Juliana Damasceno

5 DICAS PARA REDUZIR A QUEDA DE PELOS DOS SEUS GATOS

Em períodos de troca de estações a frequência da queda de pelos aumenta em nossos pets, confira essas dicas para reduzir a queda de pelos dos gatos em casa.

Escrito por Juliana Damasceno

01 MAR 2023 - 07H00 (Atualizada em 01 MAR 2023 - 16H30)

Por mais que os gateiros já estejam acostumados com a grande frequência de pelos nas roupas e na casa, a queda de pelos acaba sendo um inconveniente não só para tutores, mas também para os felinos. Além da formação de bolas de pelos no estômago, a queda excessiva pode ser sinal de falta de saúde e bem-estar dos gatos. Entre estações é comum que haja mais pelo pela casa, pois os gatos trocam suas camadas para se protegerem mais no frio, ou para se refrescarem mais no verão. Mas será que a queda de pelos do seu gato está em uma quantidade normal? Como fazer para manter as trocas com menos quedas e assegurar a saúde dos gatos?

Seguindo as dicas abaixo você reduzirá a queda e proporcionará mais saúde física e mental para seus felinos:

Check-up: para detectar se a queda está em uma quantidade normal para seu gatinho, o ideal é que o acompanhamento veterinário esteja em dia. Muitas questões de saúde podem estar ligadas a saúde dos pelos. Por isso, se o pelo do seu gato estiver opaco, com descamações, excesso de oleosidade, com falhas ou apresentando queda, procure um veterinário para examiná-lo;

Alimentação de qualidade: a nutrição do seu felino refletirá na saúde da pelagem, falta de nutrientes pode levar a quedas e demais condições de pele e nos pelos. Procure fornecer uma alimentação que atenda as necessidades de hidratação do seu gato, assim como forneça os nutrientes adequados em relação à idade e condição clínica para seu felino. Veterinários e profissionais especializados em nutrição pet poderão lhe orientar a melhor alimentação para seu gato;

Escovação positiva: a escovação é uma das chaves essenciais para a manutenção da pelagem dos gatos. O ideal é que seja realizada de maneira a ser prazerosa para os gatos, com uma escova confortável, como a de duplas cerdas, por exemplo (FIG 01). Escolha um local e horário tranquilo para seu felino, mantenha-o com as quatro patas no chão, evitando contê-lo, para os gatos ter controle é fundamental. Associe esse momento com carinhos nas áreas da cabeça, bochecha e queixo e ofereça um alimento favorito para que a atividade seja positiva. Realize a escovação pelo período que seu gato se sentir confortável, e repita em outra oportunidade, sempre de maneira positiva. Evite escovas como rasqueadeiras e furminator, que são desconfortáveis e podem retirar pelos que não estão mortos. A escovação é indicada pelo menos 3 vezes na semana, e para gatos de pelo longo até 5 vezes. O segredo é iniciar aos poucos e ir aumentando gradativamente conforme a aceitação pelo felino;

Não dar banhos: ao contrário do que muitos pensam, seu gato não precisa de banho, alguns raros casos são indicações veterinárias para banhos terapêuticos, do contrário seu gato está mais do que apto a realizar sua higiene corporal. Todos os felinos são dotados de especificidades para realizarem uma excelente higiene corporal como: língua com muitas espículas para retirada de sujidades e parasitas e maior deposito de saliva. A flexibilidade da coluna do gato permite que ele alcance todas as áreas do corpo e um padrão de limpeza das patas para esfregá-las na cabeça permite que ouvido, olhos e toda a região da face sejam minuciosamente higienizados. A falta de um padrão de limpeza de um gato indica que ele pode estar apresentando questões de saúde ou comportamentais. Gatos com dores articulares ou estressados, por exemplo, podem apresentam uma redução no padrão comportamental de limpeza. O banho além de ser estressante para os gatos, descaracteriza seus odores corporais, o que é extremamente importante para os gatos, que se comunicam através de odores corporais;

Qualidade de vida e bem-estar: a saúde física e mental do seu gato irá refletir em sua pelagem. Assim como comentamos sobre a importância da alimentação e saúde física a estimulação mental também é fundamental para que os pelos sejam sedosos e saudáveis. A queda de pelos pode ser sinal de estresse e ansiedade, por exemplo. Enriquecer o ambiente dos gatos com locais verticais para ocuparem, ter arranhadores ideias e momentos de estimulação de comportamento de caça com brinquedos, são algumas formas de estimular comportamentos naturais que são fundamentais para a saúde mental dos gatos. Um ambiente físico e social harmonioso também é imprescindível para que o bem-estar esteja em níveis elevados.

Seguindo as dicas acima, com certeza os gatos terão menos quedas de pelos e muito mais qualidade de vida. Queda excessiva de pelos pode ser um sinal de que algo não vai bem na saúde física e emocional do seu pet, portanto, sempre investigue com um veterinário e/ou comportamentalista para lhe auxiliar com as melhores orientações para seu felino. 


juliana damasceno header
Juliana Damasceno

Meus gatos estão brigando, e agora?

Gateiros frequentemente têm várias questões de comportamento e saúde. Gatos são sociais facultativos e não sociáveis como leões. Conflitos ocorrem por competição de recursos e adaptação inadequada. Para uma casa harmônica, ofereça recursos suficientes e faça introduções graduais.

juliana damasceno header
Juliana Damasceno

O que fazer para resgatar um gato arredio (arisco)?

Resgate de gatos arredios nas ruas requer paciência e cuidados. Prepare-se com caixa de transporte, alimentos atrativos e luvas. Aproxime-se gradualmente, evitando forçar contato. Após o resgate, opte pela esterilização e devolução ou encaminhe para adoção responsável. Gatos arredios necessitam de socialização gradual em ambientes seguros, estimulando positivamente.

juliana damasceno header
Juliana Damasceno

Gatos e visitas: o que fazer quando o felino tem medo de pessoas desconhecidas

Gatos escondem-se de pessoas desconhecidas devido ao instinto de autopreservação, relacionado à territorialidade. Esse comportamento, se não mitigado desde filhote, pode resultar em estresse e problemas de saúde. A sociabilização precoce é crucial para gatos confiantes. Dicas incluem associar visitantes a experiências positivas, criar refúgios adequados e recompensar avanços. Tutores devem evitar repreensões, promovendo um ambiente seguro. Para gatos adultos temerosos, é possível incentivá-los gradualmente a interagir com estranhos. A WellFelis oferece serviços especializados, garantindo o bem-estar dos gatos durante a ausência dos tutores. Gatos mais sociáveis são mais saudáveis e felizes, independentemente da idade.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Juliana Damasceno, em Juliana Damasceno

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.