“Gatificar” é um termo utilizado para simbolizar a adequação do ambiente humano tornando-o mais apropriado para os gatos, principalmente em relação a locais elevados do solo para ocuparem.
Gatos necessitam ocupar locais elevados pois possuem um comportamento semi-arborícola na natureza, ou seja, se deslocam pelo solo, assim como, pelas copas das árvores para se protegerem de predadores e também para caçar pequenas aves.
A verticalização do ambiente beneficia os gatos atuando como um dos pilares fundamentais para o bem-estar da espécie, afetando diretamente a saúde física e emocional. Ocupar locais verticais e ideais estimula a execução de comportamentos naturais, promove oportunidade de escolha, controle do ambiente e confiança. Segue abaixo alguns dos benefícios da gatificação no bem-estar felino:
Ampliação do território: com a adição de locais verticais é possível tornar o espaço mais dinâmico e amplo, possibilitando mais áreas de ocupação. Além disso é possível o distanciamento seguro entre animais de espécies diferentes como cães e outros gatos, evitando assim o estresse social;
Refúgio seguro: a gatificação deve conter locais como tocas e nichos, onde os gatos se sintam protegidos e seguros para descansarem. Quando abrigados os gatos se sentem mais confortáveis para descansarem e também irão procurar essas localizações quando se sentirem ameaçados;
Controle dos arredores: em locais elevados como prateleiras, redes, passarelas, etc, eles conseguem avistar o território de cima, prevendo possíveis ameaças e perigos, isso estimula confiança e segurança no felino;
Atividade: percorrer por áreas elevadas auxilia no fortalecimento do tônus muscular, gasto de energia e se torna um local ideal para as brincadeiras de caça;
Marcação territorial: as gatificações devem conter arranhadores, que possibilitam que os gatos marquem seu ambiente por meio da arranhadura. Arranhar é um comportamento natural e deve ser expresso de maneira eficiente em arranhadores ideais.
Quando não adicionamos locais ideais para ocuparem, os gatos tenderão a percorrerem por nossos móveis como mesas, geladeiras, armários, estantes, parapeitos, etc. Além de ser algo que desagrada muitos tutores, a ocupação dos gatos nessas localizações em casa também pode ser muito perigosa, pois como não são projetadas para a espécie a acessibilidade, superfície, ergonomia, entre outros fatores, podem causar acidentes graves.
Com o crescimento do número de gatos no Brasil e no Mundo, muitas empresas que projetam Gatificações estão no mercado, no entanto muitas delas não atendem as reais necessidades felinas em termos de funcionalidade e segurança.
Para que os gatos tenham bem-estar com locais ideais para expressarem seus comportamentos naturais, devemos seguir importantes pré-requisitos.
Dicas para uma gatificação ideal
1) Ergonomia: devemos adicionar itens que sejam ergonômicos, ou seja, tenham a metragem ideal
e confortável para o tamanho dos gatos. Analise o tamanho do seu gato e considere que a prateleira ou nicho seja confortável para que ele consiga se movimentar ou deitar-se.
2) Localização: os gatos preferem estar sempre próximos aos seus tutores, por isso, dê preferência para as regiões da casa que você mais ocupa. O home-office e a sala por exemplo são ótimas localizações.
3) Acessibilidade: independente da idade do seu felino, facilite os acessos, apesar os gatos terem grande facilidade para pular e escalar, a descida sempre será impactante para as articulações, sendo extremamente importante preservá-las. Facilitar o acesso também permite que o gato saiba o caminho que deve percorrer na verticalização, viabilizando o uso dela de maneira intuitiva.
4) Rota de Fuga: construa sempre um percurso que permita que o gato suba e desça por diferentes rotas, para que sempre haja a possibilidade de fuga de uma situação inesperada. Inúmeros acidentes ocorrem quando gatos se sentem encurralados na verticalização, eles podem cair e sofrerem sérios traumas;
5) Funcionalidade: tenha objetivos com cada móvel, alguns serão para escalar, outros para descansar, subir, arranhar, observar o exterior (como camas e prateleiras de janela, por exemplo). Quando projetar algo que possui uma subida, tenha um objetivo de chegada, como por exemplo: degraus que levam até um nicho mais alto para descansar. Apenas "jogar" prateleiras na parede não será atrativo e nem funcional para seu felino.
6) Número de itens: em casas multicat (com mais de um gato) precisamos nos preocupar com a quantidade de móveis por gato, pois podem haver competição por eles. Essa competição pode ser expressiva ou silenciosa, sendo assim, alguns gatos se beneficiarão e outros não, o que se tornará o oposto do propósito da gatificação, que é proporcionar bem-estar.
Seguindo essas orientações, com certeza seus gatos serão beneficiados com as verticalizações expressando comportamentos naturais e aumentando os níveis de bem-estar.
Verticalizar o ambiente da maneira ideal para seu felino é proporcionar bem-estar e qualidade de vida para ele.
Por:
Juliana Damasceno
Bióloga, Mestre e Doutora em Psicobiologia
Fundadora da WellFelis Comportamento e Bem-Estar Felino
Desenvolvedora da Linha Wellfelis na https://www.cozygatos.com/linha-wellfelis
Móveis com Ergonomia, Design e Funcionalidade para seu Felino.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
Boleto