Juliana Damasceno

O que o empreendedor do mercado pet precisa saber sobre gatos?

Os gatos crescem cada vez mais nos lares brasileiros apontando uma tendência de mercado, mas o que o empreendedor precisa saber para conquistar gatos e gateiros?

Escrito por Pet Conecta Digital

16 AGO 2022 - 06H00 (Atualizada em 16 AGO 2022 - 10H19)

Os gatos já são a maioria da população pet em diversos países, e nos últimos anos esse crescimento também teve destaque aqui no Brasil. O mais recente censo pet nacional apontou um aumento na população felina, o que representou 6% a mais do que o crescimento de cães. A escolha do felino como novo animal de companhia está relacionada a fatores como: o aumento da popularidade do gato como um real companheiro, a facilidade de manejo e a alta adaptação dessa espécie à ambientes pequenos, como apartamentos.

Com o crescimento dos gatos nos lares surgem as necessidades do mercado em atender desses novos clientes que literalmente são exigentes. O mercado pet tratou por muitos anos o gato como um cão pequeno, com poucas alterações em formulações ou design de produtos para serem adaptados aos gatos, mas os tempos mudaram e agora é necessário que haja um direcionamento específico para as reais necessidades dessa espécie.

Gateiros, assim é a maneira como os tutores e amantes dos gatos se denominam, e assim como seus animais eles são tão exigentes e seletivos quanto seus felinos. Sim, os gatos são animais seletivos por natureza, por serem territoriais (determinam uma área de vida fixa) e por ocuparem uma posição de predadores de pequenos animais e serem presas de outros, eles são muito cautelosos ao se aventurarem em uma mudança de hábito. Em contrapartida, são animais muito curiosos e exploradores, justamente por necessitarem do controle do ambiente do território, assim inspecionam toda novidade presente nele, e quando esta novidade traz benefícios, logo eles a integram à rotina.

Mas o que os gateiros buscam para seus gatos?

A resposta é simples, mas a consequência dela nem tanto assim, eles buscam produtos que realmente sejam adequados para seus animais. Com o aumento da demanda para gatos no mercado pet, notamos uma crescente de itens para felinos nas gôndolas dos pet shops. No entanto, infelizmente nem todos esses produtos acumulados são eficazes para atender as necessidades dos gatos. Como resultado temos inúmeros itens dentre substratos sanitários, comedouros, escovas, caixas de areia, brinquedos, bebedouros, arranhadores, etc, que são inapropriados para atender as necessidades biológicas dos felinos. Muitos destes inclusive, podem até mesmo prejudicar a saúde dos gatos, como areias que não formam torrões, por exemplo. Um substrato sanitário inadequado pode levar o gato a apresentar problemas no trato urinário, eliminação em locais inadequados e até mesmo conflitos entre gatos da casa. Uma pesquisa científica realizada na França, revelou que quando possuem a opção de escolha os gatos irão preferir um substrato fino, aglutinante de origem natural (argila).

Diante desse fato precisamos ficar atentos, o desenvolvimento de produtos e serviços necessitam de embasamento técnico e científico sobre as reais necessidades dos felinos, em termos de sua biologia. Algumas marcas vêm se destacando nessa busca como é o caso da Pet Games, por exemplo. Uma empresa pioneira no mercado pet a desenvolver produtos que sejam idealizados com base nas necessidades comportamentais de cães e gatos, buscando proporcionar bem-estar aos animais. Em parceria, já desenvolvemos brinquedos (Varinha Cat), o primeiro comedouro ergonômico nacional para gatos (Cat Eat) e arranhadores que visam atender as condições anatômicas e o repertório comportamental dos gatos.

Gateiros são conquistados pelo reconhecimento dos seus amados gatos e pelo nível de conhecimento que a empresa possui sobre eles. Por terem permanecido por muito tempo de lado na representatividade de produtos e serviços, os gateiros presam muito por encontrarem produtos que sejam exclusivos para felinos. Além disso, quanto mais conhecimento a empresa traz a ele sobre seu animal, mais ele se fideliza a esta empresa.

Já a seis anos no mercado, a WellFelis Comportamento e Bem-Estar Felino é a primeira empresa nacional a prestar serviços exclusivos para o comportamento de gatos e cuidados na ausência de seus tutores, cat sitter. Nesses anos de experiência tivemos a percepção do aumento pela busca dos gateiros por conhecimento além da compreensão sobre hábitos e necessidades, mas também para a indicação de produtos efetivos e de real qualidade para seus animais.

Para conquistar gatos e gateiros precisamos compreender sobre o gato doméstico, sua origem, comportamentos, hábitos e como adequá-los a nossa rotina e ambiente humano oferecendo produtos e serviços que se comprometam em trazer soluções práticas e eficientes, mas que atendam as necessidades da espécie.

De olho na feira

Na próxima semana teremos a Pet South acontecendo nos dias 17, 18 e 19 de agosto, ao visitar um stand que contenha produtos para gatos, busque questionar as reais origens das pesquisas e embasamentos sobre o desenvolvimento de produtos e de quais maneiras foram testados e são indicados, quanto mais conhecimento for adquirido sobre os felinos, mais fidelização você terá de seus clientes gateiros.

http://institutopetbrasil.com/fique-por-dentro/amor-pelos-animais-impulsiona-os-negocios-2-2/
Villeneuve-Beugnet, V., & Beugnet, F. (2018). Field assessment of cats' litter box substrate preferences. Journal of Veterinary Behavior, 25, 65-70.

juliana damasceno header
Juliana Damasceno

O que fazer para resgatar um gato arredio (arisco)?

Resgate de gatos arredios nas ruas requer paciência e cuidados. Prepare-se com caixa de transporte, alimentos atrativos e luvas. Aproxime-se gradualmente, evitando forçar contato. Após o resgate, opte pela esterilização e devolução ou encaminhe para adoção responsável. Gatos arredios necessitam de socialização gradual em ambientes seguros, estimulando positivamente.

juliana damasceno header
Juliana Damasceno

Gatos e visitas: o que fazer quando o felino tem medo de pessoas desconhecidas

Gatos escondem-se de pessoas desconhecidas devido ao instinto de autopreservação, relacionado à territorialidade. Esse comportamento, se não mitigado desde filhote, pode resultar em estresse e problemas de saúde. A sociabilização precoce é crucial para gatos confiantes. Dicas incluem associar visitantes a experiências positivas, criar refúgios adequados e recompensar avanços. Tutores devem evitar repreensões, promovendo um ambiente seguro. Para gatos adultos temerosos, é possível incentivá-los gradualmente a interagir com estranhos. A WellFelis oferece serviços especializados, garantindo o bem-estar dos gatos durante a ausência dos tutores. Gatos mais sociáveis são mais saudáveis e felizes, independentemente da idade.

Marcela Barbieri_header
Marcela Barbieri

Coprofagia - distúrbio que vai além do comportamento

Muitos tutores e até Veterinários acreditam que o comportamento coprofágico está relacionado apenas à questões comportamentais. Porém, estudos mostram que a coprofagia na verdade pode sinalizar problemas graves que estão acontecendo no organismo do animal.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pet Conecta Digital, em Juliana Damasceno

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.