Por Panorama PET VET Em Panorama PET VET Atualizada em 04 AGO 2023 - 14H32

57% das distribuidoras pet esperam crescer dois dígitos




Praticamente seis em cada dez distribuidoras pet projetam crescimento acima de dois dígitos neste segundo trimestre. O otimismo persiste, embora fatores como a inflação e o avanço da concorrência dos e-commerces sejam vistos como sinais de alerta para o setor.

Esse resultado integra uma pesquisa promovida pela Andipet – Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos PET com seus pouco mais de 50 associados, que atualmente estão presentes em cerca de 80 mil pet shops.



“Desenvolvemos um sistema de captação de informações das empresas do segmento, que abastecerá uma plataforma com dados trimestrais sobre a atividade, ajudando inclusive a balizar nossas relações com a indústria e o varejo”, ressalta Paulo Cesar Maciel, presidente e associado fundador da entidade.

O levantamento aponta que 57,9% das distribuidoras pet acreditam em evolução no faturamento acima de 10%. Para 13,2%, o crescimento pode chegar a 30% e 10,5% preveem alta superior a 30%.

Distribuidoras pet

(projeção de alta no faturamento/ 2º tri 2023)




A percepção positiva do setor está diretamente associada aos recordes obtidos pelo mercado pet no ano passado, que movimentou mais de R$ 60 bilhões – desempenho 16,4% superior ao de 2021. Além disso, 48,7% dessa receita é proveniente dos pet shops pequenos e médios, que avançaram acima da média do setor e são os principais focos da operação das distribuidoras.

Distribuidoras pet alertam para inflação e concorrência

As distribuidoras pet, no entanto, mantêm o sinal de alerta a partir dos indicadores do primeiro trimestre. No período entre janeiro e março, 21% das empresas registraram recuo no faturamento em comparação ao mesmo intervalo de 2022. Outros 39,5% evoluíram somente um dígito.

Os atacadistas foram convidados a atribuir notas de 1 a 5 para os fatores que mais representaram travaram a performance. E a inflação apareceu como principal vilã, seguida pelo aumento da concorrência dos e-commerces e pelo avanço das megalojas.

Mas a alta no faturamento tende a ser menor em relação ao boom da pandemia, o que também foi mencionado pelos entrevistados.

Associação das distribuidoras pet apostam em plataforma comercial

Um dos investimentos da associação para dinamizar a atuação das distribuidoras passa pelo incentivo à digitalização das vendas. Para isso, a Andipet uniu-se à plataforma FlixPet e criou o aplicativo Conexão Pet Brasil.

A ferramenta já tem a adesão de mais de 80 empresas, entre fabricantes, clínicas veterinárias, laboratórios clínicos e groomers, entre outros profissionais da cadeia.

O app, disponível na Apple Store e no Google Play, tem como premissa interligar todo o ecossistema setorial, reduzindo custos e tempo necessários para pet shops pesquisarem conteúdos e efetivarem transações comerciais.

“Cada fornecedor terá um canal próprio, onde poderá expor produtos e serviços, criar conexões de negócio e difundir pesquisas ou tendências de mercado”, observa Paulo Gerhardt, CEO da FlixPet.

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