Para os gateiros a chegada de um novo gato em casa gera um misto de emoções, principalmente quando há outros gatos na residência. Ao mesmo tempo que a chegada de um novo felino é sinal de alegria e afeto, há as diversas questões relacionadas à adaptação desse novo indivíduo aos demais da casa, e esse período pode ser desafiador para gatos e humanos.
Na natureza, gatos de diferentes origens se consideram inimigos e competidores de território e recursos como alimento, áreas de descanso seguras, assim como acesso a parceiros sexuais. Essa rivalidade não é diferente em ambiente doméstico. Quando temos gatos que já habitam a casa e trazemos outro felino de diferente origem eles poderão conflitar imediatamente ou emitir sinais mais sutis de desconforto que após algum tempo passam a gerar estresse e conflitos, que podem ser diretos (perseguições, patadas, vocalizações e brigas) ou indiretos (encaradas, bloqueios, isolamento, entre outros). A tensão e estresse social podem levar a outros problemas comportamentais e de saúde como: eliminação em local inadequado, agressividade com humanos, comportamentos compulsivos, cistite idiopática, questões gastrointestinais, etc.
Uma pesquisa realizada em 2020 por Elzerman e colaboradores detectou que as casas multi-cats (com mais de um gato) que apresentavam conflito entre os gatos, os primeiros sinais de agressividade foram perceptíveis desde a adaptação.
Já falamos aqui em nossa coluna sobre importantes passos para uma adaptação bem-sucedida (caso você esteja iniciando uma adaptação de um gato em uma casa com outro pet, confira a matéria neste link).
O processo de adaptação entre os gatos é de extrema importância para que eles tenham uma boa relação social, sem conflitos, mas muitas vezes pode ser desafiador para alguns tutores realizarem esses passos. Alguns tutores colocam em prática a adaptação gradativa, mas acabam não conseguindo uma relação harmoniosa entre seus gatos, o que podemos fazer a partir dessa situação? Abaixo estão algumas dicas importantes para que os gatos venham a ter uma relação harmoniosa sem conflitos:
O processo de adaptação de um novo gato pode ser lento, mas ele deve ser gradativo e por tempo indeterminado, pois é necessário que os felinos se sintam seguros em relação a esta convivência para que ela seja harmoniosa. Para que haja bem-estar social entre os gatos é importante que haja gradatividade, associações positivas e segurança, cada gato terá seu tempo e sua personalidade única impactando no processo.
Por:
Juliana Damasceno
Bióloga, Mestre e Doutora em Psicobiologia
Fundadora da Wellfelis Comportamento e Bem-Estar Felino
Pesquisa citada:
Elzerman, A. L., DePorter, T. L., Beck, A., & Collin, J. F. (2020). Conflict and affiliative behavior frequency between cats in multi-cat households: a survey-based study. Journal of feline medicine and surgery, 22(8), 705-717.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
Boleto