É muito comum na clínica que o Veterinário oriente o tutor na consulta pediátrica a não retirar o filhote de casa de jeito nenhum até que acabe a primovacinação. Acontece que essa orientação resulta em cães que crescem adquirido diversos problemas comportamentais que vão impactar a saúde e o bem-estar desse animal e da família pro resto da vida.
Atualmente a especialidade psiquiatria veterinária vem ganhando espaço nos atendimentos do país e o motivo disso tem relação direta com o impacto da falta de socialização adequada que os filhotes deveriam receber dentro de um período considerado ideal.
O melhor período pra sociabilização acontece a partir dos 50 dias do filhote e se estende até aproximadamente 5 meses. Nesse período o filhote está receptivo a diversos estímulos que deveriam ser apresentados a ele de forma gradual e com associações positivas. Acontece que infelizmente boa parte desse período coincide com a primovacinação, e muitos filhotes acabam sendo impossibilitados de vivenciar essa experiência, que na verdade é igualmente importante pra manutenção de saúde mental em longo prazo.
Os principais impactos de uma falha na sociabilização são animais inseguros, reativos, agressivos, ansiosos e com episódios obsessivo-compulsivos. As consequências disso são inúmeras. Muitos tutores acabam buscando ajuda com profissionais que não possuem uma capacitação adequada e acabam por piorar o quadro do animal. Alguns casos infelizmente resultam em abandono e até indicação de eutanásia.
Pra evitar tudo isso, a socialização segura é imprescindível. Essa técnica envolver apresentar estímulos pro animal sem colocar ele em contato físico a superfícies, animais ou mãos de pessoas desconhecidas. É possível levar ele no colo, carro, carrinho ou caixa de transporte para lugares calmos e com estímulos sendo apresentado de forma gradual. Uma outra opção que chegou recentemente no Brasil são as puppyclasses. Nelas, ocorrem encontros supervisionados entre filhotes ainda em período vacinal com vários protocolos de segurança e higiene.
Estudos comprovam os benefícios que uma sociabilização segura traz para a saúde do animal como um todo. Afinal, saúde é um pilar único, físico e mental. Não precisaríamos, na verdade nem deveríamos, ter que escolher qual poderíamos priorizar.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
Boleto