Código Personalizado
Notícias

Morango do “AUmor”, peixe de US$ 6 mil e soluções de IA são destaques na PET South America e PET VET 2025

Encontro gerou quase R$ 17 mi em negócios nacionais e internacionais

Escrito por Pet Conecta Digital

01 SET 2025 - 09H00

A edição 2025 da PET South America e da PET VET Expo, os principais eventos da indústria pet e de medicina veterinária da América Latina, celebrou 25 anos de história com novidades de impacto. Ao longo de três dias, cerca de 33 mil visitantes passaram pelos pavilhões do Distrito Anhembi, em São Paulo, reforçando a posição da feira como uma das principais referências globais do setor. Desse total, pouco mais de 16 mil pessoas correspondem à visitação da PET VET.

“Levar as feiras para um novo local foi um passo importante para acompanhar o crescimento do setor e oferecer uma estrutura à altura da PET South America e da PET VET. A quantidade de público registrada mostra que o mercado segue aquecido, com profissionais e empresas cada vez mais interessados em inovação, conhecimento e oportunidades de negócios”, afirma Guilherme Martinez, Diretor de Negócios do Núcleo Pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento.

Com pavilhões lotados, a feira reuniu os principais players do mercado e novos empreendedores que apresentaram soluções em produtos, serviços e tecnologia para o cuidado com os animais de estimação. O evento também foi palco de rodadas de negócios nacionais e internacionais, que movimentaram cifras expressivas.

A primeira rodada aconteceu na abertura do evento, dedicada à PET VET Expo. Foram realizadas 290 reuniões, com a participação de 12 expositores e 58 compradores. Em duas horas, o valor gerado em negócios chegou a quase R$ 12 milhões.

A Cardios, referência no desenvolvimento de analisadores digitais de holter e monitores de pressão arterial – e estreante na rodada – comemorou os resultados. “A participação foi muito proveitosa. Pude compreender melhor o comportamento do mercado e coletar informações estratégicas que podem orientar o desenvolvimento de soluções ainda mais adequadas para os profissionais da área”, avalia Paulo Henrique Siller, gerente comercial da empresa.

Na rodada internacional, realizada no segundo dia de evento, 36 empresas participaram. Em quatro horas, 324 reuniões resultaram em, aproximadamente, R$ 5 milhões em negócios. Essa é uma estimativa, pois como se tratam de exportações o valor pode ser ainda maior daqui a alguns meses.

Morango do “AUmor” e muito mais

A PET South America e a PET VET Expo são reconhecidas pelo público por trazerem novidades e tendências do setor. E se tem algo que não poderia ficar de fora desta edição é o morango do amor na versão animal. Criado pela pet chef de Ribeirão Preto, Catia Stegle, o item chamou a atenção de todos que passaram pelo espaço do Sebrae. “Minha cachorrinha foi minha inspiração. A receita é feita com ingredientes naturais, é hipoalergênica e aprovada por veterinários”, conta a microempresária.

Saindo da área de alimentação, vamos para as casinhas. Mas não é qualquer casinha! Já imaginou se preocupar com a caixa de areia do seu gato apenas a cada 15 dias? Pois é esta a garantia e funcionalidade tecnológica da NewPet. Com a ajuda de inteligência artificial, sensores detectam quando a caixa é usada. Em seguida, os resíduos são separados e descartados automaticamente para um compartimento vedado. A cada uso, um alerta é emitido no celular do responsável.

A casa ainda conta com câmera ao vivo. Isso significa que o tutor pode viajar com tranquilidade e acompanhar tudo de perto. Esse item pode custar até 4 mil reais.

No tocante à PET VET, um equipamento que chamou a atenção dos visitantes foi o Vetus 80, da Mindray. O aparelho também incorpora inteligência artificial para auxiliar veterinários na realização de exames e na detecção precoce de doenças, incluindo câncer. E não só para cães e gatos. Cavalos, bois e outros animais de grande porte podem ser atendidos.

“Gostei por ser um aparelho completo e adaptável aos animais do campo. A resolução da imagem é excelente e as dicas facilitam o manejo”, comenta Deborah Lopes, empresária do setor. O instrumento é comercializado por R$ 16,3 mil.

EcoFish

Quem estreou em São Paulo na PET South America foi a Ecofish, maior feira de aquicultura e ecossistemas aquáticos do país. Em sua 3ª edição, vinda diretamente de Minas Gerais, a atração ocupou um pavilhão exclusivo de 2 mil m² dentro do Distrito Anhembi. Um dos destaques foi a exposição de peixes primitivos, como a lepidosiren paradoxa, mais conhecida como piramboia-xântica, que pode custar até US$ 6 mil, ou em uma conversão simples, quase R$ 32 mil.

O evento ainda contou com uma passarela de espécies exóticas da natureza, como o Mudskipper, peixe originário da África Ocidental capaz de se locomover fora d’água graças às nadadeiras peitorais adaptadas como “pernas”. Entre as atrações estavam também o peixe-leão, a moreia, o peixe Disco da Bacia Amazônica – famoso pela secreção nutritiva oferecida aos filhotes – e os corais da Indonésia, país que abriga a maior diversidade de espécies do planeta.

A feira também deu espaço a artigos voltados ao mergulho e à pesca esportiva. “Foi uma experiência além da nossa expectativa. Além de compartilharmos conhecimento com os visitantes sobre o mundo aquático e a aquicultura, conseguimos atrair o público certo. Todos se encantaram com as espécies exóticas e só vi os corredores lotados”, comemora Monalisa Rodrigues, idealizadora e organizadora da EcoFish Brasil.

Influenciadores e Experiências

Após 12 anos sem participar da feira, a Purina retornou com uma proposta diferente. Em vez de um estande focado em negócios, a marca apostou em um ‘lounge’ voltado a influenciadores. “A ativação foi muito relevante para a visibilidade da marca. Foi um modelo que a gente testou para entender como o evento está se comportando atualmente e, a partir disso, avaliar nossa participação para os próximos anos”, afirma Caroline Valverde, analista de trade marketing da companhia.

Enquanto algumas empresas exploraram novas formas de relacionamento com o público, a feira também manteve espaços já consagrados. Um dos principais foi o Mastergroom Brasil, maior competição de tosa e estética animal do mundo, que novamente atraiu grande atenção dos visitantes. O torneio reuniu cerca de 600 competidores ao longo dos três dias de evento e distribuiu aproximadamente R$ 100 mil em prêmios, entre valores e equipamentos.

No último dia, 20 profissionais especializados em estética animal ainda se voluntariaram para transformar o visual de dez cães resgatados por duas ONGs paulistas. “Mais do que reconhecer talentos, o Mastergroom reforça o papel da estética animal como área de especialização dentro do setor pet e abre portas para novos profissionais se destacarem no mercado”, ressalta William Galharde, presidente do evento.

Conteúdos de alto nível

Ao longo do evento, foram realizados, simultaneamente, vários congressos e palestras que contaram com presenças ilustres. Uma delas a de Marty Becker, famoso consultor veterinário de um programa da rede de TV norte-americana ABC. O profissional participou da programação do PET Comportamento e ressaltou a importância das relações humanas para evitar emoções negativas nos animais, como depressão e ansiedade.

Pela primeira vez, a conferência Petfood Forum desembarcou no Brasil. Foram duas palestras dedicadas à nutrição animal, com foco nas principais tendências da indústria de pet food e nas pesquisas mais atuais sobre formulação, processamento e fabricação de rações e petiscos. É importante lembrar que o segmento de alimentação representa mais da metade do faturamento de todo o setor.

Próxima edição já tem data marcada!

Ao final do encontro, a NürnbergMesse Brasil anunciou que a próxima edição da PET South America e da PET VET Expo acontecerá de 12 a 14 de agosto de 2026, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

“Queremos que as feiras cresçam não só em público, mas também em relevância. A cada edição, buscamos oferecer mais conteúdo de qualidade, oportunidades de negócios e experiências que realmente façam a diferença. O mercado pet brasileiro é um dos mais fortes do mundo, e a feira reflete esse potencial”, conclui Martinez.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pet Conecta Digital, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.