A estética animal tem ganhado destaque no cenário global, e, sendo o terceiro país com mais pets no mundo, o Brasil não fica fora disso. O segmento de pet care, de produtos de higiene e bem-estar, cresceu 20% em 2022 e chegou a faturar R$ 3,3 bilhões, segundo o IPB (Instituto Pet Brasil).
Com o assunto em alta, surge um profissional, o Groomer, especializado em tosa e estética animal. Mas se engana quem pensa que o trabalho envolve um simples corte. Trata-se, na verdade, de um embelezamento do animal. O tosador esculpe a pelagem dos pets, usando máquina e tesoura, sempre atentando-se à forma do corpo, e ainda inclui adereços no fim. William Galharde, um dos mais conceituados do ramo explica. “O nosso país é a maior referência do mercado e isso acontece porque em nenhum outro lugar do mundo o animal toma 45 banhos por ano, só no Brasil.”
Ser o país dos Groomers faz do Brasil, além de referência no mercado, sede da maior competição de tosa e estética animal do mundo, o Mastergroom, realizado na PET South America, principal feira do segmento pet da América Latina. “O evento é astronômico, contamos com competidores de todos os estados do Brasil e de países como Argentina, Itália, Chile e Colômbia, totalizando cerca de 800 profissionais”, completa William.
Groomer profissional e bicampeão do Mastergroom na categoria poodle, Adailton da Silva, veio de Natal, Rio Grande do Norte, para participar de mais uma edição do evento, que terminou nesta sexta-feira, 16. “Participo da competição desde a primeira edição em 2017. É uma oportunidade incrível estar aqui. O campeonato está cada vez mais disputado, com profissionais muito qualificados, reflexo do crescimento do mercado.”
Claudete Silva, funcionária da Toca dos Bichos, que realiza banho em animais, esteve no evento e conferiu a disputa. “Essa é a primeira vez que eu assisto a um campeonato de grooming e me encantei. É muito trabalho, mas vale a pena, o resultado final fica lindo”.
Anvisa autoriza oficialmente prescrição veterinária de cannabis para tratamentos em animais
Anvisa autoriza veterinários a prescrever cannabis para uso terapêutico em animais, dando respaldo jurídico, impulsionando pesquisas, novos produtos e ampliando o acesso a tratamentos alternativos no setor.
Com alta do mercado pet no Brasil, Carrefour Property fortalece parceria estratégica com marcas do setor
Carrefour Property aposta no setor pet, já com 25 operações, ampliando parcerias e experiências integradas. Mercado segue em alta e impulsiona expansão.
Caso Petz+Cobasi: Deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) questiona estudo do CADE, critica pressão das empresas, e alerta para risco de alta de preços no mercado pet
Fusão Petz–Cobasi preocupa Talíria Petrone, que aponta desvantagem estrutural dos pequenos pet shops e risco elevado de concentração e aumento de preços no setor.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: