Código Personalizado
Notícias

Pets na cultura pop: há mais de cem anos animais conquistam as telonas por meio de personagens icônicos

Escrito por Caroline Pasternack

30 ABR 2025 - 09H00

Os pets e a cultura pop caminham juntos a muito tempo e fazem sucesso nas mais variadas formas, principalmente no cinema. Recentemente, uma animação que veio da Estônia - Flow - conquistou o mundo e levou o Oscar inédito ao país, influenciando até a raça de gatos pretos.

Marcando gerações, os animais estavam presentes em desenhos, histórias de quadrinhos, filmes e séries, conquistando protagonismo em diversas histórias. A primeira aparição de um cachorro nas telas de cinema foi em 1905, no filme “Rescued by Rover", o primeiro que criou a narrativa de “cão salvador”. O cão do filme, inclusive, foi protagonizado pelo pet do próprio diretor.

Um pouco depois, um dos personagens mais marcantes do cinema surgiu, o Rin Tin Tin, em 1922, um pastor alemão que até foi indicado a melhor ator por alguns dos críticos da época e também foi fundamental para eternizar a figura do cachorro como o melhor companheiro do homem.

Listamos abaixo alguns personagens mais emblemáticos dos cinemas.

  • Marley & Eu - A adaptação do livro de mesmo nome emocionou espectadores do mundo todo ao mostrar a relação entre um casal e seu labrador hiperativo que acompanha as etapas da família por vários anos.
  • Sempre ao Seu Lado - O clássico filme de companheirismo levou muita gente às lágrimas com a história real de Hachiko, um cão fiel que esperava seu dono na estação todos os dias, mesmo após a morte dele.
  • Beethoven - Já nas comédias, Beethoven apresenta um São Bernardo gigante que transforma a rotina de uma família suburbana em uma verdadeira aventura. Um clássico da Sessão da Tarde.
  • 101 Dálmatas - Um dos maiores sucessos da Disney foi adaptado para a versão live action, onde mais de 100 filhotes lutam contra a vilã Cruella de Vil.
  • Os Aristogatas - O clássico dos anos 1970 conta a história de uma família de gatos de elite que precisa enfrentar os desafios das ruas para voltar para casa.
  • Garfield - Um dos gatos mais queridos da cultura pop mostra seu cotidiano como um gato preguiçoso que adora lasanha e odeia segundas-feiras.
  • Gato de Botas - Surgiu como coadjuvante em “Shrek” e ganhou não só um, mas dois filmes solo — combinando charme, ação e muito humor.

Pets além dos clássicos

Além da presença de cães e gatos no cinema, no final dos anos 90 o mundo também se apaixonou por “Stuart Little”, um ratinho falante que é adotado por uma família humana e encara todo tipo de aventura. Já em “Procurando Nemo”, da Pixar, a história leva o espectador ao fundo do oceano para contar a jornada de um peixe perdido que tenta voltar para casa e reencontrar seu pai, com a ajuda de uma amiga sem memória.

Outro destaque é “Rio” (2011), animação que se passa no Brasil e conta a trajetória de Blu, uma arara azul domesticada que redescobre suas origens e aprende a voar — no sentido literal e figurado.

Independente do animal retratado, filmes com pets continuam conquistando audiências, fãs e contribuem para fortalecer a imagem dos animais como figuras de grande importância na rotina humana. Superando diferentes gerações, essas histórias tocam o coração de todas as idades.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Caroline Pasternack, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.