Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Acontece que muitos profissionais de adestramento ainda não sabem o real benefício dos comandos e até deixam de investir nessa estratégia. Na verdade, a maioria ainda tenta pular algumas etapas pra ir direto ao problema inserir correções pontuais.
A questão que envolve o ensinamento e a prática de comandos é muito mais do que apenas truques para divertir e mostrar pra pessoas da família. Os comandos são uma excelente forma de criar vínculo e melhorar o foco e a concentração do cachorro. Através dos comandos o cachorro pode entender realmente o que precisa ser feito. É uma linguagem única entre o humano e o animal. Perfeita pra ser utilizada em algumas situações como prevenção de problemas comportamentais.
Além disso, os comandos são uma excelente forma de estimular o sistema cognitivo. Estrutura essa que tem um papel importante na autorregulação emocional e consequentemente no tratamento de psicopatologias. Juntamente com os comandos, a prática diária com Enriquecimento ambiental, trabalho de faro e atividade física também contribuem significativamente pra conduzir neurotransmissores que são fundamentais para promover a saúde mental do paciente.
Por último, sabemos que a melhor forma pra extinguir os comportamentos indesejados pelos tutores, é se antecipando a eles e direcionando para um comportamento diferente. A melhor forma de fazer esse contra condicionamento é justamente através de comandos. Pra que isso tenha um resultado ainda mais efetivo, os comandos precisam ser primeiramente ensinados em ambiente de baixo estímulo e situação controlada para depois serem inseridos na antecipação mediante à determinados gatilhos e de forma gradual.
Quando aos tutores e adestradores perceberem os reais benefícios da prática diária de comandos com seus cães, tenho certeza de que veremos muito mais animais saudáveis espalhados por aí. E claro, não dá pra negar que também é superdivertido pra nós, humanos, praticar e dividir esse momento com o nosso amado pet.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
A curiosidade pode realmente “matar” o gato!
Você já deve ter ouvido esse ditado popular com certeza, mas você sabia que ele realmente faz jus ao comportamento da espécie...
Boleto