais palavras usar, como abordar e até que tipo de conteúdo ele vai gostar.

Vou dar um exemplo: ao me referir aos cães no perfil do Lord, usamos as palavras “doguinho”, “pets”, “dogs”. Jamais utilizamos “cachorro”. Essa palavra não está errada, mas descobri que meu público não gosta. Sendo assim, para gerar conexão com o meu cliente e alcançar o objetivo na publicação, uso as palavras certas.

A construção do post

Um comentário é o resultado de um post bem elaborado, que começa com um título impossível de ser ignorado, uma foto marcante e uma legenda com chamada para ação.

Título: Se não for um texto que chame a atenção, ninguém lê e ninguém comenta. Exemplo: vai postar algo sobre um banho a seco, jamais escreva apenas o nome do produto na tela (muita gente faz isso).

Um título impossível de ser ignorado seria: “Aprenda como deixar seu doguinho limpo e cheiroso seguindo esse passo a passo”

Aqui, estamos propondo uma solução para o seguidor (é isso que ele busca). No decorrer do post, você precisa entregar um conteúdo de qualidade e cumprir o que prometeu.

Foto: Uma foto incrível é a parte mais importante do post. Como estamos falando de um banho a seco, além da foto do produto em si, faça uma montagem com um antes x depois, capriche no enquadramento e distribua cada elemento de forma harmoniosa.

Legenda: Se você quer comentários, convide seu seguidor/cliente para participar do post. Chamamos isso de “chamada para ação”. Alguns exemplos:

“Quem aqui já experimentou esse produto??? Responda nos comentários”
“Quem aqui também ama o banho a seco???”
“Marque o amigo que vai dar um desses de presente pra você”

Quando você faz isso, estimula quem lê a comentar. Claro que todo o resto precisa estar alinhado. Mas, basicamente, o comentário estimula outras pessoas a compartilharem suas experiências e isso aumenta o engajamento da sua publicação.

Com essas dicas, você pode começar a ver mais resultados nos seus posts. Mas lembre-se, testar é fundamental! Teste muitoooo, entenda os erros, corrija-os e repita os acertos.

Aos poucos, suas redes sociais começam a ser mais atrativas, geram mais engajamento e o seu seguidor estará pronto para se tornar um cliente!!

Se quiser mais conteúdos como esse, é só acessar o meu perfil no Instagram - @amandamigliolisimoes

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