O transtorno psicológico de Alotriofagia, também conhecido como “Síndrome de Pica” acomete humanos e os pets. Essa síndrome é caracterizada pela mastigação e ingestão de objetos sem fundo nutricional como: plástico, papel, tecidos, brinquedos, fios, cabos, etc. Esse comportamento ocorre com uma frequência muito comum entre os gatos domésticos, mas não é um comportamento natural e pode estar associado a causas clínicas e comportamentais. Apesar de ainda ser pouco investigado pela ciência, este transtorno comportamental pode estar atrelado a fatores como: deficiências nutricionais, questões gastrointestinais, ansiedade, estresse, hiper-apego, ansiedade de separação, entre outros.
Em gatos os materiais mais comuns de serem ingeridos são: plásticos como sacolinhas de mercado ou embalagens no geral, papeis, elásticos de prender o cabelo, cordas, fios e elásticos de brinquedos, cadarços, cabos de energia, roupas, toalhas, mantas de micro-fibra, meias, panos no geral, pedaços de brinquedos deixados à disposição. O comportamento pode se iniciar com lambeduras ou sucção e evoluir para mastigação e ingestão.
O risco dessas ingestões é alto, podendo levar o gato a realização de cirurgias para retirada do corpo estranho ou até mesmo
Caso o seu gato apresente estes comportamentos evite repreender e punir, tentar impedir que o gato tenha acesso ao objeto ou puni-lo por ter ingerido o objeto apenas trará mais estresse e frustração podendo inclusive agravar o quadro. Siga as dicas abaixo:
Em casos de ingestão de objetos é importante manter o animal sob observação e leva-lo ao veterinário, as intervenções clínicas serão realizadas considerando a segurança para o gato.
Procure um comportamentalista, não basta apenas retirar o objeto, pois a reincidência tenderá a acontecer em um descuido, o comportamento de alotriofagia tende a ser compulsivo, podendo inclusive se agravar em frequência e intensidade com o tempo, por se tratar de um distúrbio comportamental a terapia comportamental felina é essencial para tratar a questão.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
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