O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) vai realizar uma audiência pública, a primeira no âmbito de concentração de mercado, com o objetivo de debater a fusão entre Petz e Cobasi. A reunião vai ocorrer na próxima sexta-feira (17/10), às 14h, no plenário do órgão e contará com a presença das deputadas Gisela Simona (União - MT) e Taliria Petrone (PSOL- RJ), além de representantes do Procon SP, do Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo), do Instituto Caramelo (ONG de proteção animal) e outros nomes ligados ao setor pet e à causa animal.
A pauta surge logo após a ampliação do tempo de análise da operação pelo CADE, em setembro, devido à complexidade do processo. O relator do caso, José Levi Mello do Amaral Júnior, também solicitou ao Departamento Econômico a elaboração de novos estudos econômicos sobre a estrutura do mercado de varejo pet físico e online. Além disso, acionou mais de 200 empresas fornecedoras e concorrentes para avaliar os impactos da fusão das duas empresas.
Contexto
Esta não é a primeira vez que o tema foi discutido em Brasília. Em agosto, a fusão foi pauta na Câmara dos Deputados, em sessão pública promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e presidida pela deputada Gisela Simona, quando os riscos da formação do monopólio pet foram debatidos.
Petz e Cobasi são hoje os dois maiores concorrentes do mercado pet e os únicos que concorrem de forma efetiva entre si. A junção das duas empresas pode ter impactos significativos para 72% das famílias brasileiras que têm um pet em casa. Uma vez eliminada a concorrência entre as duas empresas, elas ficarão livres para aumentar preços e poderão pressionar fornecedores em benefício aos seus próprios interesses, impactando nas receitas dos tutores brasileiros e prejudicando o cuidado com o pet.
Serviço - Audiência Pública sobre os impactos da fusão entre as empresas Petz e Cobasi
Data: 17/10/25, sexta-feira
Horário: 14h
Local: Plenário - Cade (Brasília)
Assista online: Canal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade
CFMV apresenta a Comissão Nacional de Jovens Médicos-Veterinários com o objetivo de fortalecer profissionais em início de carreira
CFMV lança a Comissão Nacional de Jovens Médicos-Veterinários e Zootecnistas para integrar, valorizar e fortalecer profissionais em início de carreira, promovendo voz e protagonismo às novas gerações.
Halloween alerta para o preconceito e maus-tratos contra os felinos
No Halloween, o gato preto ganha destaque e alerta sobre maus-tratos e abandono. A GranPlus lança campanha com o mote “Eles pedem sabor, pedem GranPlus”, para combater preconceitos e incentivar a adoção.
Luxo pet-friendly: imóveis em São Paulo tornam espaços para cães e gatos item obrigatório
Com 168 milhões de pets no Brasil, empreendimentos de luxo em São Paulo tratam cães e gatos como moradores VIP, tornando áreas pet item obrigatório e valorizado no mercado imobiliário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: