A obesidade em gatos tem se tornado uma questão clínica e comportamental cada vez mais presente, estudos mostram que cerca de 80% dos felinos estão acima do peso. Fatores como a falta de gasto energético de qualidade, competição por alimento em casas multicat e um manejo alimentar inadequado, são os principais responsáveis por este resultado.
Mas qual é a melhor maneira de alimentar os gatos?
Na natureza os gatos são denominados como predadores oportunistas, ou seja, predam toda e qualquer presa que houver disponível em seu ambiente (e for possível de ser predada). Geralmente, os gatos predam pequenos roedores, insetos, aves, répteis, etc. Essas presas possuem pouca quantidade de proteína, portanto para se nutrir de maneira satisfatória, eles precisam consumir várias pequenas presas. Portanto, além de oportunistas eles também são conhecidos como petiscadores, pois ao longo de todo o dia caçam e consomem pequenas presas. Em nosso dia a dia, ao fornecermos uma alimentação processada e industrializada, conseguimos promover uma alimentação balanceada em relação a suprir as necessidades nutricionais, no entanto na ausência da necessidade de caçar, os gatos consomem além do que precisam para sobreviver. Além disso, após o alimento estar fora da embalagem, ele perde nutrientes e suas propriedades de atratividade. Seria então a melhor maneira, porcionar as refeições?
Em um ambiente doméstico, comer pode ser uma das únicas atividades que os gatos realizam em seu dia a dia. E como na natureza caçar é uma das principais atividades, toda sua fisiologia e morfologia está direcionada à predação. Atuar no momento de se alimentar, torna-se importante para os felinos, além disso, em casas multicats pode haver disputa pelo alimento, localização ou quantidade, o que também pode ser um dos fatores para a obesidade.
Estudos mostram que quando os gatos possuem acesso livre ao comedouro, eles realizam pequenas porções em torno de 16 vezes em 2 horas. Uma pesquisa realizada em 2020, demonstrou que ao fracionar as refeições restringindo o alimento promoveu o aumento de agressividade entre os gatos, além de ter aumentado a compulsão alimentar quando o manejo retornou para à vontade.
Qual seria então a maneira ideal de oferecer a alimentação aos felinos domésticos?
Como bióloga e comportamentalista, recomendo que primeiramente a alimentação apropriada e a porção diária do alimento seja recomendado por um profissional da nutrição animal (veterinário, zootecnista, nutrólogo pet, etc), a partir dessa orientação, recomendo que o alimento esteja disponível para os gatos acessarem de acordo com seu próprio ritmo biológico e energético. Abaixo seguem as minhas dicas para que a nutrição do felino seja apropriada e enriquecida física e mentalmente:
Gostou das dicas? Seguindo essas recomendações, a alimentação do seu felino será mais ativa, menos compulsiva e muito mais divertida.
Aproveite e compartilhe esse texto com aquele amigo gateiro que precisa dessas informações.
Por:
Juliana Damasceno
Bióloga, Mestre e Doutora em Psicologia
Fundadora da Wellfelis Comportamento e Bem-Estar Felino
Referências Científicas:
Damasceno, Juliana, Gelson Genaro, and César Augusto Sangaletti Terçariol. "Effect of the presence of a person known to the cats on the feeding behavior and placement of feeders of a domestic cat colony." Journal of Veterinary Behavior 11 (2016): 31-36.
Delgado, Mikel, and Leticia MS Dantas. "Feeding cats for optimal mental and behavioral well-being." Veterinary Clinics: Small Animal Practice 50, no. 5 (2020): 939-953.
Dantas, Leticia MS, Mikel M. Delgado, Ingrid Johnson, and CA Tony Buffington. "Food puzzles for cats: feeding for physical and emotional wellbeing." Journal of feline medicine and surgery 18, no. 9 (2016): 723-732
Ligout, Séverine, Xuemei Si, Hanne Vlaeminck, and Sandra Lyn. "Cats reorganise their feeding behaviours when moving from ad libitum to restricted feeding." Journal of feline medicine and surgery 22, no. 10 (2020): 953-958..
Vou viajar, posso levar meu gato?
Gatos são territoriais e preferem ficar em casa. Cat sitters, como os da WellFelis, oferecem cuidados personalizados, garantindo conforto e saúde. Planeje com antecedência para férias tranquilas!
Brincar com o gato utilizando laser faz mal?
Gatos precisam simular caça para bem-estar; laser pode frustrar por ser inalcançável e levar a comportamentos repetitivos. Prefira brinquedos com "presa" que completem a caçada, como varinhas com penas.
Período Sensível em Gatos, o período crucial para a vida toda.
As primeiras semanas de vida são fundamentais para formação do indivíduo, entenda o que pode influenciar e como estimular seu gato neste período para que ele se torne um gato mais confiante e com bem-estar
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: